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erros gestão hospitalar

O mercado brasileiro de serviços de saúde é um dos mais promissores e atraentes do mundo. Mesmo com investimentos crescentes, um dos desafios desse setor é contratar mão de obra qualificada, especialmente na área administrativa de hospitais e clínicas. Por esses fatores, é naturalmente uma posição central e estratégica na organização e suas decisões podem impactar diretamente em praticamente todos os aspectos da administração. Nesse caso, erros podem ser fatais e custar caro – literalmente – fazendo com que a efetividade da gestão hospitalar seja colocada em cheque.

Como no hospital estamos lidando o tempo todo com a saúde alheia é preciso responsabilidade e treinamento árduo para realizar a melhor gestão possível.

Separamos alguns erros que você não pode cometer na gestão de um hospital

1. Não adotar uma política de comunicação interna

Sem uma boa comunicação é impossível que os profissionais trabalhem de forma organizada e integrada. Se cada setor estiver fazendo seu trabalho de forma e ritmo diferentes, sem se preocupar com o que os outros setores estão fazendo, há um comprometimento não só da gestão do seu hospital, como também da imagem dele diante dos pacientes e visitantes. 

Um alinhamento entre os setores é essencial e aumentará a produtividade, otimizará as rotinas, diminuirá desperdícios e reduzirá erros na gestão do hospital. Por isso, realizar reuniões periódicas com todos os colaboradores ou investir em treinamentos são maneiras de conseguir essa integração e comunicação da melhor maneira.

Assim, todos vão trabalhar por um único objetivo em comum e com pessoas que conhecem e se sentem conectados. 

2. Não verificar os estoques

Sabia que cerca de 20% dos medicamentos adquiridos pelo hospital são desperdiçados anualmente em decorrência da má gestão?

Nada é pior para um hospital do que a falta de um material quando preciso. E para hospitais isso não é apenas irresponsável, mas perigoso, já que os “estoques” da área da saúde são remédios e equipamentos necessários para salvar vidas.

É importante gerenciar todos os estoques do hospital, não somente da farmácia e do almoxarifado, mas também das UTIs, centros cirúrgicos, unidades de pronto atendimento, ambulâncias, etc. O gerenciamento de estoques também reduz a possibilidade de produtos e medicamentos vencidos ou, realizar compras desnecessárias, poupando bastante do financeiro do hospital. 

3. Não oferecer treinamento regular

O treinamento que mencionamos aqui não é apenas para os médicos e enfermeiros, mas também para todos os setores do hospital.

Uma equipe mal preparada não sabe como tratar os pacientes, não consegue informá-los sobre os procedimentos e muito menos representar os valores e cultura organizacional do local, o que é, sem dúvidas a maneira mais rápida de acabar com a imagem do seu hospital. 

Por isso, manter sua equipe inteira atualizada e treinada em seus respectivos seguimentos, não apenas otimiza a produtividade, mas também a confiança de um setor no outro.

4. Falha na gestão financeira

Nenhuma empresa pode sobreviver se não tiver um mínimo de noção sobre números. É importante traçar um planejamento financeiro para seu hospital, afinal, muitos acabam fechando as portas simplesmente porque não conseguem controlar as despesas e as receitas.

Uma das maneiras mais simples e eficazes de evitar o descontrole financeiro é realizando um fluxo de caixa anual. Com isso, é possível acompanhar todas as movimentações financeiras do negócio, encontrar formas de economizar ou quando será possível investir mais, por exemplo.

5. Ações preventivas

Descuidar da manutenção preventiva dos equipamentos é outro grande erro. Afinal, mesmo que o equipamento seja durável e de alta qualidade, o seu uso diário provocará desgastes.

Esse cuidado é uma forma de atender às exigências da Vigilância Sanitária e de garantir a segurança de pacientes e dos colaboradores. Além disso, você evita contratempos como deixar de realizar procedimentos importantes por conta de um aparelho quebrado ou com defeitos.

6. Negligenciar a limpeza

É normal que em empresas concentradas em suas atividades-fim, a limpeza do lugar seja deixada de lado sem querer. Porém, em um hospital, a chance disso acontecer tem que ser absolutamente 0%.

Isso porque, um único descuido na limpeza hospitalar pode causar a morte de um paciente, a contaminação de um profissional, infecções hospitalares graves, etc. Esse, provavelmente é o pior dos erros que um gestor de hospital pode cometer, já que é a vida das pessoas que está em jogo.

Mesmo que você se preocupe com a higienização do hospital, deve tomar muito cuidado com a equipe de limpeza contratada, já que uma limpeza mal feita é tão perigosa quanto uma limpeza inexistente. Não prestar à devida atenção nesse quesito pode comprometer a saúde de alguém.

Alguns exemplos de ERROS comuns na limpeza são: 

  • Utilizar vassouras para limpar o chão invés de Mops. Usar a vassoura, além de estar apenas deslocando a sujeira de um lugar para outro ainda suspende partículas no ar que podem causar ataques de rinite alérgica e sinusite. Nem o pano de chão pode ser utilizado, já que ao torcer o pano para secá-lo e continuar a limpeza, o próprio encarregado do serviço fica exposto a agentes infecciosos pela água contaminada.
  • Usar o mesmo pano em ambientes diferentes. A proliferação de bactérias e outros microorganismos com esse único erro é de dimensões catastróficas. 
  • Usar sabão em pó no chão. O sabão em pó é um produto já recorrente em nossas vidas, por isso é normal pensar que ele pode limpar o chão do hospital perfeitamente. Mas o que pouca gente sabe é que usá-lo na higienização de pisos pode, por exemplo, acabar corroendo o azulejo se o uso for frequente. Apesar de parecer limpo, são criados micro buracos no chão que facilitam o acúmulo de sujeira posterior.
  • Misturar produtos químicos diferentes. Algumas pessoas acham que a mistura dos produtos trará mais eficiência a limpeza. Mas é exatamente o contrário! Ao fazer a mistura, você só estará neutralizando o efeito dos dois produtos. Vai ser como se não tivesse feito limpeza alguma!
  • Produtos de limpeza nos corredores. Essa eu tenho certeza que você já viu quando visitou um hospital ou no seu próprio. Lembre-se que os produtos usados para a higienização das áreas hospitalares são químicos fortes e que necessitam da utilização de EPIs. Agora pense em quantas pessoas passam pelo corredor enquanto esses químicos estão expostos. 

Porque considerar a Terceirização para melhorar a sua gestão hospitalar?

Em primeiro lugar, a produtividade e a qualidade do serviço prestado pela terceirizada geralmente é superior do que quando a limpeza é feita de forma orgânica, já que a equipe enviada para seu hospital deverá ser totalmente treinada e capacitada.

As terceirizadas levam muito a sério o seu core business, então aquelas focadas na terceirização de limpeza hospitalar estão em constante treinamento para ter certeza que as práticas, técnicas e produtos usados garantam a saúde e proteção de todos.

Além disso, elas já estão acostumadas com as normas da Anvisa e os produtos aprovados pela mesma.

Em segundo lugar, existe uma certificação internacional, chamada ISO 9001 em Limpeza, Higienização e Desinfecção em áreas da saúde. E a melhor coisa que você pode fazer pelo seu hospital é achar uma terceirizada que possua o certificado. 


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