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O setor de hotelaria pode sofrer um pouco para atrair hóspedes em baixa temporada. A queda da procura por hóspedes pode se dever a diversos fatores, como fim de férias, mudança de temperatura, encerramento de atrações locais, dentre outros fatores.

Para contornar esse problema e atrair hóspedes em baixa temporada, é importante começar a adotar estratégias diferenciadas para atrair mais clientes, nem que para isso seja necessário diminuir os valores das diárias e serviços.

Confira abaixo 7 dicas para atrair hóspedes em baixa temporada e não colocar em risco o caixa do hotel!

1. Baixar o preço? Sim, mas na hora certa!

A primeira e mais óbvia estratégia tomada é baixar os preços das diárias e dos serviços.

Funciona? Sim, pode funcionar muito bem, contanto que isso seja feito da forma correta e na hora certa. Caso contrário, trará mais prejuízos para o hotel.

Se o seu hotel tem um fluxo grande de hóspedes de quinta a domingo, por exemplo, seria perder dinheiro diminuir o valor das diárias durante esse período, já que há um número maior de pessoas movimentando um caixa.

Agora, se de segunda a quarta seu hotel possui um fluxo muito baixo, já se torna mais interessante a ideia de utilizar essa estratégia.

2. Que tal oferecer serviços extras?

Outra possibilidade para atrair hóspedes em baixa temporada é oferecer algo além do esperado.

O hotel pode oferecer, por exemplo, brindes e pacotes promocionais de acordo com o tempo de hospedagem do cliente.

Se ao invés de ficar hospedado por 5 dias o cliente esticar o tempo para mais 2 dias, alguns serviços extras podem ser oferecidos, como SPA, manicure, massagista, massoterapeuta, dentre outros.

Mas é apenas um exemplo de uma ideia que pode se tornar muito mais ampla. Basta utilizar a criatividade.

Se o seu hotel prepara todos os alimentos utilizados nas refeições, que tal oferecer uma aula de culinária como cortesia? Ou mesmo de qualquer outra coisa, como dança, musculação, jardinagem ou o que estiver ao alcance do hotel.

Essa pode ser uma ótima forma de você atrair hóspedes em baixa temporada sem necessariamente diminuir o valor da diária.

Leia mais: Veja 5 maneiras para escolher a melhor ferramenta de gestão para o seu hotel

3. Que tal atrair hóspedes estrangeiros?

Enquanto é inverno no Brasil, é verão em outros países. Enquanto as pessoas trabalham aqui, em outros países já estão no período de férias.

Que tal investir um pouco no marketing do seu hotel e divulgar o seu negócio para fora do país? Essa é uma ótima oportunidade para você compensar os períodos de baixa temporada no Brasil e não causar um prejuízo grande no caixa.

Além disso, é bom lembrar que o poder aquisitivo de outros países é muito maior do que o nosso. Para um estrangeiro pagar o valor de uma diária no Brasil em Euro é muito mais barato. Dessa forma, você pode contornar também a estratégia de diminuir os valores das diárias.

Para tanto, você precisará investir no seu site e traduzir o conteúdo para outras línguas, tendo um web site multi-idiomas, adaptado para diferentes tamanhos de tela e com layout voltado para reservas diretas. Precisará também de pessoas bilíngues ou poliglotas, de preferência, no atendimento, em especial na recepção.

É importante também deixar todos os processos de reserva de diária mais simples e integrar novos sistemas de pagamentos.

4. Não se esqueça dos canais digitais

Durante a baixa temporada, mesmo que o fluxo diminua, muitas pessoas procuram informações online de hospedagens baratas, justamente por estar em baixa temporada.

Use isso a seu favor e invista mais em marketing digital. Crie canais online de divulgação e fortaleça a sua marca em redes e mídias sociais como Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.

Criar um bom canal de comunicação com o cliente é essencial para aumentar as conversões. Não se esqueça de sempre manter todas as informações atualizadas.

Outra dica interessante e importante para atrair hóspedes em baixa temporada é ouvir atentamente o que os clientes têm a dizer.

Muitos sites de buscas de hotéis disponibilizam a opinião de clientes sobre suas respectivas hospedagens.

Em alguns casos, é possível observar que em um período de um ano ou mais, as reclamações dos clientes continuam a mesma, o que leva a crer que determinados hotéis não estão muito interessados em melhorar os seus serviços. E como você deve saber, uma propaganda negativa corre dez vezes mais rápido do que uma positiva.

