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A comunicação assertiva é uma das habilidades requeridas dentro do mercado de trabalho. Isso porque saber se comunicar bem é um dos pontos chave para alavancar a sua carreira e tornar o ambiente de trabalho mais saudável.

A assertividade da comunicação é marcada por ser clara, verdadeira e dinâmica, sem ser invasiva ou autoritária. Uma pessoa que tem essas características é conhecida por saber transmitir as informações que precisam ser ditas de forma compreensiva, empática e objetiva.

Comunicação assertiva no mercado de trabalho

O mercado de trabalho cada vez mais valoriza equipes dinâmicas, criativas e comprometidas, pois são fatores que estão alinhados à produtividade do trabalho.

Ter uma boa comunicação está longe de ser uma maneira autoritária e ríspida de repassar as informações, pelo contrário, o diálogo é empático e respeita o espaço do outro. Quando a comunicação em uma empresa é assertiva, toda equipe está na mesma página e apresenta uma produção alinhada que influencia diretamente na política de resultados.

Então, um profissional que deseja ter destaque na carreira, precisa investir tempo para desenvolver uma comunicação assertiva. Confira algumas dicas de como adotar essa metodologia de trabalho:

Busque a evolução contínua

Toda pessoa tem pontos fortes e pontos fracos em sua carreira e em suas competências profissionais. Nesse primeiro momento, o autoconhecimento é fundamental. Para esse exercício, caso seja necessário, faça uma lista com os três pontos abaixo:

  • Problemas: liste quais são os seus principais desafios na carreira;
  • Soluções: liste quais são as suas habilidades que são úteis atualmente e quais você precisa adquirir para ter mais segurança no trabalho;
  • Objetivos: liste quais são as suas metas para o futuro, explique como atingi-las e determine um prazo para cumprir cada uma delas.

Assim, você terá consciência de seus pontos fortes, mas, sobretudo, terá domínio dos seus pontos fracos a fim trabalhar para evoluí-los. Por exemplo, se você é uma pessoa que pensa rápido demais, em muita coisa ao mesmo tempo e tem dificuldade de organizar as ideias, no momento de se expressar pode se sentir ansioso ou extremamente nervoso.

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Trabalhe sua inteligência emocional

Umas das características marcantes da comunicação assertiva é a empatia e o respeito pelo espaço do outro. Então, esteja preparado para viver e reconhecer esses sentimentos. Desenvolva a sua inteligência emocional, aprenda a conviver com seus sentimentos, sobretudo em situações extremas.

A pessoa que desenvolve a inteligência emocional, mesmo em situações de muita pressão ou raiva, está apta para conviver com suas emoções. Ela não se deixa dominar por seus sentimentos, mas sabe reconhecê-los para conseguir raciocinar sobre qual será a melhor ação a ser tomada nas diferentes situações.

Por exemplo, um feedback negativo gera tristeza e frustração. No entanto, ao ouvir o feedback esses sentimentos precisam apenas serem sentidos por você, em silêncio, até que consiga pensar racionalmente.

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Saiba ouvir

A comunicação assertiva depende da interação clara entre os interlocutores e, para isso, é importante ser um ótimo ouvinte.

Além disso, se você não estiver compreendendo o que a outra pessoa está trazendo, não tenha receio de expressar suas dúvidas, assim é possível garantir a compreensão sobre o assunto e evitar ruídos de comunicação, por isso a comunicação assertiva é uma competência tão importante para trabalhar no seu planejamento profissional.

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