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habilidades mais procuradas pós-pandemia

Que a pandemia mudou completamente as relações de trabalho já é de conhecimento geral, durante esses últimos dois anos praticamente qualquer empresa e negócio teve que se readaptar as novas práticas estimuladas por uma necessidade de distanciamento social. Isso significou transformações não só na gestão desses profissionais, e agora temos que saber quais são as habilidades mais procuradas pós-pandemia.

A constante mudança dos paradigmas do mercado é, no entanto, um caminho natural que vem do advento de novas tecnologias e práticas no mercado. Porém a pandemia da COVID-19, com certeza, acelerou esta mudança de maneira nunca antes vista. As habilidades que ontem estavam em alta, talvez já não sejam mais tão importantes para o futuro do trabalho.

Por conta disso, pode apostar que as empresas em seus processos seletivos daqui pra frente valorizarão muitas habilidades especificas e estar preparado para para elas é essencial para se sair bem no mercado de trabalho.

Separamos as habilidades mais procuradas pós-pandemia

Comunicação

Em tempos de trabalho remoto e adaptações na forma como as pessoas fazem e gerenciam suas tarefas acontecendo em tempo real, saber se comunicar se torna tão importante quanto as competências técnicas necessárias para cumprir determinada tarefa.

Isso é ainda mais importante quando pensamos em cargos de liderança. Hoje os líderes precisam ser ainda mais comunicativos (sabendo ouvir e compartilhar) para liderar uma equipe que irá trabalhar cada vez mais remotamente.

Priorização

Conseguir entender a diferença entre importante e urgente e saber priorizar tarefas é uma competência crucial ao futuro do trabalho. Os colaboradores serão daqui para frente cada vez mais gestores de si mesmos em relação a conseguir tomar decisões em relação a prioridades de tarefas e prazos.

O profissional que domina esta competência poderá inclusive auxiliar seus colegas a fazer o mesmo e ajudará com o fluxo de trabalho geral. Então leve em consideração ao contratar ou promover pessoas na sua organização, a capacidade de priorização dela.

Adaptabilidade

A adaptabilidade já era uma tendência do mundo do trabalho há tempos, mas a pandemia da COVID-19 tornou esta uma das principais competências hoje. Profissionais que não conseguem se adaptar estão tendo muita dificuldade em acompanhar a velocidade das mudanças do cenário atual.

Por outro lado, aqueles que se adaptam com mais facilidade, são os mais procurados para este novo normal onde a maneira como fazíamos as coisas ontem, pode se tornar obsoleta amanhã.

Iniciativa

Assim como a priorização, a tomada de iniciativa é uma competência para o futuro do trabalho com profissionais mais auto geridos. Foi-se o tempo de líderes que ficavam demandando tarefa por tarefa para seus colaboradores.

Hoje, gestores são mais estratégicos e precisam que seus colaboradores tenham a iniciativa de propor melhorias, ou mesmo começar a realizar algum trabalho que precisa ser feito antes mesmo que seu líder lhe passe o comando.

Integridade

Ter integridade no ambiente de trabalho não é apenas obedecer às normas, valores e regras de conduta e da cultura de onde trabalha – apesar de estas serem condições importantes para qualquer colaborador, independente do cargo.

Também é saber transmitir informações de forma consistente, ser transparente em suas ações e ser honesto sobre riscos e benefícios de qualquer ação, seja tratando com um cliente ou com um colega, superior ou subordinado.

Pensamento Analítico

O pensamento analítico é uma das competências que devem ser sempre levadas em consideração no pós-covid. É a capacidade de detectar problemas, reconhecer as informações importantes, relacionar dados e questionar e traçar estratégias.

Em um cenário de mudanças, é importante que seus colaboradores sejam capazes de enxergar o todo e questionar novos e antigos hábitos de trabalho.

Construção de relacionamento

Saber se relacionar com outros é importantíssimo no cenário pós-covid, isso porque nunca antes a cooperação foi tão necessária. Mesmo com muitas empresas trabalhando remotamente, a necessidade de se comunicar com outras pessoas da empresa aumentou. E um bom relacionamento, seja com fornecedores, colegas ou clientes, facilita muito a colaboração.

Então é importante que seus colaboradores tenham uma boa percepção de si mesmos e dos colegas e sejam capazes de deixar os interesses do grupo prevalecerem sobre os seus próprios.

Empatia

Ter empatia é ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, entender como ele está se sentindo, e como ajudá-lo. Profissionais empáticos criam um ambiente de mais harmonia e colaboração.

Pessoas que conseguem demonstrar atenção e ouvir atentamente o que dizem a elas, pensam antes de falar e buscam estabelecer conexões são extremamente valorizadas no mundo do trabalho, ainda mais em tempos onde a preocupação pelo bem-estar emocional das pessoas se torna uma prioridade das organizações.

Coaching

Aqui coaching não quer dizer necessariamente que o profissional precisa ser ou ter participado de algum treinamento específico, mas sim se relaciona à habilidade de ensinar e aprender.

Colaboradores de todos os níveis têm habilidades e competências diferentes e conhecimentos que podem ser passados adiante. Ter em sua organização pessoas que têm facilidade e vontade de ensinar e aprender vai ajudar você a desenvolver toda a sua força de trabalho.

Resiliência

Por fim, mas não menos importante, a resiliência. Uma palavra que se ouve já há algum tempo no mundo corporativo, ela está relacionada à capacidade de enfrentar adversidades sem se deixar ser afetado de forma negativa.

Obviamente, em um cenário de mudanças relâmpago e cheio de incertezas, os profissionais mais resilientes e flexíveis, que conseguem se manter produtivos mesmo em meio a tudo isso, são cada vez mais procurados.

Conclusões

Ficou claro que algumas novas habilidades serão esperadas dos profissionais nesse mercado de trabalho pós-pandemia elas são as chamadas soft skills e não tem necessariamente a ver com conhecimentos técnicos ou domino de algum programa ou software específico, são muito mais valiosas nas questões das relações humanas e da gestão do próprio tempo.

Algumas delas mostram que será cada vez mais requisitado que o colaborador tenha independência e capacidade de tomar decisões por conta próprias, duas mudanças extremamente ligadas a adoção e popularização de regimes híbridos ou totalmente em Home Office.

Por isso se prepare para desenvolver essas habilidades e procura-las em talentos do mercado nos próximos processos seletivos, vai valer a pena, principalmente a longo prazo.


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