Atualmente, os sistemas hoteleiros e a tecnologia se tornaram aliados na gestão estratégica do hotel e os relatórios gerenciais fazem parte de todo esse processo. Isso faz com que as decisões baseadas em “achismos” não se façam presentes.
Todos os dias o hoteleiro toma decisões. Algumas pequenas e outras que envolvem riscos maiores. Sendo assim, contar com os relatórios gerenciais do hotel já não é mais uma opção e sim, algo necessário para o crescimento perene do negócio.
Essa é uma demanda importante e que nos permite clarear algumas questões sobre os relatórios gerenciais hoteleiros. Afinal, esses são artifícios que trazem assertividade, segurança e precisão para o hoteleiro.
Portanto, se você deseja saber mais sobre os relatórios gerenciais, siga até o final da leitura. Neste artigo veremos:
- A importância dos relatórios gerenciais
- Quais são os principais relatórios gerenciais hoteleiros
- Como você pode ter acesso aos relatórios do hotel
A importância dos relatórios gerenciais hoteleiros
Faria pouco sentido trazer à tona o assunto dos relatórios gerenciais hoteleiros sem contextualizar o porquê de termos escolhido esse tema e a importância de tais instrumentos para a gestão estratégica de uma empresa.
Talvez você já tenha escutado uma expressão que ganhou escala nos últimos tempos. Ela se chama data driven.
Data driven, diz respeito a uma empresa, setor ou pessoa que trabalha direcionada pelos dados. Ou seja, pelos relatórios financeiros, contábeis, de recursos humanos e outros.
Sua principal fonte para tomada de decisão são os dados gerados pelos relatórios gerenciais e não as demais fontes empíricas que existem em uma empresa.
Isso porque, a realidade dos gestores hoteleiros é comumente embasada no conhecimento sensorial e na experiência vivida. Com base nessas informações é que ele toma suas decisões mais importantes, como as campanhas de venda e a precificação das diárias.
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No entanto, algo vem mudando e os relatórios gerenciais ganharam seu espaço fazendo jus a sua importância. O hoteleiro que decide os rumos do negócio aliando sua experiência aos relatórios gerenciais, usufrui de diversos benefícios.
Observe:
- Possibilidade de comparar passado, presente e futuro;
- Projeção mais assertiva dos resultados financeiros;
- Análise de diferentes cenários: pessimista, realista e otimista;
- Segurança na tomada de decisão;
- Mudança rápida de rota, caso algo saia fora do planejado;
- Comparação de dados, transformados em informações estratégicas.
Quais são os principais relatórios gerenciais hoteleiros?
Ao entender a importância dos relatórios gerenciais, estamos prontos para analisar quais são os principais relatórios gerenciais hoteleiros.
Vejamos alguns dos mais relevantes:
RELATÓRIO FINANCEIRO
Esse tipo de relatório gerencial deve mostrar as receitas e despesas de determinado período e por categorias financeiras. Ou seja, por meio dele é possível visualizar quais são as categorias com maior impacto no faturamento e na despesa. Tomar decisões com essa informação em mãos é mais seguro e eficiente.
RELATÓRIO CONTÁBIL
Os relatórios contábeis são aqueles gerados pela contabilidade do hotel. Por vezes eles são desconsiderados nas estratégias de crescimento, mas esses são dados extremamente importantes e o seu contador deve esclarecê-los sempre que necessário.
Desta forma, os relatórios contábeis demonstram a saúde financeira do negócio, bem como seu nível de endividamento, seu valor em imobilizado, entre outros. Como exemplo temos a DRE – Demonstração do Resultado do Exercício (um relatório mensal) e o Balanço Patrimonial (relatório anual).
Se um investidor estiver interessado em aportar no seu hotel, esses são os relatórios que ele vai querer conferir.
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RELATÓRIO DE VENDA
Como o próprio nome já diz, esse é um relatório gerencial que mostra uma lista das vendas realizadas em determinado período.
Sendo assim, esse é um relatório que detalha as vendas do hotel, com datas de entrada e saída dos hóspedes, canal de venda, quantidade de diárias, total a receber, total pago e etc.
RELATÓRIO DE OCUPAÇÃO
Diferentemente do relatório de venda, o de ocupação lista informações relevantes sobre o histórico de estadias do meio de hospedagem. É possível visualizar os dados por período, UHs, hóspedes, categorias de UHs e etc.
Importantíssimo para a construção e manutenção das estratégias de venda.
RELATÓRIO DE DEPARTAMENTO DE PESSOAL
O relatório gerencial relacionado ao departamento pessoal, deve demonstrar informações como absenteísmo, rotatividade, banco de horas e etc. Essas são informações consideráveis para o gerenciamento da equipe e para acompanhar a performance dos mesmos.
Como você pode ter acesso aos relatórios gerenciais do hotel?
Os relatórios gerenciais são frutos do uso adequado de um PMS. O sistema para hotel é como um grande guarda-chuva que abrange todas as áreas da empresa, organizando, computando e disponibilizando os números para o hoteleiro.
Sem um sistema para hotel você também consegue elaborar alguns relatórios. Contudo, o uso de planilhas de Excel tem suas limitações e demanda um esforço maior de manutenção e alimentação, comparo do PMS.
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Portanto, a melhor forma de ter acesso aos relatórios gerenciais do hotel se dá por meio da adesão e uso adequado de um PMS.
Diferentes tipos de sistemas oferecem diferentes tipos de relatórios. É preciso que o hoteleiro conheça as opções e escolha aquele que melhor atende a sua necessidade.
O importante aqui é não ficar sem a visão estratégica dos números do seu meio de hospedagem. Visão essa que os relatórios gerenciais vão lhe oferecer.
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