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A logística proativa é uma tendência que atende a demanda de mercado e que está relacionada à prevenção de problemas. Portanto, é uma prática que traz muitas vantagens para uma empresa.

Confira agora nosso artigo sobre o que é logística proativa e seus principais benefícios!

O que é logística proativa?

Trata-se do comportamento de previsão e antecipação, alinhada à estratégia e inteligência, para evitar problemas e proporcionar soluções. A logística proativa é aquela que atua com o foco na antecipação e agilidade frente as demandas, necessidades, desafios e oportunidades do mercado, resultando em benefícios ao negócio.

Agir apenas quando o problema aparece é um erro grave que muitas organizações cometem. Dependendo da complexidade do caso, é preciso deslocar funcionários de atividades específicas e reduzir a produtividade de algumas tarefas, o que gera perda de dinheiro e atrasos nas entregas.

Dessa forma, a logística proativa surge para evitar esses prejuízos ao negócio.

Quais são os benefícios?

Agora que você conhece o conceito de logística proativa, conheça alguns benefícios que ela traz:

Redução de gastos

Uma das vantagens da proatividade na logística é a redução de custos em relação à entregas, reentregas e devoluções. Assim, em vez de apenas combinar com o cliente que o pacote será coletado em sua residência, o entregador pode entrar em contato e marcar um horário.

Leia mais: Confira 5 dicas de como reduzir os custos logísticos da sua empresa

Soluções antecipadas e serviço de qualidade

Estar sempre bem preparado e munido de informações permite que as ações a ser tomadas sejam mais eficientes, além é claro da agilidade. Por isso cada etapa de um período é importante tanto para o cliente, quanto para o funcionário da sua empresa.

Quando a equipe está pronta para tomar decisões, a qualidade do serviço se torna indiscutível. Afinal, uma equipe treinada, com alta performance merece ser valorizada, pois são com soluções antecipadas que o retrabalho e os erros são baixíssimos.

Melhora a relação com o cliente

Usar o Atendimento ao Cliente de maneira estratégica é parte importante das táticas da logística proativa. É por meio do atendimento que se pode medir o nível de satisfação do cliente e, usando esse meio para entender as aflições do consumidor, a empresa pode usar a ferramenta de maneira mais espontânea para atender ao consumidor futuro.

Por exemplo, como é um processo longo e com várias etapas, podem acontecer problemas ou atrasos na logística. Por isso, caso algo fora do normal ocorra, a prática proativa fará com que a empresa informe o cliente da ocorrência, da resolução do problema e do novo prazo de entrega antes que ele note a falha.

Consequentemente, essa prática reduz as reclamações e melhora a satisfação geral dos clientes. Isso acontece porque, quando uma empresa resolve um problema antes que o cliente consiga exigir uma solução, a reação dele é de surpresa. Também mostrando que os processos da transportadora estão funcionando como deveriam.

Leia mais: Aprenda como melhorar o relacionamento com o cliente através da logística

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