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Na hora de optar por iniciar uma nova construção, é preciso pensar qual o melhor caminho a seguir e como percorrê-lo. A maioria das pessoas não sabe sobre os pontos cruciais do gerenciamento remoto de obras e como é importante que o projeto tenha os seus objetivos de qualidade, prazo e orçamento atendidos, evitando atrasos e aumento de custo.

Muitos profissionais da construção ainda relutam em adotar soluções para modernizar os processos construtivos. Mas, em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, as empresas que optam por não se manter atualizadas acabam perdendo competitividade no mercado. Assim, a tendência é que a construção civil se adapte aos novos tempos e invista cada vez mais em soluções tecnológicas.

Com elas, as tarefas são realizadas de forma mais ágil e com auxílio de sistemas especializados, minimizando as chances de erros e retrabalhos. A qualidade também aumenta, já que os softwares permitem um detalhamento muito maior.

Vantagens de implementar a tecnologia para gerenciar remotamente o empreendimento

O gerenciamento remoto é uma tendência que veio para ficar

Você sabia que o gerenciamento remoto de obras já é uma realidade na construção civil? Isso mesmo! Ele permite fiscalizar o canteiro de obras à distância e obter diversas vantagens competitivas.

O gerenciamento remoto de obras permite acompanhar e fiscalizar a execução de obras a qualquer hora e lugar, sem precisar realizar todas as visitas ao canteiro de obras presencialmente. Ele ganhou força no contexto de pandemia graças as medidas de distanciamento social, mas os ganhos das construtoras se mostraram tão valiosos que essa tendência se enraizou no segmento e já é uma tendência que promete dominar os próximos anos.

O custo ainda aparece como uma barreira para muitos, mas os investimentos normalmente se pagam ao longo do tempo, com a conquista de eficiência e inovação no processo construtivo, melhorando a produtividade do canteiro de obras. Agora você vai saber quais os 3 grandes benefícios que fizeram essa “moda” pegar tanto!

1. Mais controle e eficiência

Sabe quando você precisa fazer aquela visita rápida na obra, mas acaba não indo por algum imprevisto? Ou ainda, acaba acontecendo algum problema no canteiro? Pois então, com o uso de plataformas de gestão remota, isso não é mais um problema para os profissionais da construção civil que precisam fazer inspeções de obras com frequência.

Tendo em vista que nem sempre é possível fazer visitas presenciais ao canteiro de obra, esse tipo de solução chegou para viabilizar esse processo remotamente. A partir de imagens 360°, a ferramenta permite acompanhar a execução e a evolução da obra à distância, podendo controlar as atividades do campo com qualidade e precisão nos detalhes.

E o melhor é que você pode fiscalizar as obras a qualquer hora e lugar por meio de um celular, tablet ou computador.

Tendo a sua obra a um clique de distância, fica muito mais fácil identificar erros de execução com antecedência e tomar decisões corretas e eficientes antes que o problema se torne ainda maior. Dessa forma, além de ter mais controle e eficiência na etapa de construção, a tecnologia é capaz de otimizar o tempo de trabalho e reduzir os custos com deslocamentos ou retrabalhos.

Em casos onde a obra acontece em lugares distantes do escritório ou dos profissionais responsáveis pela gestão, o gerenciamento remoto de obras se torna ainda mais importante e eficaz. Assim, a ferramenta se torna fundamental para a comunicação e visualização do processo de obras, principalmente pelo distanciamento do projeto em relação aos gestores principais.

Com os softwares em mãos, esses gestores podem fazer as intervenções necessárias mesmo não estando lá. Além disso, nada melhor do que um registro fotográfico a 360° de todos os pontos da obra em andamento.

Vale lembrar, no entanto, que a tecnologia não substitui as visitas presenciais, mas serve como um complemento às atividades de gestão de obras, pois incentiva o acompanhamento diário de uma construção. Assim, não é preciso esperar o dia da vistoria no local para validar informações, corrigir erros ou avaliar a evolução da obra.

2. Otimização da comunicação

O fluxo de informações durante um processo de obras é consideravelmente grande, por isso, é importante ter boas práticas de comunicação. Apesar de estarmos muito acostumados com canais de comunicação como e-mail e Whatsapp, na construção civil esses métodos não são os mais eficazes, pois as informações podem ficar perdidas.

Um dos grandes desafios do setor está, justamente, na falta de transparência e desconexão entre o canteiro de obras e os escritórios de engenharia. Uma comunicação mal estabelecida ou o uso de recursos inadequados para a necessidade da indústria construtiva podem acarretar em falhas na execução e resultados ineficientes.

Sabendo dessas dificuldades, por que não utilizar uma ferramenta específica para as atividades de obra que auxilia na comunicação entre o time?

Através de uma comunicação por meio de apontamentos, esses softwares permitem que a troca de informações durante a obra aconteça de forma centralizada e muito mais eficiente.

Além de concentrar os dados em um único lugar, ela garante que todos os profissionais responsáveis por determinada atividade visualizem e acompanhem as anotações feitas em algum ponto da obra. Com isso, a plataforma permite acompanhar as obras de forma remota e ainda enviar instruções e validações durante a execução, auxiliando no fluxo de trabalho e na produtividade das obras.

A possibilidade de fazer apontamentos colabora para que o gerenciamento e a comunicação nas obras ocorram de forma mais ágil. Muitos softwares ainda permitem anexar documentos, fazer comentários nas imagens, delegar tarefas e gerar relatórios de todas alterações e avanços de obra.

3. Documentação 360° das obras

O conceito de câmeras 360° para fazer os registros da obra vem se tornando mais e mais popular como forma de acompanhar e documentar a evolução das obras de uma forma mais imersiva e realista. Mas qual a vantagem de ser uma plataforma de documentação?

O diferencial das plataformas em nuvem é poderem ter todo o progresso da obra documentado digitalmente e poder voltar a qualquer estágio da obra para inspeções e verificações.

Com os registros fotográficos feitos em 360°, esse histórico fica visualmente mais atraente e eficaz. Além disso, as imagens ficam organizadas de forma cronológica, possibilitando resolver problemas rapidamente e tirar dúvidas durante e depois da execução. Vale lembrar que, mesmo depois do término do período de contratação da plataforma, o usuário pode acessar os dados da obra sem custos adicionais.

Com base nisso, a documentação digital proporciona uma maior rastreabilidade e confiabilidade das informações. Sendo uma ferramenta importante para acompanhar o dia a dia e também resgatar informações, essa funcionalidade é bem vista por grandes empresas.

Um benefício muito legal nesses casos é justamente poder ter o histórico da obra, saber o que fazem ou em que momento e sincronia certo serviço vai acontecer, ou aconteceu. Por exemplo, em situações onde seis meses se passaram depois da entrega de determinada obra, é possível recapitular exatamente como foi o andamento daquele empreendimento.

Isso facilita para mapear erros e evita-los em projetos futuros assim como permite documentar as práticas que deram certo para que eles sejam compartilhadas e reproduzidas nas próximas obras da construtora

Se ainda tiver alguma dúvida sobre o que é e como fazer o gerenciamento remoto, acompanhe outros conteúdos aqui do blog pois temos conteúdos super legais com dicas de gestão de obras.


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