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Fuja das dores de cabeça de contratar um funcionário logístico não qualificado. Busque alternativas terceirizadas e saiba como contratar serviços de qualidade
Dos serviços logísticos que interferem na cadeia de suprimentos, a distribuição é um dos mais terceirizados pelas empresas.
Estes dados são indicados pela Direção Geral de Transportes Rodoviários do Ministério do Desenvolvimento da Espanha, relatando 71% na terceirização de serviços de entrega, seguido pelo transporte de curta distância, de menos de 150 km, com 16%.
Comportamento semelhante ocorre em economias emergentes como a nossa, o resultado de empresas estrangeiras que instalaram fábricas de produção em nosso território que necessitam enviar produtos acabados ou peças para seus países de origem. Isso envolve procedimentos aduaneiros ou empresas nacionais com centros de distribuição em diferentes estados.
Essa mudança no panorama da economia e do comércio nacional, que inclui fatores como a volatilidade da taxa de câmbio nos mercados, a intervenção de novas tecnologias de comunicação e as melhorias nos meios de transporte, marcou uma tendência nas empresas para subcontratação de processos que representam atividades pouco efetivas e que contribuem com baixa diferenciação.
Delegar estes processos permite que as empresas concentrem seus esforços em sua missão e núcleo de negócios para alcançar melhores resultados, ouvir e satisfazer os seus clientes, além de aumentar a sua competitividade em seu setor reduzindo custos, responsabilidade prioritária para um diretor de compras em qualquer companhia.
Vantagens da terceirização
Por esta razão, as empresas que buscam crescer e expandir seus mercados estabelecem alianças com prestadores de serviços logísticos que lhes proporcionam grandes vantagens, incluindo:
- Evitar a descapitalização que representaria novas instalações de armazenamento e distribuição em novos mercados.
- Reduzir os riscos, tendo um fornecedor experiente em procedimentos burocráticos e tarifários.
- Minimizar os custos de transporte, armazenamento e distribuição, convertendo custos fixos em variáveis e aproveitando a economia em escala de fornecedores.
- Melhorar a qualidade do serviço ao cliente graças à otimização dos tempos de entrega.
- Aumentar a produtividade simplificando os processos de armazenamento e distribuição.
- Concentrar seus esforços nos objetivos estratégicos do negócio sem as distrações que as operações representariam fora de sua principal atividade produtiva.
- Acessar a mais recente tecnologia aplicada à logística que permite melhor rastreamento das remessas e operação contínua na cadeia de suprimentos.
- Reduzir o impacto ambiental das operações logísticas através da experiência e práticas do prestador de serviços no assunto.
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Como selecionar o melhor proponente
Conhecendo os benefícios dos serviços logísticos terceirizados, é bem natural que um diretor de compras, com o apoio da área de produção, tome a decisão de avançar nessa direção, seguindo esse processo:
- Analisar quais são as necessidades reais da empresa ou, os resultados obtidos e como podem ser melhorados caso tenham uma área de distribuição própria e, então, desenvolver uma lista de objetivos que servem como uma diretriz na pesquisa do fornecedor;
- Detalhar seus requisitos técnicos e operacionais para solicitar cotações de diferentes empresas logísticas que oferecem propostas de solução;
- Avaliar as ofertas feitas pelos fornecedores para determinar quais oferecem os maiores benefícios e os menores custos;
- Elaborar um contrato com o fornecedor no qual os serviços oferecidos serão especificados, o regime de taxa para cada um, a forma como as contingências serão resolvidas e os indicadores-chave de desempenho que servirão para medir e avaliar os resultados obtidos;
- Definir em conjunto com a tecnologia, o sistema de informação que permitirá à empresa monitorar e controlar as operações do fornecedor.
Avaliação de eficiência do serviço logístico
Em linhas gerais, uma empresa que busca produzir bens e serviços que atendam às necessidades e gostos dos clientes, com um preço competitivo e dentro de um prazo razoável, precisa ter um parceiro logístico que proteja seus objetivos estratégicos e apoie-o com as últimas fases da cadeia de fornecimento para oferecer o melhor serviço.
Para avaliar se o provedor escolhido está fazendo a sua parte, é necessário medir o seu nível de eficácia.
Primeiro, é importante rever se as soluções propostas respondem às necessidades de distribuição e aos objetivos globais da empresa. De forma concreta, a empresa precisa avaliar se o fornecedor está fazendo as coisas corretamente.
De um modo geral, este nível de eficiência pode ser conhecido com base no comportamento do nível de serviço do fornecedor de logística para o cliente e pode ser analisado a partir de diferentes pontos de vista.
O nível de serviço oferecido pelo prestador (NSO) com base em suas capacidades tecnológicas, econômicas e organizacionais.
O nível de serviço fornecido (NSP), ou o que o provedor de logística realmente oferece à empresa, em termos de atitude ou comportamento.
O nível de serviço percebido, ou seja, o que a empresa aspira ou deseja receber do fornecedor de logística.
Depois de determinar se os serviços oferecidos estão funcionando de acordo com os indicadores, o serviço esperado e se forneceu uma percepção positiva dos resultados, o ideal é que haja uma relação entre esses níveis de serviço para que a empresa possa avaliar a eficácia de um fornecedor logístico.
No caso de encontrar uma discrepância importante nesses níveis, é hora de voltar a rever o contrato, suas condições, recursos estabelecidos e seus objetivos para empreender ações corretivas em todo o sistema de gestão logística (empresa-fornecedor).
Terceirização de serviços logísticos deve ser uma solução que permite à empresa foco em sua atividade principal, não um elemento que cause conflito.
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