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Hoje em dia, qualquer empresa pode contratar serviços terceirizados e os motivos podem ser diversos. O cenário hoje nos apresenta um mercado aquecido para esse tipo de contrato e cada vez mais opções de escolher o serviço de terceirização são disponibilizadas no mercado, principalmente após a aprovação da Nova Lei de Terceirização em 2017.
Na grade maioria dos casos, o objetivo principal, é a redução de custos e o aumento da eficiência de alguma atividade ou setor do negócio. Esse aumento da procura é gradual e já entre 2010 e 2017 a prática de terceirização cresceu de 51,4% para 58,8%, com receita anual acima de R$61 bilhões.
Mas porque essa modalidade de parceria está tão em alta? Que benefícios ela consegue trazer as corporações e o que você precisa saber para tomar a melhor decisão na hora de escolher a empresa especializada?
Dicas para te ajudarem a escolher o melhor serviço de terceirização
Como os serviços de outsourcing ajudam as empresas a crescerem?
A terceirização de atividades de BackOffice colabora para o crescimento sistemático e sustentável do negócio, com redução de custos e otimização dos recursos. Os ganhos são visíveis, para empresas de qualquer tamanho e segmento o que mostra que a terceirização está cada vez mais democrática e acessível.
Para uma melhor compreensão desse cenário, vale entender que existem alguns pontos recorrentes que levam empresas a recorrer à terceirização. Um dos principais é a disponibilidade cada vez mais restrita da carteira de recursos para fazer investimentos, sejam financeiros ou humanos, e assim por diante.
Com isso, o primeiro aspecto diferencial quando se opta pela terceirização, é a transferência da aplicação de recursos para um terceiro. Em caso de empresas especializadas em processos de BackOffice, por exemplo, os investimentos serão feitos em treinamento, tecnologia e equipamentos para realizar esse tipo de serviço.
Se sua empresa contrata esse trabalho, passa a poder canalizar todo o capital no core business, isto é, no produto final que seu negócio entrega.
Além disso, a terceirização já pode ser considerada uma tendência econômica. Como existem empresas especialistas em diferentes segmentos, há um aperfeiçoamento da expertise e ao investir no seu negócio, ele ficará ainda melhor.
Agora vamos conhecer alguns outros benefícios derivados dessa prática:
Redução de custos
Com os serviços de terceirização, são reduzidos os gastos com treinamentos e de tempo para estudar um setor que nem sempre há muita familiaridade. Além disso, a contratação de pessoas especializadas para atuar internamente exige pagamento de obrigações trabalhistas.
Perceba que a redução de custos também é derivada da melhoria da eficiência de atividades de áreas de apoio, sem exigir investimento de recursos. A consequência é o aumento da competitividade, da automação de atividades operacionais e da escolha por estratégias flexíveis, que oferecem espaço para a organização atuar de forma estratégica.
Aumento da produtividade
Os colaboradores conseguem atuar com as tarefas mais relevantes e nas quais mais têm know how e experiência, em vez de perder tempo com atividades operacionais que poderiam estar sendo feitas por especialistas, por exemplo. Essa ação faz com que naturalmente, os colaboradores produzam mais em menos tempo, medida que também implicará melhoria de resultados.
Nesse cenário, cabe ao gestor monitorar o cumprimento dos prazos e alcance de metas, já que o restante é garantido pela empresa especializada. Será ela a responsável por fornecer as informações relevantes e contribuir para as melhores escolhas nas tomadas de decisão estratégica.
Crescimento da competitividade
Em conexão com estes pontos anteriores, fica claro que a terceirização garante que todos os setores da empresa trabalhem com desempenho máximo.
Ela faz com que a equipe interna consiga focar apenas nas atividades estratégicas e tenha tempo para desenvolver as ações das melhores maneiras. Essa situação leva a um aumento da vantagem competitiva, especialmente porque há mais eficiência nos processos de forma geral.
Aliado a isso, há ainda um compartilhamento de conhecimento e execução de abordagens mais inovadoras graças ao tempo extra que a equipe terá para se dedicar a isso.
Foco no cliente
A realização de tarefas manuais rotineiras por meio de serviços de terceirização faz com que a equipe interna direcione suas atenções para o que é mais importante: o cliente. Assim, fica mais fácil descobrir gargalos e solucionar os problemas que surgirem durante a gestão. Além disso, é possível implementar melhorias no pós-venda, que visa à fidelização desses clientes.
Diminuição dos riscos
Os riscos são reduzidos porque o nível de qualificação e expertise dos profissionais que executam as atividades terceirizadas é sempre elevada, isso atrelado a estrutura tecnológica dos demais processos do negócio. Nesse cenário, você tem uma equipe já preparada para potencializar os resultados e implementar seu know how para otimizar os processos e reduzir as perdas.
