O recebimento da mercadorias é a ponta final da cadeia logística. Quando acontece o atraso na entrega, há a frustração do consumidor e, consequentemente, implicações negativas para a reputação da marca. Por outro lado, atender às expectativas do comprador reforça a credibilidade gera experiência de compra positiva, fazendo, inclusive, que o cliente se fidelize e promova, espontaneamente, o seu negócio, por isso é importante evitar.
Conheça as principais causas do atraso na entrega de mercadorias e saiba como evitá-las
O que pode gerar atraso na entrega?
São vários os motivos que comprometem o prazo de entrega de produtos. A seguir, listamos os principais.
- Problemas de planejamento;
- Gestão falha do estoque;
- Entregas mal programadas;
- Comunicação falha;
- Erro na escolha de fornecedores e prestadores de serviço.
Como evitar o atraso na entrega de mercadorias?
Veja abaixo as nossas principais dicas sobre o assunto.
Revise os processos de sua empresa
Trabalhe com a previsão de demanda, de forma a analisar e prever o estoque da sua empresa. Dessa forma, você não será pego de surpresa com sobras e faltas de mercadorias. A análise de histórico de vendas, o planejamento de datas comemorativas e o uso de gestão ajudam na tarefa.
Mantenha a quantidade de insumos à produção e o volume de produtos coerente com a demanda do mercado
O prazo prometido ao comprador tem que ser respeitado. Se for o caso, estenda o período até que ele fique, ao mesmo tempo, curto e executável. É melhor surpreender com a chegada antecipada do pedido que romper o combinado.
Calcule os riscos envolvidos
Revise o fluxo de trabalho. A produção é sob demanda ou os itens estocados? Como é realizada a entrega? Você considera o período de separação, embalagem, despacho e consumidor? Como você controla e monitora os riscos do transporte? Quais são as decisões que toma em caso de imprevistos, como extravio?
Reforce a comunicação interna
Tenha um canal de comunicação interna eficiente. Permita que, de maneira fácil, os funcionários consigam relatar e resolver ocorrências. Integre áreas, crie murais, inicie canais digitais de troca de informações entre áreas e envie o status dos pedidos para as equipes. O layout da empresa também deve ser voltado à agilidade, com a distribuição inteligente de produtos.
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