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Muitas empresas têm dificuldades na hora de identificar as vantagens operacionais e estratégicas que envolvem a terceirização da logística. Veja como estas dicas podem te ajudar a escolher melhor um parceiro para sua terceirização logística.

  1. Analise os prós e contras da terceirização

É fundamentável analisar se a logística do seu empreendimento está preparada financeiramente para atender os seus clientes no prazo que o mercado exige.

Com a terceirização logística haverá, na grande maioria dos casos, redução dos gastos e uma diminuição do investimento de capital, pois o seu futuro operador já investiu muito em equipamentos de transportes, armazéns, estruturas de estocagem, sistemas de processamento de pedidos, equipe administrativa e tecnologia logística.

2. Escolha sem pressa o seu novo parceiro logístico
O mercado oferece muitos parceiros, mas escolher não é uma tarefa fácil.

Analise a relação de clientes no seu futuro operador logístico. Veja os comentários sobre a empresa na internet. Experiência e tempo de permanência no mercado podem ser um primeiro ponto de partida, não coloque a sua empresa na mão de aventureiros.

3. Converse e deixe bem claro para seu parceiro as expectativas do seu negócio
A troca de informações é importante para ter uma boa comunicação com a empresa e consequentemente irá facilitar o desempenho logístico, criação de regras operacionais para as duas empresas, objetivos especiais e definição da meta de serviço a ser alcançada. Uma boa conversa vai te ajudar a esclarecer suas perspectivas em relação ao negócio.

4. Analise toda a proposta
A maioria das empresas avaliam somente o custo final do projeto. Porém, dessa forma fica difícil prever os reais custos futuros sobre a operação. É preciso avaliar todo o processo envolvido na mudança para o seu futuro operador logístico.

Uma proposta técnica bem elaborada com todo escopo de trabalho definido pode ajudar muito na implantação e evitar o aparecimento de custos não discutidos.

Outro ponto importante é a flexibilidade e a capacidade de reação do seu futuro operador logístico em casos de mudanças de escopo de trabalho ao longo do tempo de parceria. Veja se o seu operador tem clientes de longa data, pois as necessidades mudam naturalmente ao longo do tempo.

5. O contrato é uma proteção
Nunca abra mão de um documento que exponha as obrigações de ambas a partes e defina as regras de saída em caso de um encerramento desta parceria.

 6. Determine quais serão os procedimentos na implantação do seu projeto
Assim que for definido o escopo e o contrato validado, é hora de analisar e definir os procedimentos de implantação do projeto da sua terceirização logística. O objetivo é que se torne um diferencial competitivo, por isso a importância de estar tudo muito claro e de forma objetiva.

Assim como a empresa, o prestador deve conhecer e estar preparado para acatar a política de empresa, e por sua vez a empresa deve ter o conhecimento sobre os procedimentos do prestador.

7. O bom diálogo faz a diferença
É preciso acompanhar e estar por dentro de toda a operação, e manter contato com seu parceiro quando necessário, apontar problemas ou insatisfações durante o processo inteiro.

A comunicação pode ocorrer por vários meios, sendo necessária uma equipe coesa para garantir o sucesso. Peça sempre feedback e relatórios sobre o processo.


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