A intralogística é uma forma eficaz de se diferenciar dos concorrentes. Ter uma logística interna onde todos os recursos e processos estejam otimizados se traduz em um serviço muito mais ágil.
Trata-se de um conceito que abrange todos os processos e movimentos de mercadoria que ocorrem dentro de uma empresa, desde que os produtos saem das linhas de produção até que são distribuídos para serem entregues aos clientes.
As novas tecnologias e a logística 4.0 reforçaram a tendência de uma intralogística 4.0. Essa mudança de paradigma vai além de automatizar operações como as tarefas de armazenamento ou a preparação de pedidos, pois inclui gerenciar uma grande quantidade de informações relativas à mercadoria de uma forma eficaz.
Neste post, especificamos as particularidades da intralogística para você ficar por dentro da prática, seus prós e contras, assim como entender os benefícios operacionais conquistados ao se ter uma logística interna otimizada.
O que é uma solução intralogística?
A intralogística está diretamente ligada a movimentação interna de materiais. Portanto, os processos de carga, transporte e manuseio de itens que acontecem dentro da própria empresa constituem exemplos da prática.
Quer entender melhor? Pense no fluxo produtivo, que geralmente, passa pelas etapas de montagem, empacotamento e armazenagem. Estas são todas etapas estão relacionadas à intralogística.
As operações que acontecem em diferentes instalações do negócio, e não apenas no mesmo setor, também representam a aplicação do conceito. Não há limitação de um único espaço para o processo acontecer.
Uma solução intralogística de sucesso envolve muito planejamento e o emprego de recursos. Ela pode ser tão complexa quanto às operações dos tipos B2B e B2C. Quando o gestor logístico age de forma estratégica, é possível diminuir o prazo produtivo, o tempo de armazenagem e acelerar as entregas.
O gerenciamento eficiente controla o período em que os materiais ficam parados em cada etapa, otimizando o fluxo de modo a evitar o desperdício.
Tecnologia na intralogística 4.0
A intralogística 4.0 representa a implementação da automação, da inteligência artificial e dos sistemas de interligação nos diferentes processos do armazém com objetivos muito claros: executar os movimentos com maior precisão, rapidez e menor custo.
A intralogística 4.0 nasce como resultado dos seguintes avanços:
- Automação. Sistemas de armazenagem completamente automáticos e equipamentos de movimentação que aproveitam ao máximo o espaço e volume de construção, além de proporcionar uma maior produtividade e elevada disponibilidade.
- Robótica colaborativa. Trata-se de uma tecnologia que trouxe eficiência a todos os processos da cadeia de suprimentos, desde o transporte da mercadoria até a preparação de pedidos.
- Inteligência de dados. O big data é uma ferramenta muito útil para conhecer e analisar o desempenho do armazém em tempo real. Dessa forma, é possível prever cenários e comportamentos e, consequentemente, aplicar melhorias.
A tecnologia simplifica os processos e, graças a ela, as empresas são muito mais ágeis e flexíveis para se adaptar às mudanças do mercado e às novas necessidades dos consumidores.
Como promover uma solução intralogística na sua empresa?
Mesmo acontecendo somente dentro das instalações do negócio, a solução intralogística tem implicação em todo o trabalho logístico. Afinal, a empresa é o berço do processo. Se algo der errado ali, as demais etapas, incluindo a entrega ao consumidor final, sofrerão as consequências.
Para que você consiga implementar essa prática de forma eficiente e reduzindo a chance de riscos, preparamos algumas recomendações essenciais. Confira!
1. Dedique-se ao planejamento
Para isso dar certo, prepara-se para desenhar todo o seu fluxo produtivo. Tome nota de cada atividade, entenda o que acontece nas fases e registre o tempo gasto por etapa.
Assim, você assumirá o protagonismo e o controle da produção. O passo seguinte será avaliar se algo pode ser aprimorado. Por fim, basta prever possíveis riscos e acompanhar se tudo está acontecendo conforme o planejado.
2. Vistorie o maquinário
é essencial determinar um período de vistoria para os controles e para o maquinário já que eles estão diretamente relacionados ao sucesso do negócio. Por isso, não podem ficar inoperantes.
É o seu papel garantir o funcionamento contínuo dos equipamentos. Ao seguir nossa recomendação, consequentemente, o risco de acidentes será diminuído e a performance das máquinas também.
3. Automatize processos
Obviamente, não daria para ignorar a força que a tecnologia traz para qualquer tarefa. No caso da solução intralogística, ela traz mais segurança, precisão e agilidade ao processo. Ao apostar em transportes automáticos, por exemplo, a ergonomia dos trabalhadores é garantida.
4. Aposte na gestão de armazéns
A gestão do estoque é um resumo de todas as dicas compartilhadas anteriormente. Trata-se da execução de tudo o que foi planejado, do acompanhamento detalhado do trabalho e do registro de informações.
O gestor poderá liberar mercadorias para as estradas, garantir o controle de qualidade e avaliar se a eficiência alcançada ficou próxima à planejada.
A solução intralogística, quando recebe a devida atenção, tem o potencial de transformar a sua empresa. Com a movimentação correta de materiais, a cadeia produtiva dará um salto. Se tudo começar da maneira certa, provavelmente os resultados seguirão o mesmo destino.
Os principais benefícios da intralogística
A intralogística e a intralogística 4.0 proporcionam grandes benefícios à empresa. O motivo já deve ter ficado claro: uma boa organização dos armazéns ajuda as empresas a desenvolver suas estratégias de negócio e a reduzir custos.
Controlar tudo o que ocorre no armazém é vital para manter os artigos nas melhores condições e, consequentemente, que sua qualidade seja a adequada para as necessidades dos clientes. O principais ganhos provavelmente estão em:
- Tornar o movimento e fluxo de mercadoria adequado.
- Diminuir o estoque.
- Reduzir custos.
- Otimizar a mão de obra.
- Aproveitar melhor o espaço de armazenamento.
- Ganhar agilidade nas tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.
- Realizar um serviço mais rápido, efetivo e satisfatório para os clientes.
Intralogística para o futuro
As organizações estão cada vez mais cientes de que ter uma intralogística bem organizada e eficaz representa uma vantagem competitiva para seus negócios. As empresas podem se diferenciar de seus concorrentes graças a um serviço ágil e capaz de atender às necessidades dos clientes.
Os avanços tecnológicos como a robotização ou a automação servem para otimizar a intralogística, agilizar o trabalho dos operadores e controlar os produtos. No entanto, no fundo, o que realmente é preciso fazer para aperfeiçoar a logística é analisar profundamente o armazém. Verificar como se desenvolvem as operações e como são gerenciados os produtos é indispensável para tomar decisões em prol da melhoria.
Se você quer garantir uma operação eficiente e organizada é importante mais do que uma intralogística bem feita, ter profissionais qualificados para atender as demandas e realizar as atividades necessárias de forma profissional e satisfatória.
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