fbpx

Já observou aquele cidadão com colete azul balizando as aeronaves para o estacionamento? Pois é, trata-se do fiscal de pátio. Apesar de alguns pensarem que ele é apenas um sinalizador, o balizador das aeronaves para os slots de estacionamento, esse não é o caso. Longe disso. O trabalho desse profissional é amplo e de suma importância para a segurança das operações de aeronaves e passageiros nos aeroportos, bem como para toda a aviação civil.

Esse profissional representa mais um elo de segurança para a aviação brasileira, sendo um elemento protagonista na fiscalização, coordenação e segurança das operações aeroportuárias.

É o homem da linha de frente, sendo o primeiro a atender os clientes nas áreas restritas de segurança de operações de aeronaves. É a pessoa que presta relevantes serviços aos aeronautas, passageiros, comandantes e os trabalhadores de rampa das empresas auxiliares de transporte aéreo.

Com o aumento da quantidade de aeronaves, do número de pessoas que utilizam os aeroportos e das operações aeroportuárias, seria natural o incremento de atividades que visassem manter os elevados padrões de segurança. Sendo assim, o nível de competência para o fiscal de pátio, bem como a sua adequação às novas demandas acresceram no mesmo ímpeto do desenvolvimento aéreo.

Leia mais: Veja 5 dicas para não passar perrengue no setor hoteleiro durante a baixa temporada

Atividades do fiscal de pátio

São muitas, mas iremos salientar algumas:

  • controlar e fiscalizar o tráfego e estacionamento de aeronaves, veículos e equipamentos nos Pátios;
  • Fiscalizar as operações de abastecimentos e retiradas de resíduos;
  • executar “Marshalling” (Sinalização de aeronaves), “Follow-Me” (Siga-me) e operação de pontes;
  • realizar a inspeção nas viaturas e equipamentos que transitam no Pátio de Manobras;
  • controlar o movimento de vôos não regulares e imprevistos, alocando posições para os mesmos, a fim de evitar a superlotação de aeronaves no Pátio;
  • e, por fim, e talvez a mais importante, a de inspecionar a segurança dos pátios e pistas de pouso e decolagem. Os fiscais fazem no mínimo quatro inspeções diárias, fora as inspeções eventuais conforme a necessidade, as semanais, especiais e as de zona de proteção de aeródromo.

Essa realidade exige que o profissional continue agregando mais e mais conhecimento. Para esse objetivo, a Infraero mantêm cursos de atualização a cada 02 anos, visando desenvolver as habilidades necessárias para o aprimoramento da sua atuação, bem como testar os seus conhecimentos com as normas vigentes.

Vale lembrar que operação aeroportuária é o conjunto de práticas gerenciais que visam a eficiente operação do aeroporto, dentro dos requisitos de controle, segurança, conforto e rapidez. Portanto, por ser o trabalhador da linha de frente dos aeroportos brasileiros, o fiscal de pátio é o elemento principal de todas as atividades operacionais. Sua boa atuação reflete diretamente no nível de segurança da aviação civil e do transporte aéreo.

Equipamentos e veículos utilizados

Você já deve ter observado a quantidade de pessoas que trabalham nos pátios dos grandes aeroportos desse país. Já observou também a quantidade de equipamentos e veículos utilizados para o atendimento de aeronaves? Então, é o fiscal de pátio quem coordena e fiscaliza toda essa movimentação de pessoas e equipamentos. É ele quem cuida e zela para que todas as operações de embarque e desembarque de pessoas e cargas transcorram na mais absoluta tranquilidade e segurança.

Leia mais: Entenda como funciona e quais são as vantagens da terceirização de agentes de aeroporto

Por que esse profissional é tão importante nas pistas de aeroportos?

Só a presença ostensiva desse profissional dos pátios dos aeroportos brasileiros já favorece a segurança. A sua atuação impede que os operadores de equipamentos de rampa tomem atitudes que possam representar algum risco à integridade das aeronaves, bem como a dos passageiros.

Diferentemente do que alguns possam pensar o objetivo primordial desse profissional não é punir e sim orientar, pois todos os que laboram nos aeroportos são diretamente responsáveis pela segurança. Ainda assim, há casos extremos em que se faz necessária a Notificação por Ato Inseguro, o que pode ocasionar ao infrator uma nova participação compulsória em cursos específicos voltados para a segurança.

Por fim, apesar de pouco observado, o fiscal de pátio é um profissional que mesmo no “anonimato”, dá a sua parcela de contribuição para o desenvolvimento seguro do transporte aéreo brasileiro.

Leia mais: Descubra porque a terceirização pode ser a solução para enxugar a gestão de Aeroportos

Precisa de um fiscal de pátio?

A terceirização é uma ótima opção se você está a procura de mão de obra barata e com qualidade. Entre suas vantagens, estão a redução de custos do seu negócio, aumento da produtividade, serviço mais especializado e otimização de tempo.

Na Russel Serviços, você encontra fiscais de pátio qualificados e aptos para o mercado de trabalho. Clique aqui e contrate agora mesmo um profissional para o seu estabelecimento!


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp