Em 2017 o mercado da terceirização passou por um avanço gigantesco após a aprovação da Nova Lei de Terceirização. Isso aconteceu porque ela passou a permitir a terceirização de qualquer atividade, e para o mercado de TI isso foi um grande avanço em relação as possibilidades de atuação.
Com isso, o cenário de modelos flexíveis no segmento de computação, big data e tecnologias se tornou uma grande oportunidade para profissionais da área, que agora poderiam prestar serviço para diferentes empresas como colaboradores externos.
Isso é muito relevante, principalmente quando a área de TI deixa de focar em manutenção e passa a ser personagem constante como uma ferramenta de inovação para processos internos e entregas. Essa mudança ocorre, principalmente, devido ao avanço de soluções de outsourcing de cloud.
A evolução do papel da TI, menos focada na manutenção e mais voltada à inovação, pode ser constatada pelo avanço das tecnologias que envolvem a nuvem. O outsourcing de cloud coloca computadores de ponta à disposição das corporações, seja lá qual seu segmento de atuação e permite ganhos incriveis em produtividade, monitoramento e segurança das redes.
A facilidade de contratação sob demanda que o modelo de terceirização permite, também é determinante para o sucesso e consolidação dessa modalidade. Nesses casos, a companhia pode pagar apenas pela capacidade utilizada. Esse fator favorece a agilidade estratégica e torna-se um atrativo para quem busca embarcar essa onda positiva do setor.
Aquecidas por esse cenário, empresas especializadas estão compreendendo que a terceirização é uma opção a mais para o empresariado, e pode significar a solução ideal para certos tipos de demanda que se beneficiam diretamente das vantagens que o modelo de contratação entrega. Essa alternativa extra, possibilita às empresas alinhar sua demanda com a forma que o próprio setor de TI opera atualmente.
A fim de entender melhor os desafios da chamada “modernização trabalhista” para os profissionais de TI, e como ela influenciará o seu futuro, é interessante entender como essa mudança afeta os profissionais do setor em si. Dessa fora é possível entender os impactos das mudanças nas rotinas e relações de trabalho.
O que muda na vida dos profissionais de TI com a popularização da terceirização no setor
Dentro deste cenário que acabamos de apresentar, ficou claro que os serviços terceirizados para atividades-fim são tendência no segmento de tecnologia e já encontram respaldo do mercado pelos ganhos que conseguem gerar.
De certa forma, essa é uma maneira de aumentar a cadeia produtiva com mais qualidade, pois ao deixar um serviço que não é do ramo da sua empresa nas mãos de uma terceirizada que entrega o serviço com excelência tende a aumentar consideravelmente a capacidade produtiva de uma empresa.
No entanto, alguns acreditam que a terceirização em TI tende a ser uma relação menos conflituosa. Até pouco tempo, existia uma divergência de interpretação em relação ao que é considerada atividade meio e as chamadas atividades-fim. Esse desentendimento gerava uma infinidade de conflitos.
A nova regulamentação de 2017 veio para reduzir esses conflitos, principalmente nesse segmento que tem essa operação enraizada na prática. A realidade, é que sempre houve terceirização nos departamentos de TI por meio das empresas de outsourcing e as empresas tendem absorver ainda mais esses serviços, já que hoje, a informática é um setor essencial para a produtividade das empresas.
Em alguns ramos mais e outros menos, o incentivo a esse modelo ainda causa longos debates. Nessa nova realidade que o mercado enfrenta, vai variar muito entre as empresas. A terceirização pode não ser bem usada em alguns lugares, que terão melhores resultados trabalhando com empregados CLT ao invés de terceirizados. Mas em outros casos, pode sim aumentar a capacidade produtiva e até mesmo aumentar o leque de produtos oferecidos.
Em suma, já não é mais possível ignorar a necessidade de incluir tecnologia nos processos internos para conquistar competitividade nos setores econômicos e qualquer empresa que deseja se destacar no mercado, precisa estar disposta a se transformar digitalmente.
Se você está querendo transformar digitalmente seu negócio e investir em um setor de TI, a Russel Serviços pode cuidar dessa missão pra você!
Terceirize sua equipe de TI garantindo mais eficiência no setor e mantenha foco NAS outras demandas do seu negócio. Integramos os profissionais à sua empresa em até 48 horas e todo o processo pode ser feito de forma totalmente online. Para saber mais entre em contato através do nosso e-mail: contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS
Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.