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Entre galpão de rua e condomÃnio logÃstico, você deve estar se perguntando qual é o melhor caminho. Antes de escolher, leia aqui os prós e os contras de cada um e descubra o diferencial de cada um. Neste artigo, você irá explorar melhor esse assunto, explicando por que o condomÃnio pode ser a alternativa mais adequada para os seus negócios ou o galpão de rua.
Desafios da gestão de logÃstica
O Brasil, em geral, tem um parque industrial obsoleto, com cerca de 150 milhões de m² de galpões espalhados e uma grande concentração na região sudeste.
Historicamente, o segmento industrial e logÃstico tem um gargalo com relação a bons ativos que tenham uma infraestrutura adequada para atender à logÃstica moderna. Isso acontece, principalmente, se estivermos tratando do mercado imobiliário profissional, chamado de mercado Classe A.
Esse mercado ainda é recente no Brasil e a concentração ocorre especificamente no eixo Rio-SP, com cerca de 80% do imobiliário. O estoque no paÃs é de aproximadamente 15 milhões de m².
No que diz respeito aos desafios da logÃstica, as dificuldades são inúmeras como, por exemplo, o gargalo com a infraestrutura nos diversos modais de transporte: rodoviário, ferroviário, aéreo e portuário.
Além disso, ainda temos outros pontos a se considerar:
- custos altos com frete;
- estradas e rodovias com baixa qualidade e falta de manutenção;
- grande burocracia portuária e aérea para o desembaraço de cargas;
- ferrovias ineficientes, com falta de padronização de linhas e bitolas.
Para o mercado imobiliário industrial e logÃstico, o maior desafio é a falta de bons ativos nos principais mercados consumidores. O Brasil é um paÃs continental e, com esse gargalo logÃstico dos modais, faz-se necessária a qualidade no armazenamento das mercadorias. É aà que entram os galpões logÃsticos.
CondomÃnio logÃstico
CondomÃnio logÃstico nada mais é do que um complexo que viabiliza as operações logÃsticas de diversas empresas em um único lugar. Cada uma delas fica instalada em um galpão — de acordo com suas necessidades — e os custos são rateados entre cada organização.
Os diferenciais do condomÃnio logÃstico
Quando comparado ao galpão de rua, o condomÃnio logÃstico sai na frente, já que oferece algumas vantagens que se sobrepõem e mostram como essa opção é uma excelente alternativa para as empresas. Entre as principais, podemos citar:
- maior segurança patrimonial, segurança para os colaboradores e, se o proprietário for um player profissional, a segurança de ter um proprietário profissional na gestão do ativo;
- compartilhamento de custos com serviços que não são o core business da empresa, tais como: segurança, limpeza, refeitório, paisagismo, manutenção, entre outros;
- localização estratégica nos principais mercados;
- possibilidade de expansão com a locação modular;
- alta eficiência operacional com padrão construtivo Classe A, entre outras.
Quando falamos de diferenciais, o condomÃnio ganha um destaque ainda maior, uma vez que oferece localização estratégica e alta performance operacional, além da alta eficiência de armazenagem.
Vantagens do condomÃnio logÃstico em relação à infraestrutura e tecnologia
Tecnologia interligada aos diversos segmentos da indústria é uma tendência cada vez maior no mundo. Com o crescimento do e-commerce, por exemplo, as demandas por inovações têm aumentado de forma contundente.
Por isso, caracterÃsticas como o pé-direito e a eficiência operacional dos galpões tornam-se tão importantes. Todavia, indo além disso, também tem a relevância da tecnologia dentro da estrutura.
A automação na movimentação dos produtos dentro dos galpões, por meio de robôs, já é uma realidade presente no Brasil. Além disso, cada vez mais as empresas querem a instalação de tecnologias como essas em suas operações.
O investimento em modernização faz a logÃstica ser mais eficiente para as companhias, gerando ganhos operacionais, reduzindo tempo de entrega, otimizando rotas e, com isso, elevando as margens dos lucros operacionais.
Economia oferecida pelos galpões de rua
O principal benefÃcio é a diminuição do Capex no projeto, não sendo necessários os investimentos com aquisições, construção, manutenção e despesas com os ativos, uma vez que existe uma gestão especÃfica que se responsabiliza por esses gastos.
Isso diminui drasticamente os investimentos iniciais do projeto, levando as empresas a focarem no core business. A locação entra como despesa operacional, podendo, ainda, trazer benefÃcios tributários para as companhias.
Também apresenta o ganho de eficiência logÃstica com a locação, ou seja, a empresa pode até pagar um valor de m² mais caro no condomÃnio, mas, no fim do mês, o custo operacional é menor.
Além disso, existem possÃveis ganhos tributários com a locação de imóveis e economias com o compartilhamento dos serviços com outras empresas, principalmente no item de segurança patrimonial.
Um dos grandes diferenciais do condomÃnio é a possibilidade da locação modular, ela possibilita o crescimento da empresa ao longo do contrato. A expansão acontece com bastante frequência nos empreendimentos logÃsticos.
Então, a sua empresa pode começar com uma unidade um pouco menor e investir na expansão, à medida que os negócios vão crescendo e demandando uma operação maior. Assim, a escalabilidade também pode ser apontada como uma vantagem.
Considerações ao procurar um galpão de rua
Ao procurar um galpão para sua operação logÃstica no Brasil, busque um condomÃnio de qualidade, que:
- ofereça uma localização estratégica;
- tenha um nÃvel de serviço ideal para a sua operação;
- proporcione segurança para sua mercadoria e sobretudo aos seus colaboradores;
- contribua para aumentar a eficiência operacional da sua logÃstica.
Como você pôde ver, o condomÃnio logÃstico é uma opção ainda mais vantajosa para as empresas. O custo-benefÃcio que se consegue ao escolher essa alternativa é bem satisfatório e pode ser facilmente percebido na prática.
O fato de conseguir um galpão modular, totalmente de acordo com as necessidades da empresa, só torna a estratégia ainda mais atrativa. Dessa forma, você conseguirá ser cada vez mais competitivo no mercado e mais atraente para o seu consumidor.
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