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novas tecnologias

Sabemos que atualmente as tecnologias é uma grande aliada para uma organização, em todos os setores. Nos recursos humanos não é diferente. A implementação dessas ferramentas é uma das estratégias que visam a otimização do RH, e, consequentemente, o crescimento da empresa.

Dessa forma, investir na tecnologia acaba trazendo muitos benefícios. Entretanto, é preciso atenção para a escolha das ferramentas certas.

7 tecnologias importantes para serem implementadas no setor de RH

1. Utilização de nuvens

Hoje, o RH lida com dados sigilosos e que refletem a competitividade de toda a empresa, como por exemplo as bonificações dos profissionais talentosos e o orçamento total do RH.

Um dos locais mais práticos e seguros para arquivar essas informações é a nuvem. Quando feito da maneira correta, o armazenamento de informações nas nuvens da web (clouds) pode ser ainda mais seguro que outros tipos de provedores, como o pessoal.

A tendência é que, para os próximos anos, essa segurança ganhe reforços. Novos mecanismos de engenharia permitem tornar o acesso mais ágil, acertado e confiável para os gestores.

2. Gamificação

Esse tipo de tecnologia que mistura o uso de games para atividades diferentes, como a seleção de funcionários, segue em alta e deve ser cada vez mais presente no mercado.

A tecnologia permite que diversas etapas sejam gamificadas. O treinamento do time é um bom exemplo. Ainda é possível falar de processos de integração de novos talentos e campanhas de endomarketing. Por isso, o uso de tecnologias e técnicas de games ainda vai crescer bastante.

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3. Integração de mídias sociais

O uso das mídias de maneira integrada pode ajudar bastante no dia a dia das organizações, otimizando a colaboração interna e externa de parceiros.

As mídias sociais podem ajudar, por exemplo, a fortalecer a comunicação interna e manter o time mais bem alinhado. Elas também podem servir de base para o recrutamento de talentos ou para a comunicação com os candidatos promissores.

Não por acaso, muitas redes sociais corporativas – com foco específico nas empresas, como o Workplace do Facebook – estão ganhando força dentro das empresas.

4. Virtualização e globalização

Tais fatores estão modificando completamente o ambiente empresarial, possibilitando o trabalho de colaboradores em locais remotos e expandindo a atuação de funcionários.

Hoje, já não é muito difícil falar em trabalho remoto, equipes multiculturais ou até globais. Muitas empresas, mesmo as pequenas, permitem que seus profissionais atuem de qualquer lugar, como em home office. Nos próximos anos, a expectativa é que essa realidade cresça

5. Rotinas padronizadas de RH

Unidos pela tecnologia, cada vez mais profissionais da área de RH poderão determinar terminologias, métricas, sistemas e técnicas de coleta de dados em todo o mundo.

Métricas como o Turnover ou Return On Investment (ROI) já são monitoradas por boa parte das empresas com RH estratégico. O método de levantamento é o mesmo e, por vezes, o mais comum é contar com tecnologias de automação, o que resulta em mais padronização.

Essa padronização permite que o RH das empresas brasileiras projetem seus dados a nível global e possam fazer o benchmarking de outros mercados, como da China ou EUA.

6. Inteligência Artificial

Não é de hoje que se fala em inteligência artificial (IA). Os softwares estão muito perspicazes e são capazes de realizar grandes feitos, com agilidade e acerto fora do lugar-comum.

Dentro do RH, já existem tecnologias capazes de tirar dúvidas dos candidatos, reconhecer emoções por meio de entrevistas em vídeo, automatizar a triagem de currículos com base em competências previamente definidas, tudo isso sem qualquer interferência humana.

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7. Big Data Analytics

Por fim, é possível falar da democratização dos grandes volumes de dados (Big Data). Existem muitas informações que podem ajudar a construir um RH mais estratégico e acertado.

Nos próximos anos, tecnologias de Big Data permitirão que os gestores façam a mineração de dados, extraiam informações importantes e aprendam para agir de maneira competitiva. Esses dados podem estar dentro ou fora da empresa, desde que contem com veracidade e volume.


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