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Um dos grandes desafio das organizações que estão investindo em colaboradores terceirizados, é traçar a melhor estratégia para gerir esses time de profissionais externos. Isso é um reflexo de um aumento considerável pela procura de serviços terceirizados, que só crescem nos últimos 10 anos.

Para ter uma noção disso, uma pesquisa recente do Plunkett Research estima que há dez anos o mercado global de terceirização já faturava 500 bilhões de dólares. Ou seja, estamos vivendo um grande momento para esta modalidade de negócios e as oportunidade nunca foram tão grandes.

De lá pra cá, muita coisa mudou, mas a terceirização continuou crescendo. E, mesmo sendo uma tarefa complicada achar a melhor maneira de liderar colaboradores externos, a tecnologia simplificou imensamente esse processo. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te deixar atualizado nas tendências de gestão de terceirização para você poder aplicar ai no seu negócio.

Principais características da terceirização

Liderar colaboradores externos realmente não é uma tarefa fácil. É preciso garantir o cumprimento dos contratos, garantir monitoramento dos indicadores de qualidade e reduzir custos, além de fazer a toda gestão de recursos humanos.

Além disso, também é preciso cuidar para que os profissionais estejam motivados e satisfeitos com o trabalho, a fim de garantir produtividade. Como a principal característica do terceirização é os colaboradores trabalharem remotamente, isso tende a dificultar ainda mais a gestão de equipes.

É por isso que é fácil saber quando a empresa escolhida é uma boa gestora de terceirização. Eles irão fazer de tudo para assegurar a manutenção de contratos e farão questão de prestar atenção a fatores como:

  • funcionários alocados na empresa dos clientes – o local de trabalho é a empresa do cliente. Ou seja, quando o colaborador tem algum imprevisto a tendência é que o cliente fique sabendo antes mesmo do gestor.
  • escalas dinâmicas e flexíveis – liderar colaboradores externos de limpeza, segurança, recepção, manutenção, entre tantas outras atividades, realmente nem sempre é uma tarefa simples. É preciso lidar com escalas de trabalho variáveis, registro de ponto, controle de horas extras, etc.
  • rotatividade – como impacta diretamente no relacionamento com os clientes, é preciso ter muita atenção com os índices de turnover (e absenteísmo). Afinal de contas, substituir um colaborador terceirizado exigirá novas capacitações e integração do profissional, isso sem falar nos custos envolvidos.

Outro diferencial para liderar colaboradores externos é usar a tecnologia para conseguir acompanhar a localização física dos profissionais. E, para isso, você pode contar com ferramentas especializadas na gestão de escalas de trabalho e localização.

A questão financeira também precisa estar no radar de quem lidera colaboradores externos, pois também é preciso administrar a parte orçamentária. Além de equilibrar oferta e demanda é fundamental reduzir os custos e otimizar os investimentos. Uma boa métrica para avaliar a sustentabilidade da sua terceirização é avaliar o ROI (Retorno sobre investimento) de cada cliente.

No fim das contas, a terceirização precisa ser rentável para todos os envolvidos para cumprir seu papel e de fato trazer os benefícios que pode proporcionar.

Como superar os desafios de liderar colaboradores externos

A primeira medida que todo gestor que esteja cuidando da terceirização precisa tomar é manter todos os processos organizados. A tecnologia é a melhor aliada para impedir o descumprimento de contratos e acordos de nível de serviço.

Sem o auxílio de ferramentas de apoio se torna muito difícil garantir que o que foi acordado com cada cliente está efetivamente sendo cumprido. Também vale lembrar que ao liderar colaboradores externos é preciso lidar com as particularidades de cada segmento de mercado onde os colaboradores atuam.

Outro aspecto fundamental é acompanhar o cumprimento dos SLAs. Além de garantir a transparência das relações profissionais, você também verifica a qualidade do serviço entregue. Para isso, é imprescindível fazer o monitoramento em tempo real. A vantagem é que agora existem ferramentas específicas para a gestão de colaboradores à distância.

Com softwares especializados é possível saber onde estão os colaboradores neste exato momento e até acompanhar o deslocamento dos profissionais nas dependências da empresa.  

Resumindo, a tecnologia simplifica muito o desafio que é liderar colaboradores externos. Além de acompanhar os índices de assiduidade e monitorar tudo em tempo real, você também passa a ter uma visão mais analítica sobre os terceirizados.

Os indicadores também proporcionam uma análise crítica mais eficiente. Ao confiar nos dados e inovar na sua gestão, é possível otimizar as atividades de forma geral e aprimorar os serviços prestados.

Se você quer contratar a melhor parceira para a terceirização de alguns de seus processos na sua empresa, pode contar com a Russel Serviços para obter o melhor serviço do mercado. Encontre profissionais para todos os segmentos e atividades e implante em menos de 48h para ganhar em agilidade e eficiência. Para mais informações entre em contato através de contato@russelservico.com.br.

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