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divulgação restaurante redes sociais

Você ainda tem dúvidas de fazer divulgação do seu restaurante nas redes sociais? Foi-se o tempo em que grandes marcas investiam 100% da sua verba de mídia em canais offline. Hoje em dia todos, desde o filho mais novo do seu vizinho até o dono do carrinho de cachorro quente estão nas redes sociais. Por que será que isso está acontecendo?

As pessoas, no geral, estão em busca de se manter conectadas e de encontrar informação. A maioria delas não está mais interessada em propaganda que não leve algum conteúdo relevante. Todos estão em busca de informação, entretenimento e conexão.

É hora de sentar na frente do computador, arregaçar as mangas e começar a explorar todo o potencial das redes sociais no seu negócio. A seguir, além de te mostrar como fazer isso, vamos te explicar em detalhes os ganhos reais ao investir nesse tipo de comunicação para seu restaurante. Confira!

Por Que Divulgar seu Restaurante Delivery nas Redes Sociais?

Se o seu restaurante delivery não está presente em nenhuma rede social, é preciso mudar isso agora mesmo! Isso porque ter uma rede social tornou-se obrigatório para negócios que:

  • desejam se destacar da concorrência;
  • alcançar seu público-alvo que está conectado;
  • vender mais tanto na internet quanto fora dela.

Assim, pode-se dizer que é impossível ter um negócio no século XXI sem marcar presença digitalmente. Afinal, a empresa sempre deve estar onde os seus clientes estão. E eles estão nas redes sociais!

Nesse sentido, a divulgação do delivery é muito importante para atrair clientes e também para criar um relacionamento digital com o público. Especialmente porque as redes sociais são uma mina de ouro para quem sabe usá-las a favor do próprio negócio.

Além disso, hoje, as redes sociais se tornaram o principal meio de estabelecer contato com os clientes no contexto atual. A pandemia fez com que as pessoas consumissem mais conteúdo digital, assim como fazendo mais pedidos pelo serviço de delivery online. Esta tendência já foi aderida por grande parte da população e com ou sem quarentena, continuará presente como forte tendência do mercado.

Por isso, vamos dar algumas dicas essenciais para divulgação do seu delivery nas redes sociais. Veja a seguir!

Quais são as principais redes sociais para divulgação do seu restaurante delivery?

Hoje em dia, existem vários tipos de redes sociais. Isso, entretanto, não quer dizer que o seu negócio precisa estar em todas elas. O ideal é escolher somente aquela (ou aquelas) com a qual o seu negócio e o seu público mais se identifiquem. Além disso, priorize as redes sociais que você já tem intimidade.

Assim, você terá mais facilidade para utilizar os principais recursos da plataforma para promover seu restaurante através do conteúdos produzidos. Tenha em mente que o que realmente importa é a qualidade e não a quantidade!

Estar em muitas redes sociais, mas não alimentá-las com o conteúdo certo pode ser pior do que não estar em nenhuma. Dito isso, falaremos de duas redes sociais mais populares no Brasil: Instagram e Facebook.

Ambas são plataformas online mais usadas por empresas de todos os ramos para divulgação e marketing de seus negócios.

Instagram

O Instagram é uma rede social focada no visual e na estética.  Assim, o compartilhamento de imagens, fotos e vídeos é a forma de marcar presença e interagir neste aplicativo. Recentemente, o número de usuários ativos no Instagram em todo o mundo alcançou a marca de 1 bilhão.

Já no ranking mundial, o Brasil é o segundo país com maior número de perfis ativos no aplicativo contando com 69 milhões de usuários em 2019. Esses dado confirma a importância de se investir em comunicação digital e mostra como é um terreno fértil para a divulgação de qualquer negócio.

Além disso, o Instagram possui o maior índice de engajamento entre todas as redes sociais.

Facebook

O Facebook é uma plataforma que conecta bilhões de pessoas e empresas de todos os lugares no mundo virtual. O aplicativo desenvolvido por Mark Zuckerberg surgiu em 2004 e hoje já possui mais de 2,2 bilhões de usuários no mundo todo.

