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Os aeroportos são locais que recebem milhares de pessoas diariamente. Justamente por isso, eles devem estar sempre limpos para causar uma boa impressão e oferecer momentos agradáveis para seus funcionários e visitantes. Mas, como o local tem funcionamento ininterrupto, as equipes responsáveis por sua higienização precisam traçar um planejamento ágil e assertivo. Afinal, o fluxo de usuários é muito grande e muitas urgências podem surgir durante o dia.

Neste conteúdo abordaremos 4 dicas para que a limpeza deste local seja impecável e assertiva. Confira!

1. Tenha um planejamento estratégico

Antes de tudo, é importante traçar um planejamento estratégico para iniciar a limpeza de uma estrutura com a magnitude de um aeroporto. São ambientes complexos, com intenso deslocamento de pessoas e, sendo assim, contratar empresas especializadas nesse tipo de serviço é a escolha mais acertada.

A execução das atividades de limpeza em aeroportos, segundo especialistas, deve ser realizada a partir de níveis de prioridades e contar com um cronograma que não afete as operações diárias do aeroporto. 

O ideal é separar equipes responsáveis por ambientes, mobiliários, tipos de pisos, bem como mecanismos (escadas e esteiras rolantes), com o objetivo de alcançar o melhor resultado nas rotinas de higienização.

2. Sinalize os ambientes durante a limpeza em aeroportos

Com um cronograma estabelecido, é preferível que as equipes priorizem horários de menor circulação para executar os serviços de limpeza. Quando há um planejamento assertivo para esse tipo de procedimento em um lugar tão movimentado quanto um aeroporto, a execução do serviço é mais tranquila.

Contudo, pode haver a necessidade da realização das tarefas no decorrer do horário de pico. Para otimizar os processos, as equipes responsáveis devem utilizar sinalizações adequadas nas áreas a serem higienizadas.

O uso de placas sinalizadoras, no caso de piso molhado, por exemplo, é essencial nesse processo. A sinalização deve ser retirada somente após a superfície estar completamente seca. 

Outra dica para aprimorar a limpeza em horários de maior movimento é fechar metade ou um terço da área a ser higienizada, redirecionando o fluxo de pessoas.

3. Atenção prioritária aos banheiros

Banheiros de aeroportos devem ser prioridades em relação à limpeza tanto quanto áreas de maior contato, como corrimões, balcões, maçanetas, botões de elevadores, além das mesas das praças de alimentação.

Banheiros públicos possuem alta circulação de pessoas diariamente, no entanto, quando falamos de banheiros em aeroportos, esse fluxo pode ser ainda mais intenso. Por isso, esse é um local que requer uma atenção especial das equipes.

Para executar um serviço impecável, é importante destacar que, nessas áreas onde há um grande potencial de transmissão de vírus e bactérias, a limpeza precisará ser realizada frequentemente durante o dia.

Sendo assim, a higienização mais pesada deverá ser reforçada com manutenções no decorrer do dia, ou seja, desinfetar constantemente locais mais críticos, como vasos sanitários, maçanetas e pias, além do reforço no abastecimento de papel higiênico, papel toalha e álcool em gel.

Nesse sentido, para garantir uma limpeza duradoura e impecável, invista no uso de produtos específicos para esse tipo de área. Os produtos utilizados devem proporcionar um ambiente saudável com odor agradável ao público que frequenta este local.

Definitivamente, essas três dicas são o ponto de partida para que a limpeza em aeroportos seja exemplar. Sem dúvidas, seguindo esse guia rápido, o serviço de equipes especializadas nesse setor será eficiente e preciso.

4. Contrate uma empresa terceirizada

Além de seguir as três dicas que você leu anteriormente, contratar os serviços de profissionais especializados também é um diferencial na limpeza em aeroportos. 

Entre os principais benefícios para essa decisão, podemos citar:

  • Aumento da qualidade dos serviços de limpeza;
  • Garantia de profissionais treinados e capacitados para o trabalho;
  • Não precisar se preocupar com faltas ou indisponibilidade de pessoal, já que a empresa terceirizada é responsável pela reposição;
  • Otimização de tempo e custos com contratação de profissionais;
  • Redução de custos com fornecimento de produtos e equipamentos;
  • Flexibilidade do serviço, ou seja, dependendo do contrato, é possível contar com uma equipe maior ou menor de acordo com a necessidade da empresa contratante;
  • A empresa pode se concentrar no core business com a garantia de que a manutenção do espaço está sendo feita da maneira adequada.

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