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Contratar o transporte de cargas para exportação e importação exige atenção de vários fatores que influenciam a escolha das melhores condições para o frete rodoviário. Um dos mais importantes é o volume da carga. Dependendo do volume, você precisará escolher entre o transporte LTL e FTL.

Mas você sabe o que significam essas siglas e como são essas modalidades de transporte na prática? Pois é nesse texto que você tirará essas dúvidas assim como v ai descobrir outras dicas super legais a respeito desse tema para facilitar as suas decisões.

Fique com a gente e boa leitura!

Entendendo as siglas

Antes de irmos mais a fundo em cada uma das duas modalidades de transporte de carga, é interessante entender o que significam as siglas e qual a origem para esses termos.

Saiba então, que LTL e FTL são siglas que vêm do inglês. LTL corresponde a Less than Truckload, ou seja, o frete não ocupa a capacidade total do veículo. Enquanto isso, FTL corresponde a Full Truckload, ou seja, o frete ocupa a capacidade total do veículo.

Agora vamos entender melhor cada uma delas.

Desvendando o LTL

Esse tipo de transporte se baseia no fato de que o volume da carga despachada não foi suficiente para completar a capacidade do caminhão. A modalidade também é conhecida como carga fracionada ou consolidada. 

Então, para tornar viável este estilo de transporte, o espaço do veículo passa a ser dividido entre as cargas fracionadas de outros embarcadores. Como resultado, a transportadora assumirá a responsabilidade de agrupar todas as mercadorias a fim de aproveitar, ao máximo, a capacidade disponível.

Lojas e pequenas distribuidoras tendem a se beneficiar muito com essa alternativa de transporte. Afinal, pense em como pode ser vantajoso dividir o custo com demais interessados em aproveitar a mesma rota. Também não há um valor definido de peso e volume que limita a entrega no endereço desejado. Com a LTL, qualquer carga chegará ao destino necessário.

Quando falamos nos pontos negativos, temos que considerar que o tempo de entrega é superior ao FTL. O cronograma da transportadora determinará a rota mais eficiente, considerando todas as empresas que fracionaram o volume da carga. Outra desvantagem é o aumento do risco de danos e perdas, uma vez que os materiais são mais manipulados no trajeto com um número maior de paradas.

Desvendando o FTL

Ao contrário do LTL, o FTL representa as situações em que o volume da carga foi suficiente para ocupar todo o volume do transporte. Como já dito, a sigla vem do termo full truckload. No entanto, cabe ressaltar que existe a possibilidade (mas não é comum) de aplicar o FTL mesmo quando a carga não ocupa todo o volume do transporte. Nesse caso, é necessário contratar um transporte dedicado. Assim, não haverá compartilhamento do espaço com nenhum item de outro embarcador. 

Grandes empresas com alta demanda de transporte costumam fechar contratos FTL com transportadoras por períodos determinados. Negócios que envolvem grãos em geral são um público recorrente desta modalidade. 

Como vantagens, destacam-se a negociação por valores mais baixos pelo serviço e a garantia dos produtos — menor número de avarias. Por conta da carga ser única, o tempo de transporte também é mais curto. Não há necessidade de tantas paradas e nem do manejo do material. Consequentemente, o risco de perdas e danos é menor que o LTL.

Em termos de desvantagem apresenta-se a impossibilidade de dividir os custos da entrega com outras empresas ao assumir a responsabilidade pela capacidade total do veículo. Além disso, é preciso fornecer um endereço de entrega único, o que inviabiliza a distribuição para vários clientes.

Algumas transportadoras combinam as duas alternativas (FTL e LTL) a fim de otimizar o trabalho. Para isso, elas viajam com a carga completa até o depósito com veículos pequenos e, de lá, utilizam o sistema LTL reunindo o material. É outra possibilidade interessante.

Como contratar transporte LTL ou FTL?

A contratação da modalidade LTL ou FTL fica a critério do próprio responsável pelo frete, exportador ou importador, conforme seja CIF ou FOB. A preferência deve ser informada ao agente de carga ou à transportadora, desde o momento da cotação.

É uma boa ideia pedir que a transportadora faça a cotação das duas alternativas, tanto LTL quanto FTL, informando as datas previstas de embarque e desembarque da carga em cada caso. Assim, você terá informações para decidir qual delas é a melhor opção para a sua necessidade.


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