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Há algum tempo, o setor de Tecnologia da Informação deixou de ser um luxo para as empresas e passou a ser uma área extremamente necessária para as tomadas de decisões acertadas e que contribui com as estratégias do negócio.

Mas, para que esse departamento funcione corretamente, é necessário investir em recursos e elaborar orçamentos para otimização dos custos.

Por esse motivo, trouxemos neste artigo 5 para você otimizar o setor de TI da sua empresa. Confira!

1. Levantamento de dados

É preciso fazer um levantamento detalhado de todas as necessidades do departamento de TI como: principais dificuldades, ferramentas necessárias, equipamentos que são pouco usados, estimativa de crescimento da empresa e mudanças na tecnologia.

Ter em mãos uma lista com tudo que o setor precisa evita gastos desnecessários. Além disso, é importante estar atento às novas legislações como a LGPD, que afetam diretamente essa área com mudanças tecnológicas e operacionais.

Leia mais: Confira algumas dicas para se manter atualizado sobre a área de TI

2. Planejamento de gastos

Esse passo possibilita que a empresa seja capaz de programar os investimentos, garantir eficiência no uso de recursos e avaliar possíveis riscos. Isso exige conhecimento profundo de todos os gastos setoriais e empresariais voltados à área de TI como: gastos com consultoria, com suporte de hardware e software, com rede de dados e pagamentos de terceiros.

Esses custos podem variar bastante, pois os valores dependem do ramo em que a empresa atua e de sua dinâmica interna. Mesmo assim, é possível categorizá-lo de acordo com a função de cada gasto.

Leia também: Conheça 5 vantagens do planejamento estratégico de TI para a sua empresa

3. Controle e avaliação do desempenho

Esse ponto é essencial. É importante para o bom andamento dos negócios verificar se o cronograma e todas as ações estão sendo realizadas conforme foi planejado, uma vez que pode haver mudança nas orientações caso as atitudes não estiverem sendo tomadas.

Pode ser que haja a necessidade de novas aquisições de computadores, tablets, smartphones e outras ferramentas. Se isso for preciso, a compra deve ser feita o quanto antes para não atrasar a entrega dos produtos ou serviços ofertados pela empresa. Por isso, o controle rigoroso do setor de TI dever ser seguido sempre.

4. Elaboração de checklist completa

Essa dica é primordial para conseguir a otimização do setor de TI. Portanto, siga a lista de itens que foi previamente estabelecida para se certificar da realização de todas as etapas ou fases e se foram cumpridas de acordo com o que havia sido programado.

5. Terceirização de profissionais

A terceirização de profissionais de TI pode ser uma ótima opção para o seu negócio. Além de otimizar a produção, a redução de gastos também é um benefício dessa prática, já que o contratante não lida com processos seletivos e outras burocracias que exigem recursos financeiros.

Leia mais: Terceirização em TI: Saiba tudo sobre este modelo de contratação e suas vantagens


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