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Um produto pode ser incrível, ter diferenciais que o destacam da concorrência e um preço acessível, mesmo assim, ele pode ficar parado nas prateleiras se a equipe de vendas não souber como fazer a negociação com o consumidor.
O promotor de vendas é quem faz o front com o cliente e por isso uma peça muito estratégica no quebra-cabeça da empresa. Conheça aqui no Blog da Russel Serviços 5 erros mais recorrentes e como evitá-los.
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Falta de treinamento
O promotor precisa ser capacitado para executar a sua função, conhecer técnicas de comunicação e persuasão, saber como os novos conhecimentos da neurociência podem ser úteis na negociação e outras questões. E mesmo os que já são experimentes devem se manter atualizados. Garantir os treinamentos necessários é o papel dos gestores da equipe.
Importante: além dos treinamentos de vendas em si, sempre que um novo produto entrar no portfólio da marca, o ideal é que os promotores também recebam uma capacitação focada nas características e diferenciais daquela mercadoria.
Definir metas sem critérios
É natural que as equipes de vendas trabalhem com metas, mas elas não podem ser definidas ao acaso. Elas precisam ser desafiadoras e estarem alinhadas aos objetivos de faturamento da empresa, mas, por outro lado, também devem ser atingíveis. Por isso, para estabelecer essas metas, o gestor precisa ter certos cuidados:
- Conhecer as potencialidades e dificuldades de cada promotor;
- Estudar o mercado, porque em um período de crise financeira, por exemplo, as vendas obviamente serão comprometidas;
- Certificar-se de que os colaboradores têm as condições necessárias para atingir as metas.
Outro ponto importante é garantir algum tipo de bonificação no cumprimento dos objetivos, para ser um incentivo a mais para a equipe.
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Não oferece feedback
Um bom gestor é aquele que se preocupa em dar o feedback para os colaboradores e isso estende aos promotores. Essa é a única maneira de eles identificarem o que precisa ser melhorado. É claro que existe uma forma correta de conduzir esse processo: é importante que esse retorno seja dado individualmente para cada promotor, que ressalte seus pontos positivos e que o oriente sobre como melhorar aquilo que não está a contento.
Ignorar conflitos
A equipe de vendas é a mais susceptível ao surgimento de conflitos entre os colaboradores, até mesmo pela existência de metas. A função do gestor é intervir nesses casos, para garantir a saúde e a sustentabilidade dos relacionamentos interpessoais. Lembre-se: um bom líder deve desestimular competições internas e incentivar sempre o espírito de equipe. Mostre como os promotores podem ser beneficiados se trabalharem em conjunto.
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Falta de modernização
O gestor nem sempre pode acompanhar presencialmente os promotores de vendas, por isso, é preciso apostar na modernização e nas novas tecnologias que permitem o monitoramento dos profissionais à distância. O nosso aplicativo de trade marketing também tem funcionalidades focadas na gestão de equipe, como controle de faltas e atrasos, ferramenta de geoposicionamento, agendas, roteirização e outras.
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Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
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