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As empresas do setor de logística querem melhorar os seus processos internos para alcançar resultados expressivos com os seus negócios. Para isso, é necessário definir prioridades, traçar estratégias eficientes e implantar ações efetivas. Uma prática que tem ajudado as organizações a alcançarem esse nível de excelência é a auditoria logística.

A auditoria logística pode ser definida como um diagnóstico logístico para analisar as disfunções presentes na empresa. Dessa forma, é possível ter sucesso em todas as etapas do processo logístico, como no transporte, na armazenagem e na entrega dos bens aos clientes.

Realizar uma auditoria logística na sua empresa proporciona diversos benefícios, como: identificar quais métodos e procedimentos podem controlar gastos desnecessários; auxiliar no levantamento de dados precisos; desenvolver estratégias de logística mais coerentes com a realidade e proporcionar o sucesso de frota.

O que é auditoria logística?

A auditoria logística é uma avaliação do setor logístico da sua empresa. Ela tem como objetivo identificar os pontos de melhoria da área. Com o diagnóstico em mãos, você vai saber exatamente o que precisa ser corrigido para alcançar o sucesso em todas as etapas do processo. Tanto o transporte, quanto o armazenamento e a entrega são inspecionados a fim de gerar informações precisas sobre o negócio.

Apostar no procedimento é investir na qualidade. Afinal, o resultado aponta falhas a serem corrigidas, que demandam sua atenção e seu investimento. Em outras palavras, a auditoria subsidia decisões inteligentes e estratégias capazes de alavancar o empreendimento. 

Outra vantagem proporcionada é o controle e a consequente eliminação de gastos desnecessários a partir da análise. Essa prática traça um paralelo entre as metas (como a operação deveria estar atuando) e a performance atual.

Como funciona a auditoria logística?

É possível implementar o procedimento de duas formas: auditoria externa e interna. A primeira consiste na contratação de uma empresa especializada para auditar o seu negócio e enviar os dados. A segunda envolve os próprios colaboradores exercendo o papel de auditores, desde que eles sejam treinados e não assumam a responsabilidade de inspecionar a própria área. Uma consultoria especializada poderá auxiliar na formatação do método.

Inicialmente, todo o processo logístico é mapeado, com o detalhamento de tarefas e do fluxo. Variáveis qualitativas (atentam-se à concretização do que foi planejado) e quantitativas (medidas numericamente) são observadas com o propósito de informar sobre o desempenho da empresa

Durante a auditoria logística, são simuladas situações que mostram se o seu empreendimento será capaz de responder às demandas futuras do mercado. Dessa forma, podemos descobrir a probabilidade de o negócio continuar ativo nos próximos anos, aplicando correções, quando necessário, para que isso aconteça.

O que é auditado?

Entre os tópicos avaliados, podemos destacar a taxa de transferência de demanda, que se preocupa com a previsibilidade de atendimento da sua empresa. A capacidade de entrega entra no estudo, considerando a área do centro de distribuição e a quantidade de profissionais responsáveis, por exemplo.

Em relação à satisfação do cliente, são observados os seguintes pontos: 

  • taxa de atendimento do pedido;
  • grau de satisfação do cliente;
  • taxa de resolução dos problemas;
  • acompanhamento do item; 
  • rastreamento;
  • precisão na entrada do pedido;
  • tempo e entrada do pedido.

Há também a análise de custos envolvidos no atendimento ao consumidor e a análise de utilização de recursos da empresa. O primeiro índice compreende o escalonamento dos gastos, ou seja, a aplicação que deverá tender ao equilíbrio financeiro na resposta aos pedidos, sem onerar demais a empresa no atendimento a diferentes consumidores. 

Por outro lado, o indicador de recursos avalia todo o sistema envolvido no serviço, incluindo a mão de obra. Esse cálculo considera a utilização de capacidade dividida pela capacidade instalada.

Por fim, separamos mais alguns pontos comumente observados: relacionamento com fornecedores, planos de distribuição, de armazenamento e de terceirização, marketing, além das ações de produção. Ou seja, na prática, a auditoria logística te ajuda a tomar decisões corretas. Ela aponta o caminho mais promissor ao seu negócio, com economia de recursos, procedimentos eficientes e clientes satisfeitos.

Como fazer uma boa auditoria de logística?

Há diversas maneiras de realizarmos uma auditoria logística, mas há algumas que nos proporcionam uma maior eficiência.

  • Determine a eficácia dos objetivos propostos
  • Defina as preferências e os requisitos do seu cliente e aplique metas para poder colocar em prática
  • Analise as práticas logísticas que estão sendo adotadas atualmente e detalhe cada uma
  • Faça uma análise dos dados logísticos
  • Faça uma identificação das iniciativas e dos programas
  • Priorize os projetos
  • Analise, desenvolva e implemente o plano desenvolvido
  • Após implantado, avalie o desempenho e, se necessário, aplique melhorias
  • Após a identificação das questões mais importantes para a realização da auditoria logística, é hora de estabelecermos as variáveis críticas.

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