O ponto é, naturalmente, com o aumento do conhecimento, as chances de algum equívoco ser cometido diminuem de maneira significativa.
Melhoria do compliance
Uma vantagem que muitos não lembram é que a terceirização normalmente melhora o compliance dos processos. À medida que as atividades são segregadas e repassadas para um terceiro, elas passam a ser ainda mais regradas e coordenadas. Assim, sua empresa passa a ter normas de envio de informações, troca de dados e processos mais estruturados e eficientes no geral.
É importante ressaltar, que para todos esses benefícios serem alcançados, é preciso encontrar uma empresa especializada em terceirização que tenha qualidade e garantia de um bom serviço. Caso contrário, você pode enfrentar enfrentar imprevistos, que podem colocar em cheque a continuidade dos bons resultados.
Agora que você esta por dentro das vantagens que a terceirização pode trazer e está convencida delas, que tal umas dicas de como escolher a melhor empresa para esse tipo de parceria? É o que vamos ver a seguir!
Como escolher o melhor fornecedor de serviços terceirizados?
Contratar uma empresa de terceirização exige atenção a diferentes aspectos. É preciso entender qual a demanda do seu negócio e qual tipo de serviço será terceirizado, para assim identificar o melhor fornecedor a partir de alguns critérios relevantes. Além disso, o fator comunicação é indispensável, porque os bons resultados são conquistados somente com a definição clara e transparente dos objetivos a serem perseguidos.
A partir disso, vamos dar uma olhada nos principais critérios que você dele levar em consideração na hora de escolher um fornecedor de serviços de terceirização. Siga esses passos e você dificilmente terá problemas com sua decisão:
1. Verifique a gestão de relacionamento do fornecedor com seus clientes
É fundamental que a empresa de terceirização estabeleça uma verdadeira parceria com a empresa contratante. Além disso, identificar este método de relacionamento é o primeiro passo para garantir bons resultados e reagir de maneira eficiente a qualquer imprevisto que surgir.
Essa característica também é útil quando há casos de emergência ou urgência, já que isso facilita a resolução dos imprevistos. Por isso, vale a pena verificar se existe monitoramento contínuo e eficaz entre ambas as partes, a fim de assegurar satisfação e harmonia.
2. Avalie a experiência nesse tipo de serviço
Certifique-se que o parceiro escolhido tenha uma experiência consolidada no mercado de terceirização. Saiba que embora este mercado seja relativamente novo no país, já existem empresas tradicionais com décadas de experiência e que já trabalharam com grandes companhias. Por isso, nem todas elas vão contar , de fato, com o know how que você precisa.
Nesse contexto, é essencial analisar se o fornecedor tem maturidade e expertise, principalmente atuando no seu segmento, porque esse é um serviço técnico, mas que tem uma parte significativa de entendimento e relacionamento.
3. Identifique como é trabalhado o gerenciamento de metas
O fornecedor de serviços terceirizados precisa ter metas alinhadas à sua empresa e apresentar soluções interessantes principalmente em relação aos aspectos inovação, qualidade e custo. É preciso haver um suporte de todo o processo, desde sua concepção até seu encerramento, passando pelo planejamento.
Esse trabalho precisa estar embasado em prioridades e critérios condizentes com cada etapa do projeto e com as estratégias definidas pelo gestão do cliente, nesse caso, o seu negócio.
4. Analise se o parceiro conhece a realidade local
É ideal que a empresa de terceirização conheça o contexto dos processos administrativos da sua região, seja estado ou cidade. No caso do Brasil, um pais que têm muitas particularidades em suas legislações e burocracias, entender exatamente esse cenário, além das necessidades que traz, é fundamental.
Sua empresa precisa operar de maneira diferente, por exemplo, ao dos Estados Unidos, que é um mercado mais consolidado e com regras uniformes. Aqui no Brasil, é preciso compreender que o cenário é volátil e dinâmico, sendo necessário ter a capacidade de visualizar como esse aspecto afeta o dia a dia de cada empresa cliente.
5. Saiba como é feito o monitoramento da continuidade dos serviços
A empresa contratada deve saber gerenciar eventuais indisponibilidades e interrupções nos serviços. Essa medida é essencial porque solidifica os processos operacionais de escalabilidade e monitoramento, as funções de governança corporativa e o controle o fluxo de trabalho.
Esse controle evitará obstáculos prejudiciais aos processos, como a falta de insumos, suprimentos, informações, entre outros recursos.
6. Confira a saúde financeira do prestador de serviços
O fornecedor de serviços contratado deve comprovar sua solidez financeira para garantir o cumprimento das demandas necessárias. Vale a pena conhecer de perto a possível parceira para ter certeza de que o acordado será de fato cumprido.
Para verificar esses quesitos, é importante ter atenção à experiência e aos resultados alcançados pelo fornecedor. Além disso, o tempo de funcionamento do negócio é um bom indicativo de consolidação no mercado.
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