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o que é logística digital

A logística foi sem dúvidas um dos setores mais afetados pela pandemia. Praticamente todos os processos precisarem ser adequados durante esse período e transformações profundas tiveram que ser implementadas as pressas para sustentar a demanda crescente de comprar online, fruto do distanciamento social. Esse período de dificuldades mostrou que a logística precisa mudar e deve mais do que nunca buscar mais flexibilidade e agilidade. O melhor método de se conquistar isso com certeza é através da tecnologia, o que criou uma nova forma de gerir a cadeia logística: a logística digital. 

Esse conteúdo tem o objetivo de te ajudar a entender esse novo panorama para o setor e como você pode implementá-lo no seu negócio. Então pega a caneta e o papel e anote essas dicas!

O cenário atual da logística

As tendências em logística do pós-pandemia estão mostrando claramente que não da mais para separa-la da tecnologia. Um levantamento feito pela McKinsey,em maio de 202 nos ajuda a entender os gaps profundos observados em logística atualmente: 

  • 85% das organizações sofreram com tecnologias digitais ineficientes 
  • 75% tiveram problemas com produção e distribuição 
  • 73% tiveram problemas na sua base de fornecedores 
  • 48% experimentaram atrasos na tomada de decisão em virtude do home office

Para além da constatação de que, apesar do enorme potencial, a tecnologia ainda está longe de permear as cadeias logísticas atuais de forma concreta e as empresas que investem nisso se mostram pioneiras no mercado.

Vejamos como os entrevistados pretendem responder a esses desafios e pavimentar o caminho para inovações: 

  • 90% planejam aumentar suas skills em logística digital 
  • 93% buscarão aumento de resiliência por meio de ações como fontes duplas de matérias-primas, maiores estoques de produtos críticos, aumento da base de fornecedores e regionalização de cadeias de suprimentos 
  • 54% mudarão o planejamento logístico por meio de analytics, centralização de tomada de decisões e aceleração do ciclo S&OP. 

Depois dessa introdução, a pergunta que fica é: como viabilizar tais planos? É o que veremos a seguir. Não sem antes nos aprofundarmos melhor no tipo de abordagem que o momento exige. 

O setor de logística está uma fase de transformação

Um aspecto que chama a atenção dos analistas é que, quando se trata de repensar a logística em termos digitais, não estamos falando de fazer apenas ajustes temporários. Todas as respostas para os desafios citados acima requerem uma abordagem disruptiva, não simplesmente incremental. O momento é de transformação e de mudança profunda. 

Realizar transformações em todo negócio, nunca acorre naturalmente e sem esforço e estratégia. É uma processo que não acontece do dia para a noite e envolve pessoas, processos e ferramentas que só ocorre com a eliminação dos vários obstáculos a mudanças que os envolvem. 

Além disso, se num mundo pré-pandemia, as organizações poderiam empreender com uma margem de erro maior, hoje essa margem está mais limitada. 

Mas as organizações parecem estar dispostas a fazer isso. Fato esse corroborado na mesma pesquisa da McKinsey. O cenário de investimentos em logística está em pleno crescimento: apenas 11% dos entrevistados afirmaram ter restrições de orçamento para a transformação digital da logística, o que indica a urgência em dominar esses novos processos.

3 recomendações para começar a implementar uma logística digital

1. Adotar um mindset digital 

A transformação digital começa pela transformação comportamental, acima da tecnológica.  Nesse caso, precisa haver um reconhecimento e uma vontade de investir tempo, energia e dinheiro nisso, porque a mudança para uma logística digital exigirá engajamento em todos os níveis organizacionais. 

Nunca é fácil abandonar hábitos adquiridos e consolidados pela prática, mesmo que a mudança seja vendida como melhor. Fatores como resistência e desmotivação se transformam em baixa adesão ou sub uso de ferramentas, por exemplo. Isso também se evidencia pela queda de rendimento que acompanha toda a transformação. 

Para criar esse mindset digital, será fundamental desenvolver skills técnicas e comportamentais, como metodologias ágeis, bem como trabalhar a partir das necessidades setoriais, para conectar pessoas e ideias a projetos.

2. Mapear a cadeia de valor logística 

Você não obterá todos os benefícios da transformação digital na logística se tiver processos ruins. A pandemia escancarou muitos problemas em logística, os quais vão além dos problemas comuns.  

Gerenciar gaps e riscos antes de que eles virem problemas reais requerer o conhecimento detalhado sobre as dores dos clientes, sobre as conexões de seus fornecedores, assim como suas vulnerabilidades em planejamento, fornecedores, sistemas de transporte, financeiro e habilidades, independentemente de elas serem inerentes a seu segmento ou causada por decisões. 

Para entender onde quebrar o ciclo e adotar uma nova abordagem em processos, ter a visão coordenada da estrutura de ponta a ponta da cadeia de valor em logística vai ajudar. 

3. Identificar oportunidades de digitalização e automação   

Falamos acima de entendimento sobre o fluxo de valor ao longo de toda a cadeia logística. Agora, você deverá pensar em redesenho e otimização.  Nesta fase, você poderá optar por sistemas de integração das operações, do setor de compras à entrega, facilitando a comunicação, desburocratizando processos, diminuindo erros e melhorando o lead time

Ademais, com os dados provenientes do monitoramento em tempo real, problemas e oportunidades serão diagnosticados. 

Incorporação de IoT, robotização, bem como de analytics, são só alguns exemplos de como proporcionar visibilidade das operações em tempo real ajudará a organização a reagir rapidamente quando necessário, mas também a identificar oportunidades. 

Logística digital: pavimente o caminho da transformação

Falamos sobre como começar a transformação para uma logística digital, mas a grande lição que fica é que a simples introdução de tecnologias novas, sem as esperadas mudanças em cultura, gestão e operações, não proporcionam os benefícios esperados.  

Em última instância, não há uma fórmula que garanta sucesso e mesmo que você atinja alta performance o gerenciamento contínua. Por isso, nada como finalizar este artigo com um de nossos cases. 


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