Graças aos meios digitais e ao uso frenético de dispositivos móveis com GPS, as formas de divulgação evoluíram, trazendo uma série de novas estratégias, entre elas a do marketing local.
Aplicando esse recurso da forma adequada, qualquer empresa – desde as pequenas até as maiores – com foco em atendimentos local pode se beneficiar e alavancar as vendas.
Quer saber como o marketing local pode fazer isso pelo seu hotel? Então continue lendo!
O que é marketing local?
Para definirmos esse conceito, podemos pensar que ele é um conjunto de ações de comunicação que tem como objetivo atingir um público-alvo local, apenas em uma região geográfica específica.
Essa estratégia utiliza dados baseados na rotina dos consumidores, seus hábitos, interesses e horários. Com esse tipo de abordagem fica mais fácil perceber o que o cliente deseja.
Padarias, oficinas, restaurantes e diversos outros negócios já se beneficiam do marketing local e, graças às campanhas online, ações locais estão ganhando cada vez mais força.
Leia mais: Conheça o Turismo de Experiência e as tendências de parcerias na hotelaria
Marketing local na hotelaria
Imagine que o seu hotel esteja localizado no Centro de Florianópolis e logo na esquina, há outro. Por que o futuro hóspede vai se hospedar no seu estabelecimento e não no concorrente? Porque o local que tiver a comunicação mais adequada e que atenda às necessidades dele será o escolhido.
Lembre-se de que as pessoas utilizam o celular o tempo inteiro e todas as informações sobre “locais mais próximos” de onde elas estão certamente irão impactá-las.
O marketing local ajuda a mapear as informações relevantes sobre os clientes e, a partir do momento em que você domina o comportamento das pessoas, poderá compreender melhor o que buscam e, consequentemente, poderá oferecer no seu estabelecimento.
Por que usá-lo?
Utilizar o marketing local no seu estabelecimento traz diversas vantagens, entre elas:
- Mostra quão próximo seu estabelecimento está;
- Destaca o seu negócio perante à concorrência;
- Favorece a fidelização dos clientes;
- Direciona o seu local às pessoas com o perfil adequado;
- Possui custo mais baixo se comparado a ações de alcance nacional.
Como aplicá-lo?
Como mencionamos no início, o uso de mídias tradicionais como panfletagem, outdoor, rádio, tv e jornal ainda são muito utilizados para dar destaque à marca. Apoiar eventos que acontecem na cidade também é uma excelente forma de se promover.
Mas usando o ambiente virtual, as ações de marketing local podem trazer excelentes resultados para que o seu hotel seja localizado rapidamente. Confira algumas dicas para você começar a aplicar essa estratégia no seu estabelecimento.
Leia mais: Conheça ferramentas online para otimizar o tempo de atendimento aos hóspedes
1. SAIBA QUEM SÃO SUAS PERSONAS
Você precisa entender quem é o seu hóspede ideal. Apesar da localização ajudar na segmentação, o ponto crucial é encontrar os detalhes sobre o público: quem é, o que consome, hábitos, idade, preferências etc.
2.TENHA OBJETIVOS DEFINIDOS
Fidelizar clientes? Captar novos leads? Divulgar uma promoção? Onde você deseja chegar aplicando o marketing local? Com o objetivo definido, estabeleça uma meta com prazo determinado para analisar os resultados do trabalho (e do investimento).
3.SAIBA QUAIS FERRAMENTAS IRÁ UTILIZAR
Os recursos para atingir o público são inúmeros, confira em quais você poderá apostar:
- O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite a inserção de inúmeras informações e atividades – tanto do estabelecimento quanto dos clientes – e ajuda a dar mais visibilidade para seu hotel;
- O Google Adwords é a ferramenta também do Google para fazer campanhas de links patrocinados, atingindo o público mais adequado para o seu estabelecimento;
- Apostar em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, otimizando as postagens orgânicas selecionando o público desejado;
- Aplicar estratégias de SEO com palavras-chave e conteúdo para que seu site ganhe destaque e apareça nos primeiros resultados da pesquisa no Google;
- Investir em site e blog responsivos;
- Testar campanhas por SMS por geolocalização;
- Investir em recursos de geomarketing.
Leia mais: Saiba como os relatórios gerenciais hoteleiros facilitam na tomada de decisões importantes
Mas lembre-se: antes de apostar no marketing local, sua equipe de atendimento precisa estar preparada para receber os clientes da melhor maneira. De nada adianta o investimento na estratégia se o hóspede não tiver uma boa experiência no seu hotel!
O marketing local é um excelente aliado para fazer o seu negócio crescer. Agora que você já sabe o poder dessa ferramenta é hora de planejar como você irá aplicá-la aí no seu hotel!
Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS
Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.