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As transações comerciais sempre estiveram presente na sociedade, há séculos. Como aliada delas, a logística é uma ferramenta importante e imprescindível para a manter tudo funcionando perfeitamente e organização em geral. Neste segmento é necessário que haja planejamento, foco nos processos e até uma atenção especial na escolha das parcerias.

Neste conteúdo iremos comentar sobre mais sobre os processos logísticos portuários e qual a sua importância. Confira!

O que é a logística portuária?

A logística portuária compreende as transações ligadas ao movimento de cargas — seja no transporte, carregamento e descarregamento das embarcações; seja na gestão marítima, entre outros processos.

É considerada uma das mais complexas atividades do nosso país, visto que as instituições responsáveis e os órgãos regulamentadores são altamente exigentes e solicitam a discriminação de muitos dados, o que acaba refletindo no prazo de entrega e no custo das mercadorias.

Qual a sua importância?

A maioria das transações que ocorrem nos portos brasileiros são relacionadas às atividades de comércio exterior. Ou seja, importação e exportação de produtos e insumos voltados à produção. Sendo assim, a logística portuária tem papel fundamental no crescimento da economia do Brasil em nível internacional.

Seus processos estão diretamente ligados ao desenvolvimento econômico da nação e exigem o envolvimento e trabalho de variados níveis operacionais e administrativos.

A movimentação nos portos é o que garante que haja importações e exportações pela via marítima. Atualmente, cerca de 13% das cargas brasileiras são transportadas dessa forma, de acordo com o relatório do Plano Nacional de Logística de Transportes (PNLT) — portanto, um número bastante expressivo.

Os principais portos do país são os do Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Itajaí (SC). Esses locais realizam uma intensa troca comercial, principalmente com a Índia, a China e outros países asiáticos.

O que é preciso para que ela aconteça?

A estrutura da logística portuária é dividida em três: complexo fixo, administração e operação. O complexo fixo se refere às instalações, o que inclui os terminais portuários, os equipamentos, instalações e maquinário.

A administração corresponde à gestão dos portos, órgãos responsáveis e regulamentação dessa atividade. Por fim, mas não menos importante, a operação é representada por todos os trabalhadores no mercado offshore.

Enquanto a primeira e a segunda estruturas estão relacionadas com a burocracia da logística, a última é a parte em que as empresas mais têm autonomia. Por exemplo: para contratar um colaborador, cada organização tem seus próprios critérios. Para garantir que tudo saia como o esperado, é necessário que o planejamento seja bastante rigoroso nesse setor. Somente assim a execução de todas as atividades dará certo.

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