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Por ser um dos principais pontos para o sucesso no negócio, a logÃstica necessita de um gerenciamento adequado para que a empresa saia na frente dos concorrentes. Para isso, se faz necessário um planejamento orçamentário logÃstico eficaz.
O planejamento orçamentário é importante para que o departamento logÃstico funcione com organização financeira para suprir todas as suas atividades, garantindo controle sobre as despesas, equilÃbrio das contas, redução de custos e previsibilidade do futuro, preparando a companhia para qualquer imprevisto, além de diversas outras vantagens.
Por ser um dos pilares da gestão orçamentária, é fundamental que você saiba fazê-lo da forma correta.
9 dicas que preparamos para você saber fazer um planejamento orçamentário logÃstico
1. Estabeleça os nÃveis de planejamento
O planejamento orçamentário deve ser dividido de 3 formas:
- estratégico: possibilita a análise completa do negócio no longo prazo. Inclui, por exemplo, receitas, despesas gerais, projeções para o segmento etc. Nesse caso, é importante levar em consideração a Demonstração de Resultados do ExercÃcio (DRE);
- tático: fornece a observação individual de cada área da instituição para avaliar os custos, investimentos e metas de médio prazo. Nesse nÃvel, a avaliação foca na logÃstica;
- operacional: a projeção de prazo imediato considera o que deve ser realizado nessa hora para o controle do orçamento. Com a averiguação dos planejamentos anteriores, é possÃvel avaliar a possibilidade de diminuir os estoques, cortar gastos, entre outros. Tem foco na rotina do dia a dia.
2. Defina o orçamento do departamento
No nÃvel tático é que o orçamento para cada setor da empresa é elaborado, inclusive a logÃstica.
É importante se atentar para não tratar esse segmento como uma despesa, mas sim avaliar o retorno sobre o investimento que é concedido por meio dele.
3. Separe receitas e despesas
Essa é a finalidade do orçamento, pois é preciso saber a quantia de dinheiro que está disponÃvel, o valor que desejar ter, a quantidade que já foi gasta e o montante que deve gastar.
Dessa forma, é possÃvel identificar a previsão de receitas e despesas de forma precisa, evitando eventualidades.
4. Implemente um bom controle de estoque
Com um planejamento voltado para o controle de estoque, o objetivo é a redução do fornecimento de materiais, recebimentos de produtos de boa qualidade, diminuição dos estoques, ter uma previsão da demanda e outros.
Quando o estoque é gerado de maneira inteligente, é possÃvel planejar os suprimentos necessários, além de criar novas fontes fornecimento, compras e seus controles.
5. Dê atenção para as embalagens
Uma logÃstica eficaz preza pelo armazenamento e as embalagens em que os produtos ficarão acondicionados. Afinal, nenhum consumidor gosta de receber sua mercadoria em uma embalagem danificada, aberta ou inadequada.
Por isso, antes é preciso testar as embalagens utilizadas pela companhia em condições extremas para impedir avarias, perdas ou devoluções.
6. Crie uma boa polÃtica de prazos
É preciso ter atenção ao cumprimento dos prazos. Por este motivo, é necessário criar uma polÃtica em que os prazos passados aos clientes em relação a uma data de entrega, tenham uma margem de segurança para eventuais imprevistos que possam surgir.
É primordial optar por um tempo em que a empresa realmente conseguirá cumprir. Isso gerará uma boa reputação e a confiança dos clientes na marca.
7. Escolha bem os parceiros
Uma boa parte das organizações optam por contratar empresas terceirizadas para fazer suas entregas. Isso é muito importante, já que o responsável pela venda, também responde por problemas que acontecem por parte do seu fornecedor, por exemplo, atraso na entrega.
As alternativas mais usadas são os Correios ou transportadoras privadas. Compare os preços, pois como o frete é por conta do comprador, oferecer um valor mais baixo pode ser um diferencial que estimulará o cliente a fazer a compra.
Quanto mais opções, melhor. Pode ser entrega na loja fÃsica, PAC, Sedex etc.
8. Elabore uma cultura organizacional
A movimentação de recursos fÃsicos e financeiros deve ter monitoramento por intermédio de processos internos desburocratizados.
Os funcionários também devem entender a importância deles e da prestação de contas. O ideal é contar com uma supervisão nesse setor e, assim, evitar desequilÃbrios entre o orçamento previsto e o real.
9. Automatize os processos
Aqui o planejamento orçamentário de logÃstica está pronto, contudo, é importante acompanhar os resultados, o que pode ser demorado caso a tarefa não seja automatizada.
Uma excelente alternativa é contar com o auxÃlio de um software de gestão financeira, que ofereça uma visão completa sobre a logÃstica, estoque, entre outros.
Assim, consegue delegar a parte burocrática para o sistema e focar em procedimentos intelectuais.
Como diminuir os custos e otimizar as operações por meio do planejamento?
Os custos com embalagens, transporte, estoque, entre outros interferem nos gastos com logÃstica. Por isso, é preciso a adoção de estratégias para reduzir esses custos. Veja algumas delas.
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Elimine brechas da cadeia de suprimentos
As redes de supply chain devem ser avaliadas para que a companhia identifique problemas e os solucione de forma efetiva.
Isso pode ser feito por meio da separação correta de documentos usados no processo de importação e exportação e elaboração de cronogramas.
Estipule metas
Quando o assunto é custo logÃstico, tudo se inicia com a estipulação de metas. Ao definir onde o negócio quer chegar, fica mais simples projetar os recursos que a gestão de logÃstica direcionará para auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos.
Faça uma gestão de estoques
O estoque envolve custos com espaço, aquisição, manutenção e outros. Por isso, é preciso fazer um cálculo do giro de estoque e avaliar qual ferramenta de gerenciamento de estoque melhor atende à s necessidades da instituição, auxiliando na redução dos custos logÃsticos.
Analise os indicadores de desempenho
Esses indicadores são métricas que ajudam nas tomadas de decisão. Na logÃstica, tê-los como termômetros auxiliará na identificação de problemas operacionais que estejam elevando os custos logÃsticos, possibilitando a definição daqueles que podem ser cortados.
Entre os principais indicadores estão:
- custo médio por viagem;
- consumo de combustÃvel por Km rodado;
- gasto com manutenções preventivas e corretivas;
- sinistros;
- Ãndice de multas;
- depreciação de veÃculos.
Aperfeiçoe o arquivamento de documentos
Esse aperfeiçoamento pode ser feito por meio da automatização. Isso evita erros ao realizar a entrada manual de informações, tornando a tarefa mais eficiente e permitindo o desembaraço de mercadorias nas fronteiras, resultando na redução do total de funcionários voltados para as operações logÃsticas e aumentando a produtividade do time.
Otimize o monitoramento do processo de compras
Por meio da implementação de processo de confirmação e rastreio de pedidos, geração de remessas e gerenciamento de documentos, é possÃvel diminuir o tempo de cada ciclo e os gastos das operações de supply chain.
Por meio do planejamento orçamentário de logÃstica, é possÃvel administrar o setor com eficácia, fornecendo todos os recursos adequados para seu funcionamento.
Contudo, para que isso ocorra, é necessário que ele seja feito com base em informações precisas e confiáveis. Para isso, uma boa alternativa é contar com um sistema especÃfico que integre os dados e otimize os processos de logÃstica.
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