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Saber o papel e a função de todos no local de trabalho é fundamental para manter a harmonia e a qualidade do trabalho em equipe. Quanto aos cargos e funções de um restaurante, isso não é diferente.
Há uma hierarquia que deve ser seguida para que todos exerçam seu trabalho da melhor forma, fazendo com que funcione da melhor maneira possÃvel. Mas, afinal, quais são os cargos de um restaurante e como funciona essa tão falada hierarquia?
Fique tranquilo que vamos mostrar detalhadamente para você todas as funções e suas descrições. Ao final deste artigo, ainda vamos explicar como funciona a relação entre elas.
Quais são os cargos de um restaurante?
Existem vários papéis a serem desempenhados dentro de um estabelecimento. Para que tudo ocorra da melhor forma possÃvel e o trabalho em equipe seja eficiente e harmônico, entenda como funciona todos os setores.
Veja a seguir como utilizar as descrições dos cargos e funções em bares e restaurantes:
1. Gerente
O gerente é o responsável por gerenciar todo o restaurante. É ele quem controla os estoques, comanda os outros funcionários, contrata novos colaboradores.
Podemos até dizer que o gerente está no topo dessa hierarquia, perdendo o lugar apenas para o dono do estabelecimento.
2. Maître
O maître é uma espécie de recepcionista do salão. É ele quem recebe os clientes e orienta os garçons de como vai funcionar a organização dos atendimentos.
3. Garçom
Os bons garçons precisam trabalhar em sintonia entre si e, principalmente, com o pessoal da cozinha, porque eles são responsáveis por atender os clientes, anotar e entregar os pedidos corretamente.
4. Commins
Os commins são como auxiliares dos garçons. Eles servem bebidas como água e refrigerante e ainda são os responsáveis pela limpeza das mesas entre os intervalos entre clientes.
Leia mais: Cozinheiro: entenda tudo sobre essa profissão
5. Chef
O chef é a figura que podemos comparar com os maîtres. Da mesma forma que esses comandam o salão, os chefs organizam a cozinha. São eles que definem o prato do dia, montam o cardápio e comandam todo o funcionamento e equipes da cozinha.
Podemos dizer que o chef está no topo da hierarquia da cozinha.
6. Cozinheiro
Podemos dizer que os pratos de um restaurante são uma das partes mais importantes no estabelecimento, não é mesmo? E uma das pessoas mais importantes desse processo é o cozinheiro.
Ele é responsável pelos preparos e montagens dos pratos. Na hierarquia da cozinha ele está logo depois do chef.
7. Auxiliar de cozinha
Garantir a satisfação dos clientes é a prioridade e isso não seria possÃvel sem uma boa refeição. Os auxiliares de cozinha são os responsáveis por todo o preparo dos ingredientes, o famoso mise en place.
Normalmente, cada auxiliar tem uma função para ajudar o cozinheiro. Um é responsável por fatiar os ingredientes, outro para lavar, um para limpar as praças e os utensÃlios, enfim, cada um exerce uma função determinada pelo chef — e de acordo com a estrutura do restaurante.
É importante lembrar que nem sempre o mesmo funcionário exerce a mesma função, ou seja, é possÃvel subir na hierarquia da cozinha.
8. Barman/bartender
E para acompanhar uma deliciosa refeição, nada melhor do que um coquetel ou drink!
Os barmans e bartenders são os funcionários por trás das maravilhosas bebidas que são servidas em um bar ou restaurante. Eles são os responsáveis pelo preparo e às vezes até elaboram novos drinks para o cardápio.
9. Auxiliar de limpeza
Contar com um ambiente limpo e organizado é super importante. Muitas vezes, são os próprios garçons e auxiliares de cozinha os encarregados por cuidar da limpeza do restaurante, mas é comum que os estabelecimentos contratem um funcionário especÃfico para exercer essa função. Assim as tarefas não se misturam.
Esses cargos são os principais dentro de um bar ou restaurante, mas tudo depende de acordo com o tamanho e estilo do seu negócio. Compreender cada uma dessas funções de forma isolada e estabelecer uma relação entre elas é fácil.
Mas como funciona a hierarquia?
Leia mais: Barman: tudo o que você precisa saber sobre essa profissão
Hierarquia de um restaurante
Esse é um sistema fundamental para garantir a ordem e eficiência dentro dos estabelecimentos. Saber qual o papel de cada um e a quem deve obedecer é muito importante, principalmente na cozinha.
O gerente está no topo da nossa hierarquia, como mostramos na lista de cargos logo acima neste artigo. É ele que comanda todos os outros funcionários e até mesmo o chef, pelo menos em questões gerais.
Logo após o gerente, o chef ocupa o segundo lugar, pois é ele que comanda a cozinha e garante com que tudo fique organizado para que todos exerçam suas funções da melhor forma possÃvel. Geralmente, são os responsáveis por criar os menus e a definir o passo a passo das preparações.
Então, é como se o gerente ficasse responsável por todos os funcionários, o chef pela cozinha e o maître pelo salão.
Leia mais: Saiba o que é Cumim e suas funções no restaurante
Para recapitular, podemos dizer que a ordem da hierarquia considerando o salão e a cozinha fica:
- Gerente
- Chef
- Maître
- Cozinheiros e garçons
- Auxiliar de cozinha e Commins
- Barman e bartender
- Auxiliares de limpeza
Agora você tem tudo que precisa para estabelecer a hierarquia do seu estabelecimento e garantir que tudo funcione perfeitamente, oferecendo a melhor experiência para os seus clientes!
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