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gestão em saúde

Nos últimos anos, o uso de soluções tecnológicas influenciou muito na mudança de gestão em saúde. Foi possível o desenvolvimento de novos formatos de consulta, novos medicamentos e tratamentos médicos, tudo isso amparado pela análise de dados.

Confira quais serão as principais tendências de gestão em saúde

Estratégia omnichannel para varejistas de saúde

A estratégia omnichannel é uma tendência que ganhou muita força em todo varejo, principalmente com a pandemia de Covid-19. Ela consolida a presença da empresa em múltiplos canais, conquistando assim a confiança dos consumidores. 

Na área de saúde não deve ser diferente. As empresas que se adaptam a demanda do público e encontram em múltiplos canais a chance de aplicar sua estratégia de venda sairão na frente das outras. Afinal, não é mais o cliente que tem que ir até você, e sim o contrário.

Aproveitar a tendência é apostar em personalização de oferta e diversificação de canais. 

Soluções de atendimento virtual

Com o aumento do acesso à internet pela população e a praticidade da consulta online para algumas especialidades médicas, será cada vez maior o número de pessoas que recorrerá a esse tipo de atendimento.

Além disso, é essencial a garantia da proteção dos dados de saúde dos pacientes que aderem a esse tipo de serviço, garantindo a contratação de produtos eficientes em segurança da informação. 

Soluções tecnológicas para gestão em saúde

Para muito além das consultas virtuais e das plataformas de diagnóstico, existe a tecnologia para gestão na saúde. Este tipo de tecnologia pode apoiar diversas áreas da gestão, como desempenho, administração, financeiro, hotelaria, processos, vendas, entre outros. 

Eles possibilitam a automatização de processo, a centralização, o processamento e análise de uma grande quantidade de dados e indicadores hospitalares e de saúde, desdobrando-os em todos os níveis da instituição..

A facilitação de acesso aos dados aprimora a tomada de decisão, O acesso a esses dados aprimora a tomada de decisões e aumenta a colaboração entre setores. 

Realidade virtual

As tecnologias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mesclada são exemplos de mundos gerados por computador que reproduzem a realidade. Elas podem atuar de forma definitiva na forma como a medicina é praticada.

Por meio dessas tecnologias, profissionais de saúde podem planejar cirurgias por meio de uma simulação de computador, por exemplo. Elas podem ainda servir para treinamentos de profissionais e testes de novos procedimentos.

Ou seja, antes de ir para a sala de operação, o médico poderá planejar em detalhes como a intervenção será realizada.

IoMT (Internet of Medical Things)

A Internet das Coisas (IoT) é um termo para definir os dispositivos que estejam conectados à internet e que tenham poder de comunicação, seja para envio ou recebimento de mensagens. Ou seja, a principal característica da IoT é a troca de informações. 

A IMoT, Internet das Coisas Médicas em tradução livre, é a aplicação desse conceito ao setor da saúde. O objetivo é oferecer tratamento mais assertivos, orientados a dados. 

Esses dados são gerados por dispositivos conectados aos pacientes e demais equipamentos de assistência médica. Estes dispositivos podem ser aplicações inteligentes de smartphones, aplicativos de atendimento, equipamentos médicos de uso doméstico, smartwatches e muito mais.

Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning

A Inteligência Artificial é uma tendência mundial para todos os setores da economia. Na saúde ela pode ser usada na identificação de novos medicamentos e tratamentos. 

Além disso, o acompanhamento de pacientes por assistentes virtuais pode facilitar o diagnóstico e tratamento de doenças.

Ao apostar em IA também, as empresas da área de saúde reduzem custos de testes, já que estes passam a ser simulações e não mais físicos. 

A tecnologia é, no geral, a principal tendência deste e dos próximos anos, com cada vez mais intensidade. Cloud Computing, Internet Médica das Coisas, Big Data e outras são tecnologias que continuarão fazendo a diferença. 

No entanto, é importante entender o que de fato funciona para a empresa, fazendo uma análise das necessidades e de como as tendências podem solucioná-las. E a partir disso, comunicar a equipe e fazer treinamentos para viabilizar a usabilidade da ferramenta.

Porém, é essencial começar a se preparar para o presente. Já que essas tendências são atuais e precisam ser levadas em consideração para garantir o sucesso da sua gestão em saúde.


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