A internet transformou o dia a dia das pessoas. E, é claro, não seria diferente com as empresas. Para acompanhar as mudanças de hábitos, precisa-se adotar novas ferramentas, canais e formatos. Vimos no post anterior 5 benefícios de se usar marketing digital na sua empresa e agora vamos descobrir a importância marketing digital.
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Ganhar autoridade de marca
Muitas vezes uma empresa pequena tem receio de iniciar uma estratégia de marketing digital por acreditar que estará em desvantagem em relação aos concorrentes de grane porte.
Entretanto, essa diferença é muito mais gritante no marketing offline, que geralmente exige investimentos mais robustos. Anunciar na TV, no jornal ou no rádio é inviável para a maioria das pequenas e médias empresas, o que acaba destacando apenas quem tem mais verba.
Já o ambiente online oferece melhores condições de equiparação dessa diferença. Você já pode ter excelentes resultados mesmo sem investir em mídia. Com publicações consistentes em um blog corporativo e nas redes sociais, por exemplo, já é possível atrair interessados e engajar a audiência.
E, caso uma pequena empresa queira investir em mídias pagas, pode começar com uma verba pequena e também ter ótimos resultados. O importante é que as estratégias sejam focadas no público certo e que as técnicas sejam executadas profissionalmente – com eficiência e qualidade -, mesmo que os recursos sejam limitados.
Segmentar o público
Diferentemente do que acontece nos meios tradicionais de comunicação, na internet é possível falar com um público muito específico que esteja interessado em um produto ou serviço. E, embora o potencial de alcance da internet seja enorme, o seu grande diferencial é o poder de segmentação do público.
A segmentação é possível desde o primeiro contato do visitante com a marca, por meio de um anúncio nas redes sociais, por exemplo. Isso faz com que toda a experiência de compra seja mais satisfatória e gere um sentimento positivo no usuário, que vai receber apenas conteúdos direcionados ao seu perfil, interesses e comportamentos.
A segmentação também pode ser usada para oferecer conteúdos e ofertas de acordo com as etapas da jornada de compra. Dessa forma, um envio de e-mail marketing só é realizado quando a empresa identifica que o usuário já está na etapa desejada (mais maduro para a compra, por exemplo).
Personalizar as ofertas
Mais interessante que segmentar o público de anúncios e os contatos de e-mail marketing é personalizar a comunicação. Afinal, mesmo dentro de um segmento de público, cada indivíduo tem um perfil diferente e vive diferentes momentos de vida.
Por isso, a personalização aparece com força no marketing atual, especialmente porque o Marketing Digital permite criar conteúdos e ofertas únicos para cada pessoa.
Com a internet é possível saber diversas informações sobre cada usuário, desde os seus interesses até seu histórico de navegação, o que embasa as estratégias de personalização.
Obter resultados de longa duração
O marketing digital oferta meios pagos e orgânicos de divulgar a sua empresa e se relacionar com os clientes. Entre os orgânicos, estão a otimização para buscadores (SEO) e o Marketing de Conteúdo que, entre outros benefícios, oferecem resultados duradouros.
Um blog jamais perde os conteúdos publicados, bem como a reputação que conquistou ao longo do tempo. Eles ainda podem ser acessados anos depois da sua publicação e continuam gerando acessos e conversões (se ainda forem relevantes para o público).
Portanto, uma estratégia de conteúdos bem pensada e desenvolvida gera ativos para a empresa, que continua obtendo resultados com aqueles posts ao longo do tempo, mesmo que eles fiquem lá “parados”.
Poder mensurar todos os resultados
O marketing offline tem algumas restrições quanto à mensuração dos resultados. Por exemplo, você não tem como saber exatamente quantas pessoas visualizaram um anúncio no jornal ou um outdoor na rua. Mais difícil ainda é saber quantas pessoas foram comprar produto depois de ver um anúncio da sua empresa.
Com o Marketing Digital, por outro lado, é possível saber tudo isso. Como dissemos, a internet permite rastrear todos os passos dos clientes, desde um clique em um link do e-mail marketing até a finalização de uma compra na loja virtual.
Por isso, você consegue saber exatamente quantas pessoas acessaram a sua página, quantas delas compraram e qual foi o retorno dos investimentos em publicidade.
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