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programa de incentivo em armazens

A sua empresa conta com um programa de incentivo em armazéns? Não? Talvez seja o momento de considerar a implementação do processo se quiser alcançar melhorias operacionais. 

Entenda aqui no Blog da Russel Serviços o que é o programa de incentivo em armazéns e como aplicá-lo na sua empresa.

O que é o programa de incentivo em armazéns?

Um programa de incentivo em armazéns é uma boa prática adotada pelas empresas que compartilham do objetivo de melhorar sua operação. Como benefícios diretos da ação, podemos destacar a diminuição de danos aos produtos armazenados e aos equipamentos, a redução de falhas operacionais, a minimização de marcação equivocada em inventários, entre outros erros prejudiciais ao negócio.

De modo geral, os programas de incentivo não são novidade. Eles podem ser criados com finalidades diversas, sendo fixos ou pontuais. Basta querer aumentar a satisfação dos funcionários e a qualidade do serviço. Eles funcionam como uma dose de motivação que faz com que a equipe dê um gás a mais para ser recompensada.

Muitas profissões — vendedores, por exemplo — têm sua carreira baseada em incentivos, principalmente as comissões. No entanto, na área logística, especificamente, as iniciativas desse tipo são raras.

Como aplicar o programa de incentivo em armazéns?

Em primeiro lugar, é importante estabelecer que os incentivos financeiros não são a única maneira de estimular seus funcionários. Você pode definir como prêmios: folgas, almoços especiais, vale presente, prioridade em escolha do turno e até mesmo estabelecer o programa como critério de promoção por meritocracia. 

Na hora de estabelecer o que será considerado como critério do programa de incentivo em armazéns, seja realista. Nada de colocar metas fáceis demais ou impossíveis de serem alcançadas. É importante equilibrar indicadores totalmente mensuráveis, dosando a complexidade deles. É possível avaliar assiduidade, atribuição de erros, contribuição com ideias para solução de problemas e produtividade.

Mas seja coerente. Priorize um foco em cada ciclo, tomando cuidado para não estipular objetivos conflitantes, como aumento da produtividade com a diminuição de erros de conferência (que demandaria mais tempo de dedicação). Também é necessário ser justo com toda a equipe. Ao definir os critérios de incentivo, avalie se todos os times terão iguais condições de alcançá-los. 

Publique os resultados em local visível para todos. Ser transparente é parte do sucesso da prática. Os funcionários que não forem recompensados entenderão que o desempenho atual deles está um pouco abaixo do que foi valorizado, podendo receber o feedback e buscar o aprimoramento. Além disso, vale lembrar que as metas são flexíveis e podem mudar de tempos em tempos, conforme as necessidades do empreendimento.

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