Uma saída para esse tipo de problema é ouvir todas as críticas e sugestões dos hóspedes e começar a aplicar mudanças que visem o melhoramento o quanto antes. Isso vai garantir que você possa ter resultados melhores em seu hotel, mesmo durante a baixa temporada.

5. Faça seu hóspede voltar

Uma boa alternativa para você conseguir driblar o problema da baixa temporada é utilizar uma estratégia simples, mas eficiente.

Organize em seu banco de dados as informações de determinados hóspedes e com qual frequência eles se hospedam no seu hotel.

Você irá perceber que alguns deles sempre ficam de determinadas temporadas, sejam elas a alta ou a baixa.

Uma estratégia interessante é analisar em que temporada os hóspedes em questão se hospedam em seu hotel e oferecer pacotes promocionais.

Leia mais: Aumente as reservas do seu hotel com as avaliações online do seu negócio

Por exemplo, você pode ter uma lista com 100 hóspedes que só ficam no seu hotel durante a alta temporada por razões pessoais, como, por exemplo, férias. Se você quer que eles se hospedem também em baixa temporada, ofereça um pacote promocional. Se aquele cliente se hospedar na alta temporada do ano vigente, receberá um desconto de X% em cima da próxima hospedagem.

Isso irá reduzir o valor das hospedagens, mas em compensação manterá o fluxo relativamente alto em seu hotel, caso essa estratégia funcione.

Mesmo que nada na região atraia o cliente naquela época, ele pode até considerar ficar hospedado durante a baixa temporada, mesmo que seja apenas para relaxar e curtir um pouco!

6. Use a alta temporada a seu favor

Durante a alta temporada os hotéis ficam sempre muito cheios, impedindo às vezes até mesmo outros hóspedes de desfrutarem os serviços por falta de acomodações.

Essa é a melhor época do ano para que você possa coletar o máximo de informações sobre as pessoas e usar a isso a seu favor quando você precisar atrair hóspedes em baixa temporada.

Isso vai fazer você compreender melhor o perfil de cada hóspede e qual a estratégia mais eficiente de marketing que você deverá usar com cada grupo.

Sem contar que você poderá criar canais de comunicação com esses hóspedes e melhorar a relação, aumentando consideravelmente as chances de que eles se hospedem no seu hotel futuramente.

Você só deve tomar um cuidado. Ao coletar dados como telefone e-mail dos hóspedes, evite se tornar um spammer e não ser invasivo. O objetivo em coletar tais dados é estabelecer uma relação agradável entre hotel e hóspede, e não afastar o seu cliente para sempre.

Uma dica interessante é pesquisar cada cliente em redes sociais, para que você possa ter uma ideia mais sólida de quem é o seu cliente, seu estilo de vida, suas preferências, e dessa forma saber exatamente como abordar um hóspede específico quando for a hora de utilizar as estratégias de marketing para trazer ele de volta.

7. Invista no Marketing de Conteúdo, independente da época!

Investir em marketing é tão importante em alta temporada quanto na baixa temporada.

Só porque não há um fluxo muito grande de hóspedes em baixa temporada não significa que você deva deixar esse segmento de lado.

Muito pelo contrário! Como dissemos antes, muitos hóspedes procuram por hotéis justamente nessa época.

Portanto, você poderá focar na produção de um conteúdo relevante para essas pessoas que procuram hospedagens somente em baixa temporada.

Algo que faça elas entenderem o valor de um hotel em baixa temporada.

Por exemplo:

  • “10 vantagens de se hospedar em um hotel em baixa temporada”
  • “ Quanto dinheiro usar em baixa temporada?”
  • “ Como economizar com hotéis em sua próxima viagem?”
  • “7 erros que você não deve cometer ao planejar a sua próxima viagem”

Esse tipo de conteúdo vai atrair as pessoas que buscam pelo seu serviço durante a baixa temporada e aumentar as chances de atrair mais hóspedes durante os próximos meses.

Leia mais: Saiba quando fazer a troca do sistema de gestão do seu hotel

Ao estudar estratégias simples, você pode implementar mudanças em seus negócios que aumentem o fluxo de hóspedes em qualquer época do ano, seja alta ou baixa temporada. E dependendo do que você estiver oferecendo, pode ser até mesmo que esses clientes se hospedem futuramente durante a alta temporada.

É completamente normal que em algumas épocas do ano o número de hóspedes caia mesmo. Mas, através da utilização das estratégias que sugerimos hoje, pode ter certeza de que o seu hotel pode passar por mudanças muito positivas durante essas épocas. Boa sorte!


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