Oferecer um frete justo é fundamental para conseguir estimular as vendas na loja e aumentar o faturamento da empresa, no entanto, para garantir um retorno financeiro é preciso saber chegar a um equilíbrio entre esse custo do frete e o custo operacional do transporte.
Não adianta para uma loja online deixar de cobrar frete dos seus clientes se isso vai gerar um grande impacto financeiro para o negócio e no fim acabar por não conseguir se pagar. Pesquisas recentes apontam que os custos totais com transporte são o fruto das maiores despesas no setor, com o valor total gasto em logística sendo, em média, responsável por 58,1% dos custos logísticos.
No entanto, os gastos com fretes de uma loja online são um obstáculo ainda maior para a maioria dos lojistas, e nesses casos podem chegar a representar representar até 65,9% das despesas logísticas de um negócio. Por isso, é importante fazer uma gestão inteligente do orçamento dedicado a essas atividades e entender a melhor forma de resolver esse tipo de obstáculo.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender esse cenário e te mostrar formas de combater o desperdício de recursos nessa etapa do seu varejo. Acompanhe!
A importância de custos de transporte conscientes
Tornar o custo do transporte menor é uma meta que todo empresário que lida com o e-commerce deseja atingir. Se isso acontecer, sem perder a qualidade nas entregas, os lucros ficam maiores, levando o negócio a outro nível. Mas o que você tem feito para alcançar esse objetivo?
Antes de aplicar qualquer estratégia para reduzir os custos do frete é preciso fazer um levantamento dos gastos mensais com o serviço e conhecer a fundo as demandas internas do e-commerce. Ferramentas de gestão de transporte e monitoramento de frete podem ajudar muito nessa etapa de coleta de informações.
Além de identificar os custos operacionais, por meio dessas soluções é possível conhecer a localização geográfica dos clientes. Isso acaba facilitando o mapeamento das rotas e, consequentemente, serve de base para planejar ações mais eficientes para otimizar o transporte das encomendas. Os softwares também permitem verificar quais são os serviços mais utilizados pelos consumidores: as transportadoras mais usadas; preferência por frete expresso ou convencional; entre outros.
Com esses dados, será possível fazer os cortes necessários para diminuir o valor do frete, reajustar metas e tomar decisões mais assertivas, sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados.
Agora, se a loja virtual estiver na fase inicial ou se o orçamento estiver curto para investir em soluções mais completas de gestão e monitoramento, o ideal é começar com ferramentas mais simples, como o uso de planilhas para controlar os gastos com o frete. Independente do tamanho do e-commerce, conhecer o histórico de fretes é fundamental para um bom planejamento logístico e para manter o fluxo de vendas constante.
Como diminuir os gastos com transporte na prática
Deu pra entender o peso dos custos de transporte no orçamento final, mas por incrível que pareça, pequenas atitudes podem te ajudar – e muito- a superar essas dificuldades e separamos aqui as principais delas para você colocar em prática.
1. Apostar em drop off points
Caso o seu e-commerce necessite de um número reduzido de entregas diárias, os drop off points são excelentes alternativas. Esses “pontos de coleta”, na tradução livre, surgiram para atender aos empreendedores de pequeno porte que desejam diminuir o custo do transporte. A partir de valores acessíveis, é possível contar com parceiros confiáveis para levar o seu produto até o cliente.
A lógica do serviço é muito simples. Basta deixar as encomendas em locais credenciados, exclusivamente comerciais. Lá, transportadoras coletam as mercadorias, com outras reunidas, e ficam responsáveis pela entrega. Com isso, a prática torna-se vantajosa para todos, uma vez que o volume de itens agrupados nos pontos específicos otimiza o trabalho. Poupa-se tempo e dinheiro.
2. Contar com pick up points
Da mesma forma que os drop off points, os pick up points constituem oportunidades valiosas a você, embarcador. Nesses pontos de retirada (tradução do termo), o foco é diminuir as taxas de insucesso nas entregas. Problemas com endereço errado ou ausência do destinatário, por exemplo, são prontamente resolvidos.
Também é necessário apostar nos comércios credenciados como apoio. Porém, em vez de os pedidos saírem desses locais, eles são os destinos. Nesse caso, cabe ao consumidor buscar a encomenda no ponto escolhido. A prática traz mais economia e agilidade tanto para você quanto para o transportador.
A vantagem se estende ao comprador que pode ficar tranquilo sobre ter alguém para receber a encomenda. Ele vai buscar quando puder e onde quiser — perto do trabalho ou no caminho percorrido diariamente, por exemplo.
3. Incluir modificações in flight
No contexto da redução do custo no transporte, a modificação in flight tem a ver com “alterações durante o processo de entrega”. Além de servir para tornar o serviço mais eficiente, a medida atende à demanda crescente de consumidores cada dia mais exigentes. Ela consiste em emitir informações em tempo real relacionadas ao processo de entrega, permitindo que o cliente troque o dia, o horário e o endereço de recebimento dos pedidos.
Isso vai de encontro com uma realidade onde cada vez mais pessoas preferem contar com o conforto proporcionado pelo serviço. Afinal, nem sempre é possível garantir a disponibilidade para a entrega. Como resultado, a alternativa garante o sucesso no recebimento, evitando prejuízos.
4. Terceirizar o transporte
Entre as ações que impactam o custo do transporte, a terceirização é a mais importante. Firmar uma parceria com uma empresa confiável, segura e especializada, garantirá muito mais que economia para a sua empresa. Entre os benefícios alcançados, podemos destacar a flexibilidade da operação, já que haverá maior abrangência nas áreas de atendimento e veículos compatíveis ao volume da carga, evitando ociosidade.
A confiabilidade do serviço também cresce. Afinal, a terceirizada tem expertise no transporte, domínio de procedimentos de segurança, rotina de manutenção, planejamento de rotas dinâmicas, rastreabilidade e estrutura de atendimento ao cliente totalmente adequada.
Para conquistar todos os benefícios da terceirização é preciso encontrar as melhores parcerias para o seu negócio e, com certeza, a Russel Serviços é a melhor delas.
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