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networkingGarantir um bom networking é importante para manter boas relações, trocar experiências e aumentar o aprendizado. Além disso, conseguir oportunidades de emprego, entre outros.

Porém, para isso não basta criar uma lista imensa de contatos: também é preciso saber gerenciá-los.

Primeira dica

A primeira dica é buscar atualizações por meio de cursos, palestras e eventos. Nessas ocasiões, você irá conhecer muitos profissionais. Tente iniciar contato, obter informações prévias sobre eles e elabore uma conversa que aborde interesses em comum.

Nas salas de aula, aproveite para ampliar os conhecimentos. É importante pensar em desenvolver o networking, principalmente, se for em uma turma com pessoas desconhecidas.

Segunda dica

A segunda dica é o bom uso do LinkedIn. Criar e planejar um perfil profissional nessa rede é uma excelente oportunidade para desenvolver o networking. Para que o seu perfil amplie a rede de contatos, é necessário tomar alguns cuidados. Como, por exemplo:

  • sempre faça atualizações (em caso de cursos e emprego novo, por exemplo);
  • inclua informações que sejam relevantes para os outros te conhecerem profissionalmente;
  • otimize o perfil usando palavras-chave que vão ajudar outras pessoas a encontrá-lo na busca;
  • seja completo (nem sempre as pessoas entrarão mais de uma vez em seu perfil);
  • compartilhe um artigo relevante, uma notícia importante sobre o mercado e troque informações úteis.

Vale lembrar que não vale ter muitas conexões se nenhuma delas sabe quem você é. Por isso, é importante manter relacionamentos de relevância.

Você pode até não conhecer outras pessoas, mas deixar de interagir é um erro na hora de gerenciar seu networking.

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Terceira dica

A terceira dica é o investimento no marketing pessoal. Você precisa se preocupar com a forma como se apresenta para os outros. Com a comunicação adequada, as vestimentas, a proatividade e a forma como você se projeta.

São as estratégias que você adota que farão com que as pessoas te enxerguem de forma positiva. Pode de negativa, depende do posicionamento. Quanto mais investir em melhorar o marketing pessoal, mais eficiente será o seu contato com as pessoas. E, também, a ampliação do networking no mercado.

O networking é essencial para que os profissionais se destaquem e alcancem reconhecimento. Ele pode ser feito de forma simples. Mas deve ser gerenciado com o mesmo cuidado e empenho de quando se conquista uma nova conexão.

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