fbpx

Afinal, o que é endomarketing?

Endomarketing, ou marketing interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Nestas ações estão inclusas campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.

Leia mais: Saiba as diferenças entre trade marketing e trade marketing digital

No Brasil, o termo foi utilizado pela primeira vez em 1975 por Saul Bekin, especialista e pioneiro do assunto no Brasil. Gerente da empresa Johnson & Johnson na época, Bekin percebeu que era necessário desenvolver uma integração maior entre os seus funcionários.

Desde então, ele tem sido explorado e executado por várias empresas que buscam se posicionar melhor no mercado. O endomarketing não se trata apenas de criar uma comunicação com os colaboradores, mas em envolvê-los em estratégias e ações voltadas para alcançar resultados.

Quando bem elaborado, o marketing interno pode trazer resultados grandiosos para uma corporação, além de torná-la referência no mercado pela sua boa reputação entre os colaboradores.

Leia mais: Conheça os termos mais utilizados nas áreas de marketing e vendas

Como funciona?

Trabalhar o endomarketing nas empresas pode parecer uma tarefa árdua, especialmente quando ainda acreditam que o marketing é apenas uma estratégia que deve ser executada apenas externamente.

Muitas empresas que já entendem a importância dos seus colaboradores conseguem criar uma comunicação efetiva e um ambiente de trabalho mais participativo. Porém, para que o endomarketing seja executado da melhor forma, é fundamental que o time de marketing esteja alinhado com o setor de RH.

Como o RH é um setor estratégico, que está sempre em contato com os colaboradores, fica mais fácil entender quais são os principais desafios a serem enfrentados. Dessa forma, esses dois times precisam dialogar para traçar estratégias reais e encontrar soluções para os problemas encontrados.

Leia mais: Veja dicas de como aplicar o trade marketing digital no e-commerce

Qual a diferença entre comunicação interna e endomarketing?

A Comunicação Interna envolve basicamente processos de informação. Ou seja, ela é utilizada para transmitir informações de uma organização por canais internos ou de lideranças para colaboradores. Assim, a equipe recebe as informações transmitidas pelos canais oficiais e tomam atitudes alinhadas com a organização.

Já no âmbito do endomarketing, nos referimos ao incentivo e a interação entre colaboradores e empresa. Dessa forma, esse termo não se refere apenas às formas como os colaboradores vão receber uma informação, mas sim sobre as ações desenvolvidas para criar um relacionamento com esses profissionais, gerindo a equipe de maneira mais assertiva. Além do mais, o endomarketing está mais acentuado a ações a longo prazo, já a Comunicação Interna atua de forma imediata.


Russel Serviços possui os melhores profissionais para varejo através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp