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terceirizar no varejo

A essa altura do campeonato, com toda certeza você já deve ter ouvido falar em terceirizar no varejo. Ela está mais em alta do que nunca no mercado e diversas empresas estão investindo pesado neste tipo de solução para solucionar diversas demandas internas extremamente relevantes para as estratégias e competitividade do negócio.

O setor do varejo não ficou para trás e já começa a explorar as grandes vantagens que a terceirização pode oferecer em diversas etapas deste tipo de negócio e é sobre esse conceito e as vantagens que ele oferece às empresas de varejo que falaremos neste artigo.

Conheça o porque das empresas terceirizar o setor de varejo

Como a terceirização se encaixa nas dinâmicas do varejo?

Você já sentiu que executa muitas atividades que não tem ligação direta com o seu negócio, mas que são necessárias para a entrega de valor ao seu cliente? Vamos imaginar que você tenha um e-commerce e ainda tenha que fazer a gestão de TI da sua loja virtual internamente.

Muitos gestores acreditam que desta forma conseguem mais controle e estão economizando, mas essa não é a realidade.

Outro cenário que ajuda a entender essa dinâmica é pensar na seguinte situação: você tem uma loja de material de construção, eletroeletrônicos, ou qualquer outro produto que é vendido em loja física, mas é entregue posteriormente ao cliente. Sua empresa precisa arcar com o custo dos caminhões, manutenção, funcionários, abastecimento, segurança e logística para oferecer esse serviço. Nesse caso saiba que você também pode estar perdendo dinheiro e qualidade de entrega.

Nos dois cenários apresentados acima, a empresa de varejo optou por assumir atividades que, claramente, não são seu core business, ou seja, não são o coração do negócio. E qual é o grande problema em fazer isso?

Ao adicionar funções secundárias aos processos internos da sua empresa você muito provavelmente está perdendo tempo, dinheiro e qualidade de entrega. É para solucionar questões como essas, que o a terceirização foi introduzido na indústria do varejo.

O que é a terceirização?

Quando abordamos a terceirização dentro da realidade do varejo, estamos nos referindo ao repasse de atividades que não são o motivo de existência da empresa – mas que são vitais para a entrega de valor ou cumprimento de obrigações – para outras empresas.

Para te ajudar a entender melhor veja esse exemplo:

Grande parte das empresas de varejo (e de outros setores) terceirizam sua contabilidade porque se trata de um trabalho:

  • extremamente burocrático;
  • que exige conhecimento técnico;
  • necessita de profissionais especializados.

Ou seja, a empresa varejista teria um custo muito alto para manter profissionais de contabilidade dentro de seu espaço e provavelmente não teria uma equipe tão preparada a sua disposição, quanto é possível com a terceirização, correto?

Bom, essa mesma lógica pode ser usada para outras áreas da empresa, que não são a razão de ser do seu negócio. Uma loja de eletrodomésticos, por exemplo, deveria, idealmente, se concentrar em vender eletrodomésticos.

Agora pense, quanto tempo você e sua equipe gastam fazendo qualquer outra coisa que não seja vender? Quanto dinheiro você gasta com atividades que não estão relacionadas a vendas? é por isso que a terceirização é uma tendência tão forte no setor. Ela ajuda a solucionar esses problemas de uma forma muto eficiente e geralmente a troco de um custo bastante acessível.

Se você não está totalmente convencido, preste atenção nessas 6 grandes vantagens que você vai conquistar se investir em terceirização no seu varejo.

6 vantagens da terceirização no varejo

Na cultura empresarial atual, há muita discussão sobre a questão da terceirização. Existem aqueles que acreditam que com a terceirização, os empregos são retirados e há outros que acreditam que a terceirização nas empresas é uma maneira eficiente e econômica de lidar com a gestão de qualidade dos processos necessários aos negócios.

