O sucesso de qualquer negócio passa por um bom planejamento, administração eficiente dos ativos e comunicação de ponta a ponta dentro da operação. No segmento de logística não poderia ser diferente.
Uma má gestão dessas estratégias acarreta em falhas. Pensando nessas posturas mais produtivas e que vão ajudá-lo a conduzir melhor os seus processos, falaremos sobre a prevenção de perdas.
Confira sobre a prevenção de perdas na logística e a sua importância para o negócio
O que é a prevenção de perdas na logística?
A prevenção de perdas na logística é formada por uma série de processos e soluções com o objetivo de evitar prejuízos devido a certos acontecimentos. Em outras palavras, é se antecipar a determinadas perdas que possam acontecer com base em um planejamento.
É preciso haver a responsabilização e criação de papéis bem definidos, desde o controle do estoque e a alimentação de entrada e saída de mercadorias, até uma análise detalhada do desempenho desses produtos. Todos esses fatores podem gerar novas ideias de giro e proporcionar oportunidades.
A tecnologia e os softwares de gestão desse processo podem tornar tudo mais rápido e seguro. É possível diminuir o risco de falhas, facilitando a mão de obra e abrindo caminho para evoluir em outros processos.
Entre as perdas na logísticas que podem ser evitadas com uma boa prevenção, temos:
- Problemas com roubos e furtos;
- Má gestão do estoque;
- Geração errada de pedidos;
- Fraude;
- Desperdícios;
- Falhas de procedimentos;
- Entre outros.
Como funciona a prevenção de perdas na logística?
Mapear todo o ciclo de vendas e de manuseio do seu negócio é a primeira etapa para a construção dessa gestão transparente. A partir dessa etapa, você consegue registrar melhor todos os ativos e gerar uma comunicação bem definida de ponta a ponta.
Isso não quer dizer que perdas não acontecerão, afinal há coisas que fogem do controle, de uma maneira geral, como avarias em mercadorias e até mesmo roubos e furtos. Porém, a prevenção de perdas na logística é um grande e determinante passo para você minimizar essas dores.
Qual a importância da prevenção de perdas na logística da sua empresa?
A busca por soluções preventivas é essencial em todos os âmbitos da nossa vida. Afinal, antes de pensar em empresa, cuidamos de nossa saúde para não ficar doente, ou seja, com prevenção.
Por exemplo, contratamos um seguro para o nosso carro para não ter dores de cabeça em caso de algum incidente; quando reunimos estratégias para prevenir perdas dentro de uma empresa, elas se materializam em novas habilidades de gestão para administrar melhor o nosso negócio e todas as outras atividades.
Dessa maneira, a prevenção de perdas na logística vai ajudá-lo a executar de forma eficiente os processos.
Administrar e gerir um grande volume de cargas, com produtos de diversas origens, para muitos destinos, faz com que esse cruzamento de informações pareça quase impossível de se realizar.
Porém, você como empreendedor, do lado das empresas transportadoras ou como motorista independente, precisa investir para responder com qualidade o seu serviço.
Russel Serviços
A Russel Serviços é líder em fornecer profissionais altamente qualificados para diversos segmentos. Nossa abordagem de atendimento é completamente online, garantindo praticidade e agilidade. Comprometemo-nos em entregar o profissional ideal em apenas 48 horas, garantindo uma solução rápida e eficiente para suas necessidades.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS
Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.