fbpx

O BIM é visto como um processo de novidade na estrutura, pois altera seus processos internos, os produtos e documentos resultantes e pode reposicionar toda a produção.

E como todo processo de inovação ele deve ter como premissa o apoio e envolvimento da alta direção, sem o que estará fadado ao fracasso. E, infelizmente, já assistimos à esta situação.

Em geral, os primeiros interessados em implantar o BIM são da área técnica, pois são eles que sofrem rotineiramente com os problemas de projetos mal resolvidos, orçamentos e cronogramas com excesso de erros etc., mas o foco da inovação não deve ser a correção destes sintomas e sim a eliminação da origem do problema para que seja possível um melhor desempenho da organização.

Leia: Tendências e Projeções para Construção Civil em 2022 | 

Não vamos nos enganar, a principal motivação para a imensa maioria das inovações é financeira, a busca por melhor rentabilidade. E o BIM é uma excelente forma disto ser alcançado.

Todos os relatos de casos de implantação bem-sucedida de BIM indicam ganhos. Um dos estudos mais consistentes foi apresentado no ENIC pela da DRS Ingeneria y Gestion, empresa chilena que desenvolveu 234 projetos em BIM para escritórios, varejo e indústria com custo de construção entre U$5 milhões e U$50 milhões, e que resultaram em economias entre U$250.000,00 e U$2.500.000,00 por empreendimento, ou seja cerca de 5% dos valores, afora outras vantagens, como a redução de incertezas de prazos e custos. Porém existem diversos outros relatos e todos apontam na mesma direção, redução de custos e prazos de obras e melhoria na precisão de orçamentos e cronogramas. Ou seja, ganhos financeiros!

Do mesmo modo o que impulsiona o governo do Reino Unido a investir milhões de libras no desenvolvimento do BIM de modo que possa exigir sua aplicação nos empreendimentos é a meta de redução de 15% nos custos das obras governamentais.

O BIM realmente encanta os técnicos, mas não são eles que decidem e aparentemente os responsáveis ainda não estão atentos para os ganhos que esta inovação pode proporcionar. E , pior, uma implantação sem o devido apoio da alta direção corre sérios riscos de ser mal sucedida…

Está em busca de terceirização de engenheiros e profissionais no segmento de construção civil? Conte com a Russel Serviços, uma das lideres do segmento de terceirização e com expertise de mais de 15 anos de atividade no mercado. Seu funcionário será integrado em até 48h e todo o processo pode ser realizado de forma totalmente online.

Para saber mais ou pedir um orçamento para o seu negócio, entre em contato através do e-mail: contato@russelservico.com.br

Republished by Blog Post Promoter

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp