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Os indicadores de desempenho são de extrema importância na construção civil. Pois trata-se de um dos setores mais competitivos que existem e sofre com as instabilidades do mercado, com desafios de gestão enormes para os empreendedores.
Nesse sentido, os indicadores de desempenho são ferramentas essenciais para avaliação do andamento dos processos empresariais, do seu alinhamento com as metas definidas no planejamento estratégico. E para apontar possíveis mudanças de rumo que sejam necessárias, com a devida urgência.
Então, é a análise de desempenho, medindo, quantificando, comparando resultados, em espaços determinados de tempo, que vai apontar onde a organização está se saindo melhor e como pode se destacar da concorrência.
Ao mesmo tempo, os indicadores apontam os gargalos, os pontos fora da curva, que comprometem a produtividade, a eficiência e a competitividade da construtora ou incorporadora.
Quem quer se estabelecer precisa conhecer indicadores desempenho construção civil
Tipos de indicadores de desempenho:
Indicadores estratégicos
- Informam o quanto a organização se encontra alinhada na direção da sua visão de negócio.
- Refletem o seu desempenho em relação aos fatores mais críticos para o êxito.
Indicadores de produtividade e eficiência
- Medem a proporção de recursos consumidos com relação às saídas dos processos.
- Devem andar lado a lado com os indicadores de qualidade.
Indicadores de qualidade (eficácia)
- Focam as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço;
- Medem como o produto ou serviço é percebido pelos usuários e a capacidade do processo em atender os requisitos desses usuários.
Indicadores de capacidade
- Medem a capacidade de resposta de um processo através da relação entre saídas produzidas por unidade de tempo.
Usos dos indicadores de desempenho
Todos os indicadores que forem adotados na sua organização precisam ser quantificáveis, confiáveis e medidos de maneira contínua.
Dessa maneira, adotados com critério e persistência, você vai ter um leque considerável de usos para eles, a fim de que se tornem realmente úteis para alcançar seus objetivos.
Você pode ver alguns exemplos bem práticos da utilização dos indicadores:
- No planejamento estratégico – para ajudar a definir com clareza a missão e os objetivos da sua empresa, a curto, médio e longo prazo.
- Na montagem dos orçamentos – como auxiliar na alocação mais eficiente dos recursos disponíveis.
- Na avaliação dos resultados – para medir o que realmente foi alcançado em relação aos objetivos traçados no seu planejamento.
- No trabalho de marketing e relações públicas – ajudam a comunicar eficientemente o valor da sua organização para o mercado.
- Na gestão da qualidade – servem para medir a satisfação dos clientes e avaliar a suas capacidade de melhorá-la.
Dificuldades de implementação dos indicadores
Apesar de ninguém contestar sua importância, a implementação dos indicadores de performance na construção civil ainda está longe da realidade de muitas empresas, inclusive grandes construtoras.
As decisões dos gestores são muito mais baseadas na intuição e no senso comum do que em dados objetivos, com todos os riscos que isso implica.
As principais barreiras para a implementação dos indicadores de desempenho:
- A resistência das pessoas para a coleta, processamento e análise dos dados dos indicadores e também a sua inclusão na rotina organizacional;
- O uso de um único indicador, o que dificulta a identificação de problemas e não estimula a visão sistêmica;
- O excesso de indicadores, o que dificulta o entendimento do que deve ser analisado e gasta demasiado recursos;
- O uso de medidas orientadas ao passado ocasiona desmotivação das pessoas com o processo de medição;
- Tempo demasiado entre coleta e análise dos dados;
- A centralização do processo de medição e o comportamento gerencial para tomada de decisão, que não favorecem o uso dos indicadores.
Por isso, os indicadores devem ter como características recomendáveis, entre outras, a sua simplicidade, para que sejam de fácil compreensão, e o baixo custo, de preferência.
Também precisam ser acessíveis, de fácil obtenção, estar bem documentados e fornecer informações realmente relevantes, que permitam a análise e a tomada de decisão com segurança pelos gestores.
Principais indicadores de desempenho
Bem, você já deve estar achando que chegou a hora de vermos logo exemplos práticos de indicadores, que possa adotar na sua organização e ter em mãos uma grande ferramenta de gestão.
Vamos a eles então, aos principais indicadores de desempenho, aqueles que podem fazer uma grande diferença no sucesso dos seus negócios.
Retorno sobre o investimento (ROI)
O gestor pode usar como referência de indicador de desempenho financeiro o retorno sobre o investimento (ROI), que significa a relação entre o lucro líquido e o custo do investimento resultante da aplicação de recursos.
Como medida de desempenho, o ROI, é usado para avaliar a eficiência de um investimento ou para comparar a eficiência de vários investimentos diferentes.
Para calcular o ROI, subtrai-se o ganho alcançado pelo investimento inicial.
Depois, esse resultado é dividido pelo investimento inicial.
ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial.
Esse resultado ajuda a planejar os próximos empreendimentos, definindo o que é necessário investir, cortar, ajustar orçamentos, para garantir um ROI mais favorável.
Fluxo de caixa
Outro indicador financeiro fundamental é o fluxo de caixa. Ele deve expressar a consolidação das entradas e saídas financeiras da empresa e assim mostrar a necessidade de aumento de receitas ou redução de despesas.
Um fluxo de caixa bem administrado traz como principais vantagens:
- Antecipar possíveis situações críticas ao negócio, como pagamentos adiante que precisam ser provisionados ou renegociados com antecedência.
- Facilitar o planejamento da empresa, tais como contratações, dispensas, encomendas de material, investimentos.
- Evitar problemas com fornecedores, por falta de pagamentos e atrasos desnecessários.
- Melhor identificação de encargos e despesas excepcionais da folha de pagamentos.
- Manter os tributos em dia e evitar situações desagradáveis com o fisco por falta de previsão.
- Garantir que os processos internos estão andando corretamente, pois se está tudo ajustado o fluxo de caixa também deverá estar e vice-versa.
- Estar preparado e organizado para os imprevistos, com um bom fluxo de caixa é mais fácil passar por situações difíceis.
Segurança no trabalho
É um dos indicadores mais importantes, indispensável em qualquer obra, visto que o Brasil, infelizmente, está em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho na construção civil.
Os controles devem levar em conta indicadores como o número de acidentes próprios, acidentes de terceiros, autuações do órgão fiscalizador, frequência de falta de EPIs, entre outros.
Manter este monitoramento rigorosamente em dia, ficar atento a qualquer ponto fora da curva, por mínimo que seja, ajuda a controlar e prevenir situações de risco. Além de ser um forte indicador de responsabilidade e preocupação da empresa para com seus colaboradores.
Desperdícios e perdas
Os desperdícios e perdas estão entre os maiores problemas do setor. Empresas desatentas a este item comprometem a sustentabilidade dos empreendimentos, um dos princípios básicos da construção civil de hoje, e acumulam prejuízos.
Entre os indicadores de desperdícios e perdas, podem ser observados os seguintes:
- Percentual de material adquirido em relação à quantidade teoricamente necessária.
- Espessura média de revestimentos de argamassa.
- Tempo de rotação de estoques.
- Percentual de tempos improdutivos em relação ao tempo total.
- Horas-homem gastas em retrabalho em relação ao consumo total.
Qualidade das obras
A qualidade das obras pode ser medida de muitas formas, mas basicamente deve-se levar em conta a conformidade do empreendimento com as especificações técnicas das normas regulamentadoras.
Além dos defeitos mais óbvios que são verificados durante a construção, exigindo retrabalho, é preciso atenção para os problemas que surgem após a conclusão das obras.
Estruturas e acabamentos costumam ser os quesitos mais avaliados em relação à qualidade, bem como a resposta dos materiais à obra em si e sua posterior utilização pelos clientes.
A medição sistemática e detalhada da quantidade de defeitos, apontando quais são, o custo de sua correção em tempo e recursos, vai lhe dar uma forte indicação de melhorias que são urgentes nos seus processos. Servirá ainda para avaliar a qualidade da sua mão-de-obra e dos insumos que está utilizando.
Detectando os pontos críticos e favoráveis da sua empresa nessa área, você estará pronto para entregar um produto cada vez melhor e deixar ainda mais satisfeita a sua clientela.
Levando em consideração todas as informações aqui obtidas, o reflexo desses indicadores no canteiro de obras e nos resultados da sua organização certamente aparecerá em sentido positivo.
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