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            Antes de promover um funcionário a gerente é preciso avaliar se ele tem perfil para ocupar o cargo. Afinal, esta função exige um bom relacionamento e muita capacidade de disseminar informações 

As atribuições e metas de um gerente variam de acordo com a área de atuação, mas duas são comuns a todos: orientar equipes e designar tarefas. Porém, nem sempre os profissionais que ocupam esta função estão preparados para cumprir as demandas, o que resulta em insatisfação pessoal e cobrança por parte da empresa. O que fazer?

 

O gerente é o principal responsável pelo relacionamento da empresa com os clientes. É ele que atua no dia a dia. Antes de promover um funcionário espetacular a gerente é preciso avaliar se ele tem perfil para ocupar o cargo. É comum que profissionais que são muito bons tecnicamente não apresentem a mesma performance ao assumir a gerência. 

 

Afinal, esta função exige um bom relacionamento interpessoal, a capacidade de disseminar as informações e competência para tomar decisões. Se não houver estes atributos, a empresa corre o risco de perder um ótimo colaborador para ter um gerente medíocre.

 

Há empresas que ainda têm uma visão antiga de como funciona o mercado de trabalho. Acreditam que o funcionário fica satisfeito apenas com um bom salário e possibilidade de crescimento. Mas hoje, as pessoas buscam satisfação pessoal no ambiente de trabalho. Preocupam-se em desenvolver bem as suas funções e atuar em um ambiente amigável. É importante que saibam o que se espera delas, a importância da função que ocupam para o todo e tenham apoio para se desenvolver.

 

O cargo de gerente é crítico, pois é uma função intermediária, na qual há um aumento de responsabilidades e também a necessidade de lidar com outro não apenas como colega de trabalho, mas como um subordinado. Por isso, cabe à empresa oferecer aos seus colaboradores meios para que possam desempenhar esta função com segurança, evitando as angústias.

 

Os processos de desenvolvimento e a implementação do processo de planejamento e estratégia são fundamentais em organizações de todos os portes, de qualquer mercado e para todas as áreas.

 

Afinal, o capital humano é o principal diferencial que uma empresa pode ter: preparar, mobilizar e direcionar com horizontes de curto e longo prazo são fundamentais para desenvolver foco em resultados. A gestão baseada em competências e os ciclos de Estratégia e Planejamento são ferramentas muito boas para trilhar este caminho. Una os dois!

 

Matéria original em: Como melhorar o desempenho dos gerentes (administradores.com.br)

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