No Brasil, o número pessoas presentes na plataforma está em torno de 127 milhões, ocupando o 3º lugar no ranking mundial. Na plataforma, é possível compartilhar os mais variados formatos de conteúdo, desde fotos até textos, vídeos, entre tanto outros formatos.

Nesse caso, ele é um pouco mais flexível que o Instagram e engaja com conteúdos de diferentes formatos. Assim, pode ser a melhor opção para quem quer se comunicar com seu publico de forma mais ampla.

Como usar as redes sociais para divulgar seu Delivery?

Já ficou comprovado que as redes sociais possuem grande potencial para divulgação de negócios. Mas é importante se atentar a alguns requisitos para ter sucesso na divulgação. Separamos os principais e que deveriam ter mais a sua atenção:

1- Informações sobre o seu negócio

Preencha todos os dados sobre o seu negócio. Endereço, telefone, horário de funcionamento, site, são exemplos de informações essenciais.

2- Avaliações de clientes

As redes sociais são uma ótima forma de saber como o cliente avalia o seu restaurante delivery. Portanto, ouça sempre o que ele tem a dizer e trace suas estratégias baseadas nesses comentários.

3- Interação com o público

Se o seu cliente segue o perfil do seu restaurante nas redes sociais, retribua dando a atenção que ele merece! Responda a todas interações sempre que possível, pois isso também gera engajamento para o seu perfil e consequentemente aproxima o cliente da sua marca, criando um elo de fidelização valioso.

4- Posts com a rotina do Restaurante Delivery

Alimente suas redes sociais mostrando a rotina do seu restaurante delivery. Afinal, os clientes adoram esse tipo de conteúdo!

5- Crie uma identidade visual

Ter uma identidade visual personalizada ajuda no reconhecimento do seu restaurante delivery nas redes sociais. Defina as cores, a linguagem e o logotipo que representarão seu delivery. Na versão grátis do Canva, por exemplo, uma plataforma de design gráfico, você pode criar imagens e logotipo de graça.

Ela agrega muito valor ao seu negócio e cria uma identificação muito interessante para as estratégias de comunicação que destrinchamos ao longo desse conteúdo.

Divulgando seu Restaurante Delivery no Instagram

O Instagram pode ser a vitrine virtual do seu delivery e um ponto de contato direto com o seu cliente. Mas,  além das imagens, fotos e vídeos, você pode usar outros recursos que o Instagram oferece ara tornar a comunicação digital ainda mais completa, tais como:

  • Story
  • IGTV
  • Cenas
  • Enquetes
  • Perguntas
  • Boomerang
  • Gifs 

O ideal é que sejam feitas em torno de 1 a 3 publicações por dia, procurando diversificar o conteúdo e o seu formato.

Divulgando seu Restaurante Delivery no Facebook

Os usuários podem compartilhar seus posts na plataforma e ajudar a alcançar um número enorme de pessoas. O ideal é fazer de 1 a 2 postagens diariamente

O conteúdo compartilhado pode ser:

  • imagens e fotos
  • vídeos 
  • artigos e matérias interessantes da área
  • curiosidades sobre o seu segmento
  • novidades
  • promoções
  • cupons de desconto

Além disso, é possível integrar o Facebook e o Instagram e compartilhar os conteúdos nas duas plataformas simultaneamente.

A importância de ter uma estratégia

Apesar de parecer simples, trabalhar uma boa estratégia para seu delivery nas redes sociais demanda tempo e frequente análise quantitativa e comportamental. De nada vale você simplesmente estar nas redes sociais, é necessário interagir postando bom conteúdo, que chame a atenção do público em meio a tantas outras postagens, que são geradas constantemente.

Sabendo alinhar esses pontos é possível criar uma estratégia eficiente, conseguir novos clientes e apresentar novidades para os que já são.

Analise os resultados do seu delivery nas redes sociais

Aproveite as páginas do seu delivery nas redes sociais e faça testes de posts com formatos e temas diferentes. Veja como seu público reage a cada comunicação, a partir daí você vai passar a lapidar uma linha de comunicação em sua página.

Analise a quantidade de curtidas, compartilhamentos e comentários dos seus posts. Verifique os resultados dos seus posts impulsionados e se você conseguiu mais seguidores e conversões com essas estratégias.


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