Acreditamos que as vantagens podem ser substanciais – desde economia de custos e ganhos de eficiência até maior vantagem competitiva, mas é claro que a terceirização depende de um controle próximo sobre a função terceirizada e a falta desse fator costuma ser um risco comercial em potencial.

Por isso, você deve considerar cuidadosamente as vantagens e os desafios do outsourcing  antes de decidir terceirizar quaisquer atividades ou operações comerciais. Mas há muitas razões pelas quais, uma empresa varejista pode optar por terceirizar uma determinada tarefa, um trabalho ou um processo. Vamos agora a esses benefícios!

1. Diminuição da necessidade de contratação

Quando você opta por terceirização uma função, você para de remunerar um funcionário interno e passa a pagar a empresa terceirizada. Ela por sua vez, contrata os colaboradores que necessitar para a execução da atividade.

Como empreendedor, empresário ou gestor, você sabe como um único funcionário pesa no controle financeiro de uma empresa, imagine toda uma equipe especializada. Por exemplo, ao invés de contratar profissionais de marketing internos, você pode repassar a função para uma agência especializada.

Como resultado disso, você tem a disposição, profissionais especializados, sem o custo de alocação de uma equipe interna. Além disso, economiza um tempo precioso que seria investido nessa função dentro de empresa.

2. Acesso a mais talentos

Ao contratar um funcionário por conta própria, você só pode ter acesso a um pequeno leque de talentos.

Ao apostar na terceirização de uma atividade você provavelmente encontrará uma empresa especializada cheia desses talentos, afinal, esse é a especialidade dela!

3. Foco aprimorado nas principais atividades empresariais

A terceirização pode liberar sua empresa para se concentrar em seus pontos fortes, permitindo que sua equipe se concentre em suas principais tarefas – como vender – e em sua estratégia – como quanto aumentar de vendas nos próximos meses.

4. Maior eficiência

Escolher uma empresa especializada em um determinado processo ou serviço que você deseja que eles realizem, pode ajudá-lo a aumentar a produtividade e eficiência, geralmente oferecendo produtos e serviço de maior qualidade.

Ao optar pela terceirização de transporte, por exemplo, você contará com profissionais especializados em logística, caminhões preparados para manter seu produto em excelente estado e entregadores capacitados e treinados. Tudo isso, sem precisar desenvolver internamente um processo de treinamento e desenvolvimento desse braço da empresa.

5. Custos controlados e reduzidos

redução de custos obtida pela terceirização pode permitir que você libere capital para investimentos em outras áreas de sua empresa.

6. Maior vantagem competitiva

A terceirização também pode ajudá-lo a alavancar conhecimento e habilidades em toda a sua cadeia de suprimentos

A terceirização também pode tornar seu negócio mais flexível e ágil, capaz de se adaptar às mudanças, condições e desafios do mercado, ao mesmo tempo, em que proporciona redução de custos e melhorias no nível de serviço.

Desafios da terceirização

A compreensão sobre o que é e como funciona a terceirização não está ligada apenas às vantagens que sua empresa pode aproveitar, mas também a desafios relacionados à entrega de controle direto sobre uma função ou processo de seu negócio, para terceiros.

É muito importante que se você decidiu por realmente investir em terceirização esteja preparado para enfrentar obstáculos como: :

  1. a qualidade na prestação de serviços pode ficar abaixo da expectativa;
  2. falta de flexibilidade: o contrato pode ser muito rígido para acomodar mudanças que aconteçam em seu negócio;
  3. dificuldades de gestão: mudanças drásticas na cultura organizacional ou nas políticas da empresa terceirizada podem levar ao atrito com seu negócio;
  4. instabilidade: a empresa terceirizada pode desistir do negócio mesmo que isso leve ao pagamento de multa.

Agora que você compreende mais profundamente o que é outsourcing e como ele pode impactar seus negócios, talvez seja a hora de buscar por empresas que possam trabalhar junto com a sua. Cada uma com sua especialidade, oferecendo alto valor ao seu cliente e ampliando os resultados de ambos os negócios.


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