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Além do gestores das equipes, os profissionais de RH também podem trabalhar no processo de integração de novos colaboradores na empresa. Nessa etapa, o recém-contratado está apto para começar na empresa, mas ainda precisa se adaptar e conhecer as principais informações a respeito da sua nova função. 

Pensando nisso, resolvemos separar neste artigo 8 dicas para fazer um plano de integração para novos colaboradores da sua empresa.

Acompanhe!

1. Crie uma ficha de integração na empresa

Para que este processo seja bem executado, o planejamento é essencial! Para isso, crie uma ficha de integração na empresa, ou um checklist, que cite todas as etapas essenciais para um bom plano de onboarding.

Adicione os prazos, detalhes e recursos necessários e determine quem ficará responsável por cada etapa.

Também é possível contar com softwares de onboarding especializados que automatizam boa parte do processo, facilitando a adaptação do colaborador. Opte por ferramentas que ofereçam um período de teste gratuito para garantir que atendem os objetivos da empresa.

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2. Gere expectativa na aprovação do candidato

Comece surpreendendo o profissional na hora de dar a notícia que ele foi selecionado para ocupar a vaga na empresa. Faça uma ligação para informá-lo e envie um e-mail inicial de boas-vindas com algumas informações sobre a instituição.

Esse tipo de ação pode ser complementada com o envio de um kit de boas-vindas para a casa do recém-contratado.

3. Converse com os líderes e colegas de trabalho

Esse é o momento para preparar o líder e colegas de trabalho do novo contratado da empresa. Afinal, o líder precisa estar treinado para acolher o recente integrante do time e os colegas de trabalho também precisam se comprometer em recepcionar bem o recém-chegado.

Esse contato inicial é muito importante para a socialização com o novo integrante e para apresentar o clima organizacional.

4. Organize o primeiro dia

A primeira impressão é a que fica! Então organize para que tudo ocorra bem no primeiro dia de trabalho do colaborador. Não é bacana deixar para criar senha, escolher computador ou procurar material de trabalho no primeiro dia do recém-contratado.

Por isso, providencie tudo antes do primeiro dia para o novo funcionário encontrar um ambiente organizado e preparado para o começo da sua jornada.

5. Faça uma recepção calorosa

Nada pior que se sentir perdido e sem relações afetivas logo no início de um novo trabalho. Então crie um plano para receber o recém-contrato da melhor forma possível. Pode ser um café da manhã com os colegas de trabalho ou um almoço para todos se conhecerem melhor.

Esses simples gestos que valorizam as relações humanas são ótimas formas de tornar bem-vinda a chegada do profissional e fazê-lo sentir parte do time.

6. Apadrinhe os colegas de trabalho

Um integrante do time pode ser escolhido para ser o ‘padrinho’ do novo colaborador no primeiro dia de trabalho. Esse responsável apresentará todo o departamento ao novo integrante, outros setores, espaços da empresa, dicas de restaurantes próximos, entre outras informações que o ajudarão a iniciar essa nova jornada com mais facilidade.

Além disso, é importante que o novo contratado se apresente para os seus colegas, e vice-versa. Cada colaborador pode se apresentar rapidamente e dizer o que faz na empresa.

7. Crie uma agenda com compromissos

A primeira semana do recém-contratado é fundamental para realizar todo o processo de integração na empresa, então crie uma agenda online para o novo colaborador não se sobrecarregar com várias informações, treinamentos e procedimentos de uma única vez.

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Essa agenda serve para organizar as primeiras atividades do funcionário, como reuniões com líderes, com colegas do mesmo setor, profissionais de outros departamentos e clientes, por exemplo. Mantenha um cuidado com o número de reuniões e treinamentos em um mesmo dia para não ‘assustar’ o colaborador.

8. Dê feedbacks e faça avaliações periódicas

Após um determinado período na empresa já é possível pedir feedbacks e avaliações dos recentes contratados. Se preferir algo a curto prazo, então crie formulários de avaliação online para saber a opinião sobre o processo de integração na empresa.

Após determinado período, geralmente 3 meses, uma conversa para saber o feedback do trabalhador é um ótimo momento para entender o que o funcionário pensa a respeito da empresa


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