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Muitas organizações não sabem, mas o Apoio Administrativo exerce papel fundamental no dia a dia de processos essenciais para funcionamento da operação. Sua função está essencialmente em executar serviços de suporte em setores que estiverem sobrecarregados.

Seja por meio de digitação de dados, atendimento ao público interno e externo ou demais tarefas que lhe forem atribuídas pelo superior imediato, um bom apoio administrativo é capaz de desafogar diversas etapas da sua cadeia de produção é definitivamente é um serviço fundamental, uma vez que auxilia a empresa a se concentrar na sua atividade principal.

Para organizações visando a contratação de serviços de apoio administrativo, a melhor solução é buscar uma empresa especializada em terceirização de serviços, pois elas tem o know how e a expertise necessárias para implantar este tipo de serviço da melhor forma possível graças a um vasto conhecimento do mercado.

Além disso, é importante que a empresa também ofereça serviços que tenham como característica alguns diferenciais, como, por exemplo, acesso a substituição do funcionário em razão de faltas ou licença médica. Essas garantias significam evitar uma redução no quadro de funcionários e não deixar que a atividade seja prejudicada.

A seguir vamos te explica porque vale a pena terceirizar o departamento de apoio administrativo e qual a melhor forma de fazer isso. Pegue o papel e caneta e anote!

Por que terceirizar o apoio administrativo?

Contar com um serviço de apoio administrativo terceirizado é uma grande vantagem para qualquer empresa que busca otimizar o tempo e melhorar a sua organização interna. Isso porque, os auxiliares de apoio administrativo ficarão responsáveis por realizar os serviços de suporte aos setores, tornando a execução das tarefas mais eficiente e possibilitado um menor desperdício de recursos.

Além disso, ao terceirizar uma equipe de  apoio administrativo, a organização não precisa se preocupar com recrutamento, seleção e controle de pessoal, tampouco se preocupar com demissões e litígios trabalhistas.

Essas questões são amparadas pela Pesquisa Global de Terceirização feita em 2016 pela Deloitte e que já mostrava que 59% das empresas disseram a época, que a terceirização reduziu os seus custos. Agora, esta busca por serviços terceirizados está ainda maior e o acesso a esse tipo de serviço se tornou ainda mais fácil.

No entanto, investir em terceirização é mais do que apenas um exercício de economia. A terceirização também melhora o desempenho dos negócios.

Segundo a mesma pesquisa, 57% dos entrevistados disseram que, com a terceirização, eles conseguiram se concentrar mais em seus negócios principais. Já 31% terceirizaram para melhorar a qualidade do serviço, enquanto que 17% usaram a terceirização como uma maneira de promover mudanças na empresa.

Portanto, quando uma empresa terceiriza o apoio administrativo, além de reduzir os custos, ela conquista:

  • profissionais mais experientes e qualificados,
  • equipe uniformizada e padronizada
  • colaboradores com postura e posicionamento profissional.
  • garantia de ter o posto sempre preenchido
  • profissionais com experiência nas mais altas tecnologias da informação
  • e o apoio supervisionado pela empresa terceirizadora

Porque você deveria terceirizar o apoio administrativo?

A organização que optar por terceirizar profissionais de apoio administrativo, certamente perceberá com rapidez que a escolha foi bastante vantajosa, em virtude do gestor perceber a curto prazo, a redução nos custos com processos seletivos, contratação de profissionais e obrigações trabalhistas. Então, o primeiro grande benefício é uma economia imediata de recursos.

Dessa forma, será possível abrir outros caminhos na organização, como crescimento das demais áreas, atualização de funcionários, oportunidades de crescimento financeiro, ou seja, os empresários terão várias opções de expansão. Na verdade, a terceirização abre um leque de investimentos e de melhorias internas e por isso suas vantagens longo prazo são tão relevantes.

Vale dizer que paralelo à expansão e progresso da organização, a terceirização ainda permite redução de processos burocráticos de contratação, uma vez que não será mais necessário lidar com documentos e todos os trâmites necessários à contratação.

Além disso, a organização se assegura e fica tranquila, no momento do recrutamento e seleção, a contratação de profissionais qualificados para realizar os serviços de apoio administrativo. Isso porque a responsabilidade por treinamentos e capacitações de profissionais, deixando-os prontos para o trabalho, não é da organização e, sim, da empresa terceirizada.

Por esses motivos é que as organizações, que recorrem à terceirização, normalmente apresentam serviços mais eficientes, ágeis e garantem uma equipe segura e tranquila.

O que pode ser terceirizado?

Serviços como os de recepção, portaria, profissionais de Recursos Humanos, Contadores e, até mesmo profissionais que prestam assistência jurídica, podem ser terceirizados.

Mas quais outros profissionais que podem também ser terceirizados?

Para responder a essa questão, segue o quadro  que, de acordo com Ministério da Economia, com “Portaria de número 443/2018, estabelece os serviços que serão preferencialmente objeto de execução indireta mediante contratação, ou seja, serviços terceirizados.”

Tal normativo regulamenta o art. 2º do Decreto nº 9.507/2018 e aplica-se às contratações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional, às empresas públicas e às sociedades de economia mista controladas pela União.

São eles:

  • Alimentação;
  • Armazenamento;
  • Atividades técnicas auxiliares de arquivo e biblioteconomia;
  • Atividades técnicas auxiliares de laboratório;
  • Carregamento e descarregamento de materiais e equipamentos;
  • Comunicação social, incluindo jornalismo, publicidade, relações públicas e cerimonial, diagramação, design gráfico, webdesign, edição, editoração e atividades afins;
  • Conservação e jardinagem;
  • Copeiragem;
  • Cultivo, extração ou exploração rural, agrícola ou agropecuária;
  • Elaboração de projetos de arquitetura e engenharia e acompanhamento de execução de obras;
  • Geomensuração;
  • Georreferenciamento;
  • Instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, incluindo os de captação, tratamento e transmissão de áudio, vídeo e imagens;
  • Limpeza;
  • Manutenção de prédios e instalações, incluindo montagem, desmontagem, manutenção, recuperação e pequenas produções de bens móveis;
  • Mensageria;
  • Monitoria de atividades de visitação e de interação com público em parques, museus e demais órgãos e entidades da Administração Pública Federal;
  • Recepção, incluindo recepcionistas com habilidade de se comunicar na Linguagem Brasileira de Sinais – Libras;
  • Reprografia, plotagem, digitalização e atividades afins;
  • Secretariado, incluindo o secretariado executivo;
  • Segurança, vigilância patrimonial e brigada de incêndio;
  • Serviços de escritório e atividades auxiliares de apoio à gestão de documentação, incluindo manuseio, digitação ou digitalização de documentos e a tramitação de processos em meios físicos ou eletrônicos (sistemas de protocolo eletrônico);
  • Serviços de tecnologia da informação e prestação de serviços de informação;
  • Teleatendimento;
  • Telecomunicações;
  • Tradução, inclusive tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Degravação;
  • Transportes;
  • Tratamento de animais;
  • Visitação domiciliar e comunitária para execução de atividades relacionadas a programas e projetos públicos, em áreas urbanas ou rurais;
  • Monitoria de inclusão e acessibilidade; e
  • Certificação de produtos e serviços, respeitado o contido no art. 3º, §2º do Decreto 9.507, de 2018.

A Russel Serviços é uma das empresas líder em terceirização de serviços e mão de obra do país e está mais do que preparado para te ajudar a terceirizar seu apoio administrativo fornecendo profissionais altamente qualificados para as mais variadas atividades internas da sua organização.

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