As principais funções do RH são: recrutamento, seleção, orientação, treinamento e avaliação dos funcionários. Da mesma forma, trata da remuneração, das relações trabalhistas, segurança, saúde, questões jurídicas, entre outros aspectos da relação com os funcionários do hotel.
As empresas já entenderam que os colaboradores são os ativos mais importantes de uma organização. No ramo da hospitalidade, ter uma força de trabalho boa, qualificada e bem gerida, com certeza vai impactar em qual hotel é bom e qual é ruim.
Neste post falaremos um pouco sobre como um bom gestor pode trazer melhorias para o hotel, apenas trabalhando os recursos humanos. E isso deve ser feito mesmo se você é uma pequena pousada. Veja.
Entender a capacidade e as dificuldades dos funcionários é prioridade
Seus funcionários permanecem, totalmente aptos para a função que foram contratados? Você acompanha esses indicadores?
Quando um gestor contrata um novo funcionário, com certeza as aptidões daquele candidato são adequadas para a vaga. Só que o mercado muda, as necessidades do hotel mudam e, claro, a dinâmica precisa mudar igualmente.
O RH no setor hoteleiro vai trabalhar exatamente esses pontos. O gestor analisará quais as capacidades de todo o time, mantendo os funcionários sempre dentro das exigências do mercado.
O resultado disso, é um hotel muito mais interativo e competitivo.
Leia mais: Veja 5 cuidados necessários para preservar a roupa de cama do hotel
O RH no setor hoteleiro fornece um planejamento mais eficiente
Através de uma análise de trabalho e planejamento estratégico, o RH no setor hoteleiro consegue fazer projeções mais coerentes para a sua empresa.
Alguns exemplos dessas projeções são:
- investimentos futuros;
- atualizações de mercado;
- necessidades de pessoal (curto e longo prazo);
- campanhas para melhoria do clima da empresa.
Além das projeções, o RH no setor hoteleiro ainda consegue analisar cada um dos resultados para os quesitos acima e muitos outros que surgirem.
As análises são importantes para definir melhor as tarefas e responsabilidades do time, assim como para considerar possíveis promoções, por exemplo.
Menor rotatividade funcional
É preciso considerar a rotatividade de funcionários. Em um índice muito elevado, ela representa que seu quadro de colaboradores não está alinhado com a política do hotel. E isso pode ser algo bom e ruim.
O lado bom é que você pode estar completamente alinhado com boas práticas hoteleiras e eliminará maus funcionários.
No entanto, os casos acima são em menor escala.
O maior problema da rotatividade funcional, é que ela representa uma má qualidade de gestão para o colaborador. Ela pode ser um índice negativo para o seu hotel, na hora de contratar bons talentos.
Portanto, o RH vai conter essa rotatividade e gerar sempre uma boa dinâmica para o funcionário, de forma que crie um senso de pertencimento dele com a empresa.
Leia mais: Saiba como criar a persona do seu hotel
Recrutamento mais assertivo
Recrutar uma pessoa que não se encaixa nas políticas do seu hotel, pode trazer muitos problemas. O RH no setor hoteleiro trará vários métodos são usados ??para atrair candidatos adequados para a sua empresa.
Isso não representa o melhor currículo do setor. Isso representa, as melhores oportunidades para você!
Essa questão vale, principalmente, para hotéis que trabalham com serviços mais específicos.
Por exemplo, os hotéis baby friendly e pet friendly. É preciso, além da estrutura, toda uma equipe com capacitação para a função.
Além disso, quando você contrata um funcionário sem a orientação de um gestor de RH, pode cometer inúmeras falhas.
O gestor consegue identificar falhas de caráter, erros no currículo, algum problema de personalidade e outras questões que podem passar despercebidas por quem não é da área.
Gerar a motivação ideal para seu time
Isso não representa apenas aumento de salário e folgas extras. A motivação, às vezes, vem em palavras. E ela significa muito!
O RH no setor hoteleiro entende que qualquer função em um hotel é mais carregada em algumas épocas do ano.
O gestor saberá exatamente como motivar o time e quando motivá–lo também. Isso faz toda diferença para o bom atendimento.
O RH no setor hoteleiro só beneficia o seu negócio. Considere ter um profissional da área para melhorar ainda mais a sua empresa e, consequentemente, aumentar as vendas.
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