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Em tempos de baixa temporada, um dos principais desafios de muitos gestores é reduzir ociosidade logística. Uma tarefa nada fácil, mas extremamente necessária, pois uma frota parada pode representar um prejuízo que não estava no orçamento inicial.

Porém, se em “períodos normais” a ociosidade já se mostra um desafio, durante períodos atípicos como uma pandemia da qual só agora estamos nos recuperando, a situação pode ser ainda mais grave. Com as restrições impostas pelo problema sanitário, o risco de os veículos ficarem inoperantes por longo período só aumenta.

Mas então, o que fazer para reduzir a ociosidade logística? E como evitar maiores prejuízos independentemente de problemas externos? Para ajudar você a solucionar essas questões, preparamos este post com dicas valiosas para evitar uma frota parada e improdutiva.

Boa leitura!

A importância de driblar a ociosidade da frota

A ociosidade da frota é um problema que assombra praticamente qualquer transportadora. A situação exige análise e reparação imediatas ou pode interferir diretamente na rentabilidade do negócio.

Pensando em mostrar possibilidades capazes de atenuá-la ou eliminá-la por completo, preparamos algumas dicas que consideramos essenciais para contornar esse problema, fique atento e anote todas para quando estiver enfrentrando essa situação!

1. Pratique uma gestão eficiente

Pode parecer óbvio, mas, como primeiro passo, sugerimos que você investigue quais são as principais causas que geram a ociosidade da frota. Quando a raiz do problema é descoberta, fica muito mais fácil tomar atitudes acertadas para a resolução.

As rotas são bem planejadas? No processo de trabalho, há o momento de gerenciar viagens, de forma que os caminhões sempre transportem cargas (ida e volta de cada trecho)? Você tem investido nos segmentos variados de cargas? Há divulgação (marketing) da transportadora?

Sugerimos que reflita sobre essas e outras questões e tome nota de tudo para que uma decisão realista possa ser tomada.

Com a análise em mãos, bem como o conhecimento dos pontos fortes e de melhoria do negócio, é hora de aprimorar a gestão. Tente atacar as questões que apresentem falhas para corrigi-las. Por vezes, nem será necessário muito investimento. Apenas com atitudes estratégicas é possível melhorar, significativamente, o seu faturamento. 

2. Reflita sobre o que o mercado demanda

Se quiser reduzir a ociosidade da frota, faça pesquisas a fim de entender a real demanda do mercado. Descubra qual o tipo de carga, e as respectivas exigências dela, está em alta. Feito isso, analise se a sua transportadora é capaz de atender ao serviço. 

Talvez seja preciso fazer alguns ajustes como treinamento de motoristas e adequações no veículo. Se o seu estudo apontar para um futuro promissor, não hesite em fazer o investimento. Lembre-se que a solicitação de capital de giro é uma alternativa viável ao seu negócio. 

Veículo parado significa prejuízo. Portanto, o ideal é conseguir trabalhos contínuos para colocá-los em movimento. Sugerimos que a empresa tenha uma rotina de manutenção periódica e, no caso de condições precárias, o caminhão seja vendido. Dessa forma, ele não representará algo que apenas ocupa espaço.

3. Aposte em rotas estratégicas

Esteja um passo à frente em cada trabalho. Imagine que a sua transportadora fechou a entrega entre dois estados (RJ X SP) e você ainda não tem o serviço para o retorno dos caminhões. Então, dedique um tempo em busca de clientes. 

Mesmo que seja necessário manter o veículo parado por um curto espaço de tempo, tente aproveitar a rota em sua totalidade (ida e volta). Procurar parceiros, eles são sempre uma ótima solução para a sua busca alcançar bons resultados.

Durante as viagens, que tal explorar os benefícios da tecnologia para combater a ociosidade da frota? Os roteirizadores são sistemas que otimizam seu trabalho ao informar condições de rodovias, sinalização e pedágios. A dica é aproveitar as rotas mais estratégicas e rentáveis em seu trajeto.

4. Firme parcerias valiosas para reduzir a ociosidade da frota

Logtechs são importantes parcerias a todas as transportadoras que desejam combater a ociosidade da frota. Já existem no mercado empresas especializadas capazes de conectar o seu negócio aos melhores embarcadores de todo o país.

Essas parcerias podem ser o cartão de acesso a muito mais oportunidades, conectando a sua empresa à rotina de fretes que você mais se encaixa na sua demanda e rotina de produção diária. Dá para fortalecer a relação com clientes favoritos, aproveitar as vantagens dos recursos tecnológicos de última geração, receber suporte quando necessário e, ainda, alavancar o empreendimento com o capital de giro oferecido.

Opte pela terceirização para reduzir ociosidade logística

Todas as dicas apresentadas são importantes e, certamente, ajudarão você a reduzir ociosidade logística. Mas, ao optar pela terceirização e não por frota própria, você passa a ter menor preocupação em relação à ociosidade da frota.

Isso porque a maior parte dos pontos abordados se torna responsabilidade da transportadora terceirizada. É o fim das dores de cabeça para a sua empresa, por exemplo, com manutenção, investimento em ferramentas para os veículos, contratação de mão de obra, combustível etc.

Ou seja, a terceirização é a maneira mais inteligente de reduzir ociosidade logística. E isso sem colocar em risco a qualidade do serviço. Na verdade, com as coletas e entregas sendo feitas por uma transportadora profissional a tendência é de crescimento produtivo.

Enfim, reduzir ociosidade logística deve sempre ser um ponto de alerta para qualquer empresa. Porém, com as medidas corretas, ela não precisa ser o seu maior foco. Deixe que uma transportadora parceira se preocupe com a frota de veículo e concentre-se em aperfeiçoar os resultados do seu negócio durante o ano todo.


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