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Quando se trata de pesadelos para um estabelecimento gastronômico, sem dúvidas o maior deles está relacionado às mesas vazias ou aos poucos pedidos feitos através do delivery. Porém, os problemas não estão focados apenas na falta de clientes. Há uma situação que pode interferir (e muito!) nos resultados do estabelecimento: o turn over.

Mas afinal, você sabe do que se trata e qual a sua influência para os resultados dos bares e restaurantes? É sobre isso que falaremos aqui nesse post. Confira a seguir!

O que significa turn over?

Turn over refere-se à rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, quando um funcionário é substituído por outro. Essa modificação, quando ocorre repetidas vezes, pode ser bastante prejudicial para o estabelecimento e as suas causas podem ser diversas.  

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Quais são as principais causas do turn over em bares e restaurantes?

As causas do turn over elevado são bastante variáveis, sendo necessário entender a realidade de cada estabelecimento para evitar tal situação. Há algumas que são específicas do setor gastronômico e aquelas que podem ocorrer em qualquer instituição.

Veja abaixo os principais motivos que causam turn over elevado em estabelecimentos gastronômicos:

Empregados mais jovens, maior rotatividade

De acordo com os dados divulgados pela National Restaurant Association, o setor gastronômico é o que mais contrata pessoas da geração Z, conhecida como a geração de pessoas que nasceram entre os meados de 1990 até o início de 2010, e esse é um dos motivos que fazem com que o turn over seja tão alto em grande parte dos estabelecimentos.

Afinal, muitos deles estarão em suas primeiras oportunidades profissionais e podem acabar direcionando os seus objetivos para outros ares em um pequeno intervalo de tempo, o que fará com que eles queiram buscar outras oportunidades para garantir o seu crescimento.

Insatisfação com o setor

Outro motivo que faz com que a taxa de turn over aumente dentro dos estabelecimentos gastronômicos é a insatisfação que os funcionários podem ter com o setor devido ao nível de exigência elevado, pressão contínua e salários baixos.

Para resolver essa questão, é de extrema importância que os estabelecimentos que desejam garantir boa condição de trabalho aos seus colaboradores estejam alinhados com suas expectativas e busquem garantir a sua satisfação.

Leia mais: Saiba o que é o consumidor 4.0 e como adequar o seu restaurante ao perfil desse novo cliente

Como a alta rotatividade de funcionários pode impactar nos resultados do estabelecimento?

No caso de a empresa não conseguir controlar o turn over elevado, ela poderá acabar sofrendo consequências que vão desde o prejuízo financeiro até a baixa produtividade da equipe.  Confira como a alta rotatividade pode impactar os estabelecimentos gastronômicos:

  • O custo da demissão é alto: toda vez que a empresa reincide o contrato com algum funcionário, ela deve pagar os encargos relativos à demissão, fazendo com que a demissão seja uma atitude que gera um custo elevado para a empresa. Além disso, o processo da contratação de um novo funcionário também é complexo, demorado e, para que se tenha sucesso, é necessário fazer um investimento em treinamento e capacitação do novo integrante, gerando novos custos à empresa.
  • Queda na produtividade: quando a equipe sofre alterações e alguns integrantes acabam sendo demitidos, é natural que todos os outros funcionários sintam com a decisão e caiam de rendimento, fazendo com que os resultados satisfatórios do estabelecimento fiquem prejudicados.
  • Impossibilita a fidelização: você já deve ter ido a algum restaurante onde o garçom foi muito receptivo e te deu vontade de voltar até lá só para revê-lo, certo? Com a alta de turn over, a fidelização de clientes através do bom atendimento vai ficando cada vez mais difícil, uma vez que o funcionário não tem tendência a ficar muito tempo na empresa.

Bom, agora que você já sabe do que se trata turn over, é hora de entender como evitar que isso aconteça no seu estabelecimento. Crie uma conexão agradável com seus funcionários e tente sempre buscar feedbacks para entender quais são suas expectativas, necessidades e/ou reclamações.

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Caso você seja colaborador, lembre-se que a troca contínua de empregos pode não ser muito favorável para seu currículo e focar em uma experiência por um prazo maior de tempo poderá te proporcionar mais aprendizados, sendo muito vantajoso.

A via deve ser de mão dupla e encontrar o equilíbrio é o melhor para a saúde do estabelecimento, para a carreira profissional e, antes de mais nada, para a boa relação interpessoal.


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