O que é o Retrofit Hoteleiro ? significa reforma, ou seja, personalizar, ajustar e melhorar os equipamentos de um edifício. No setor de hospitalidade, é como reformar uma acomodação para aumentar o conforto e a longevidade do negócio, preservando o caráter e a história únicos do hotel. Por isso, é importante que a reforma do hotel seja bem planejada para garantir melhorias e não haver reclamações dos hóspedes durante a obra.
Na sequência, o Blog da Russel Serviços separou importantes dicas para auxiliar você no planejamento do retrofit hoteleiro. Confira:
Planejamento do retrofit hoteleiro
O objetivo do retrofit hoteleiro é agregar valor ao seu meio de hospedagem. Por isso, durante a realização dele é interessante incorporar tecnologias e materiais de boa qualidade. Isso exige a elaboração de um planejamento detalhado com prazos, equipamentos, materiais, mão de obra, e também, o investimento financeiro previsto.
Nesse sentido, o primeiro passo é fazer uma avaliação geral de tudo que precisa ser renovado e tudo que necessita ser trocado por algo novo. Ampliações de ambientes e criação de novas áreas também devem entrar no planejamento. Como por exemplo, ampliar a área de lazer para crianças ou implantar uma piscina para atrair mais famílias.
Com a lista de tudo que precisa ser renovado/trocado em mãos, você pode iniciar os orçamentos para estimar o valor total do investimento financeiro necessário. O ideal é usar capital próprio que tenha sido reservado para esse fim, e se necessário, considere a opção de fazer um financiamento, desde que ele caiba no orçamento do seu negócio.
Quando realizar a reforma
Se existe a necessidade de realizar alguma reforma que pode incomodar os hóspedes, o recomendado é que ela seja efetuada na baixa temporada, quando será mais fácil acompanhar as obras e assegurar que tudo corra como planejado.
Além disso, para evitar chateações desnecessárias, não esqueça de manter os hóspedes e funcionários informados diariamente sobre os reparos que estão sendo realizados no hotel. Caso a obra seja de grande proporção, avalie a possibilidade de fechar o hotel por alguns dias. Leve sempre em consideração a experiência do hóspede, pois se a estada dele for ruim, isso pode prejudicar a reputação do seu hotel.
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