- Home
- Trabalho temporário
- Saiba como mandar bem no seu p ...
Ao contrário do que muitos imaginam, a maioria das empresas não procura alunos que tenham as melhores notas. Pode até levar em conta os resultados acadêmicos, mas eles não querem professores acadêmicos, se desejam profissionais, e para isso as notas não são o principal. A grande maioria das empresas, especialmente empresas maiores com programas de recursos humanos mais desenvolvidos, operam sob o princípio: contratar por habilidades, não por habilidades.
Pacote Office, programas técnicos e inglês são coisas que um bom funcionário ou estagiário pode aprender mais tarde, quando estiver na empresa. Comportamento e competência são coisas muito mais complexas que precisam ser incutidas no funcionário.
Leia também: Lei do Estágio: entenda tudo sobre a regulamentação vigente
Em outras palavras, se houver um candidato altamente qualificado, excelente em Excel, falar inglês fluentemente, mas que não se encaixa no perfil da empresa e em sua cultura ou pode ser um “funcionário problemático”, e estar fora do páreo.
Por outro lado, se tem um candidato que talvez não seja o melhor de todos em relação às habilidades, mas se encaixa bem no perfil da empresa, esse candidato tem mais chances de ser contratado! O processo de seleção de estágio é algo muito além do que o bom senso dita. Por isso, a Russel Serviços preparou algumas dicas para você se preparar e mostrar que é a peça certa que a empresa procura! Vamos lá!
Prepare seu mindset
Mindset quer dizer mentalidade, e acredite: isso influencia no seu desempenho e nos seus resultados. Ao participar de um processo seletivo, a mentalidade precisa estar alinhada com a empresa desejada. Alinhar o seu Mindset para enfrentar o processo seletivo é essencial para ir mais longe e alcançar o resultado desejado: a vaga!
Em uma busca de uma vaga de estagiário dentro de uma grande empresa multinacional, por exemplo, é preciso acreditar que é capaz de trabalhar naquela empresa. Se enviar um currículo, mas ficar com medo de como vai ser o processo seletivo, achar que estagiar ali é muito difícil e que não vai dar conta, já é forte indício de que algo precisa ser mudado. É necessário ajustar a mentalidade.
Autoconhecimento é fundamental
Só será possível ser a “peça” que a empresa procura, se conhecer bem essa peça: ou seja, você mesmo!
Em um processo seletivo é necessário se “vender” como profissional. Mostrar suas competências e habilidades de maneira que o recrutador veja no candidato o perfil de alguém que pode contribuir muito na rotina da empresa, desenvolvendo as atividades e contribuindo para o crescimento da organização. Se autoconhecer profissionalmente não é algo tão fácil. Principalmente para quem está iniciando sua carreira.
Mas, é preciso se fazer um esforço para encontrar seus pontos fortes e fracos. Conhecer esses pontos é fundamental para compreender o profissional que você é e pode se tornar para o mercado e para a empresa.
Leia também: Confira 5 dicas para melhorar sua busca por um estagiário
Conheça bem a empresa para qual está se candidatando
Além de te ajudar a não entrar em frustrações entrando em uma furada, esta análise te ajuda também em um processo seletivo. Nas etapas presenciais, como dinâmicas e entrevistas, mostre que você estudou a organização e está realmente interessado. Creio que uma das principais estratégias para ter sucesso em um processo seletivo é saber conectar as experiências prévias, habilidades e competências, às necessidades da empresa para aquela vaga.
Pense como os recrutadores
Um exercício bem interessante e importante é: pense como o recrutador. O que será que ele quer naquela fase do processo seletivo? O que ele está tentando descobrir e avaliar? Quando você entende o que o recrutador está querendo descobrir em cada uma das fases de um processo seletivo, fica bem mais fácil de você se preparar para aquela etapa, e preparar seu mindset como falado no primeiro tópico. Além disso, de posse dessas informações, se terá uma grande vantagem em relação aos demais candidatos, que estão bem perdidos e sem saber o que fazer.
Leia também: Estágio e Trainee: Saiba qual é a diferença
A Russel Serviços te ajuda em seu período com seu programa de estágio
A Russel está no mercado com uma novidade que pode ajudar a você a encontrar uma nova futura liderança de sua empresa. Após mais de 15 anos de experiência no ramo de terceirização, nós agora também te auxiliamos na contratação de estagiários, jovens aprendizes e trainees.
Basta só entrar em nosso site — a maior plataforma de mão de obra do Brasil — e selecionar uma das três modalidades, preenchendo o formulário na sequência. Em até 48h, te oferecemos opções de profissionais compatíveis com sua empresa, economizando assim com recrutamento e seleção.
Para quem está procurando uma oportunidade, não fique de fora dessa! Lá na Russel Vagas você consegue se cadastrar e nos enviar seu currículo para participar de processos seletivos de várias empresas que buscam ofertar aprendizado, treinamentos e mentorias para seu desenvolvimento profissional. Confira nossos serviços!
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter
RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS
Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.