fbpx

Aqui você vai saber algumas dicas de como não deixar que as chuvas atrapalhem suas construções e cause problemas no seu planejamento e orçamento

Muitos planejamentos de obras são feitos nos mínimos detalhes, mas muitas vezes a chuva fica de fora dos planos. Quem nunca se deparou com esse componente não planejado e acabou jogando por água abaixo – literalmente – o planejamento da obra? Principalmente com as condições climáticas instáveis enfrentadas atualmente, fica ainda mais difícil prever períodos chuvosos ou de estiagem.

Apesar dessa condição atmosférica representar uma série de problemas para uma construção civil, ela traz, também, alguns benefícios. Afinal de contas, ela pode melhorar a umidade de solos secos, além contribuir para a redução da poeira. Mas o excesso de chuva pode resultar em alagamento de áreas que estão com serviços para serem cumpridos, causando, assim, uma saturação do solo e até dificultar a locomoção de equipamentos, máquinas.

Leia mais: Construção Civil: 6 dicas para alugar equipamentos sem dores de cabeça 

Leia Mais: Construção Civil: Saiba como calcular um dia de trabalho no canteiro de obras 

Veja alguns pontos a se considerar para que a chuva não cause problemas no planejamento da obra e, por consequência, deficiências no orçamento:

Análise prévia do período de obra

Em muitas ocasiões, as condições atmosféricas não são contempladas para o cálculo do período de construção. Basta atentar em casos que os cronogramas são iguais para execução de tarefas em períodos mais chuvosos ou secos. É importante que o planejamento da obra contemple o contexto climático em que a obraserá cumprida.

Pesquise dados pluviométricos da região

Use a meteorologia ao seu favor e faça pesquisas prévias em instituições que fazem a previsão do tempo. Além disso, leve em consideração sua própria experiência, faça um levantamento de dados históricos de obras anteriores para estimar o impacto do clima. Uma dica é levantar essa informação também com incorporadoras que executaram serviços na região, para o caso de não ter esse histórico na sua construtora.

Leia Mais: Você sabe o que são as Construtechs? Saiba tudo sobre essa tendência que está transformando a Construção Civil

Identifique quais são os dias praticáveis

Com o histórico em mãos, é possível identificar que existem datas com chuvas que não interferem em nada, uma vez que as atividades são majoritariamente internas. Mas caso haja registro de grandes volumes de água para o período como o da terraplanagem, é importante calcular os dias do mês que serão praticáveis da obra. Desse modo, é possível reduzir os imprevistos e garantir uma maior precisão do período de construção.

Através dessas recomendações, você estará muito mais preparado para evitar que as condições atmosféricas atrapalhem seu planejamento da obra e impactam em novos custos que não estavam previstos no orçamento. Além disso, quando a chuva aparecer, você estará pronto para aproveitar todos os seus benefícios também.


Além do imprevisto gerado pelas chuvas, muitas construções sofrem da falta de funcionários repentinamente. A solução para os seus problemas estão na Russel Serviços, que oferece mão de obra terceirizada altamente qualificada de de forma ágil. O processo é feito completamente online e os profissionais são entregues em 48 horas.

Para fazer um orçamento e para mais informações, mande um e-mail para contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp