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A gestão de empreendimentos da dimensão de um Aeroporto é sempre um grande desafio pela imensidão de processos internos que precisam ser estruturados e organizados para manter o bom funcionamento das atividades. Além disso, é preciso lidar todos os dias com as milhares de pessoas que circulam por ali.
Ou seja, além de buscar um bom funcionamento administrativo, é preciso garantir, segurança, higiene e competência nos serviços para conquistar a confiança dos clientes. Um espaço gigantesco como esse precisa garantir o bom funcionamento a fim de não prejudicar as programações, já que voos sejam eles nacionais internacionais envolvem uma carga grande burocracia e normas que devem ser respeitadas. .
No entanto, manter todas essas engrenagens funcionando requer uma gestão robusta e eficiente, capaz de manter o controle das diversas áreas envolvidas na operação de um aeroporto. Muitos deles, estão apelando a terceirização para enxugar essa gestão e tornar os processos mais assertivos e ágeis.
O forte aumento do tráfego aéreo nos últimos tempos também influenciou diretamente para que os aeroportos cada vez mais busquem a contratação de empresas terceirizadas. A seguir te mostraremos os principais serviços que podem ser terceirizados e as vantagens por trás dessa decisão:
Como se beneficiar da terceirização em serviços de aeroportos
As rotinas de um aeroporto incluem inúmeras atividades que podem ser realizadas por uma empresa terceirizada. Quando são contratadas, as equipes detém de conhecimentos especializados e são treinadas para oferecer total suporte e serviços de excelência.
A terceirização de serviços conta com equipes multidisciplinares, funcionários com qualificação específica para tal serviço, além de contar com atendimento personalizado para suprir as demandas de cada setor.
Os benefícios da terceirização de serviços seja em um aeroporto ou em qualquer outra empresa são muitos, como por exemplo, contar com especialistas em todas as etapas da operação, reduzir custos operacionais e com treinamentos, priorizar os investimentos, otimizar o tempo dos gestores, bem como expandir o negócio de forma estruturada.
Abaixo destacaremos as principais atividades a serem terceirizadas nos aeroportos.
Terceirização de equipes de limpeza e conservação
Como já mencionamos neste texto, é grande o número de circulação de pessoas em um aeroporto. Sendo assim, para que serviços de limpeza e conservação em aeroportos sejam impecáveis no dia a dia, é fundamental a contratação de equipes terceirizadas para diversos setores, como por exemplo:
- terminais;
- banheiros;
- saguões;
- praças de alimentação;
- salas e setores de embarques e desembarques;
- lojas;
- áreas verdes e jardinagem;
- alfândega;
- setor de imigração;
- ônibus e aeronaves.
Com a lista acima, é nítida a quantidade de setores em um aeroporto que necessitam de cuidados com limpeza e conservação frequentemente. Definitivamente, a contratação da terceirização de empresas especializadas neste tipo de atividade é imprescindível para que o aeroporto receba seus clientes com maestria.
As equipes terceirizadas contam com profissionais capacitados para desempenhar com excelência as diversas atividades de higienização. Além da limpeza mais pesada que deve ser realizada diariamente, tarefas como essas exigem manutenção frequente a fim de conservar por mais tempo os serviços prestados.
Com a gestão de facilities, as empresas disponibilizam planejamentos estratégicos com horários de limpeza, priorizando sempre momentos com baixo fluxo de pessoas. Porém, nem sempre é possível, e para que os serviços sejam executados, as equipes devem sinalizar os ambientes com placas sinalizadoras, e quando necessário, fechar parte da área a ser higienizada.
Terceirização de serviços auxiliares ao setor aéreo
A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC regula e fiscaliza todas as atividades da aviação civil e infraestrutura aeronáutica e aeroportuária do Brasil. Em sua resolução n. 116, de 20 de outubro de 2009, estabelece quais são os serviços auxiliares ao transporte aéreo.
Veja abaixo quais são:
- serviços de emergência, comerciais e de proteção;
- movimentação e proteção de cargas;
- inspeção de bagagem despachada;
- atendimento de aeronaves;
- controle de desembarque e embarque de passageiros;
- controle de acesso às áreas restritas de segurança;
- despacho operacional de voo;
- proteção de aeronaves estacionadas;
- verificação de segurança de aeronaves (varredura).
O artigo 3º desta resolução menciona que “os serviços auxiliares ao transporte aéreo são serviços de natureza especializada e as sociedades empresárias organizadas para sua prestação estão obrigadas ao atendimento dos requisitos”.
Isso significa que toda a terceirização deve necessariamente atender aos requisitos pré-estabelecidos pela ANAC, que tange aos procedimentos, equipamentos utilizados e habilitação de equipes.
Tendo em vista essas disposições, é notável que a terceirização de alguns serviços de um aeroporto devem seguir um planejamento estratégico, além de serem executados por pessoal especializado e capacitado para os diferentes setores de interesse.
As empresas especializadas em prestar este tipo de serviço contam com um sistema informatizado de gestão para a criação de planos de trabalho personalizados responsáveis por facilitar a gestão desses processos e tirar essa carga da equipe interna. Essas soluções são ideais por centralizarem serviços de limpeza, manutenção predial, serviços de apoio técnico e administrativo, entre outros.
Conheça algumas outras atividades constantemente terceirizadas em aeroportos:
- recepção e portaria;
- conservação e limpeza;
- serviços de TI;
- combate a incêndio;
- controle de pragas;
- gerenciamento de resíduos;
- manutenção de áreas verdes e jardinagem;
- limpeza de fachada;
- limpeza técnica e industrial;
- montagem e desmontagem de andaimes;
- qualidade do ar e da água;
- limpeza e higienização hospitalar.
Com a gestão bem feita das atividades a otimização dos serviços tem impacto na organização como um todo. É possível torná-los mais eficientes, e nesse sentido, contribuir para a economia de recursos e aumento da competitividade da empresa.
Se você quer terceirizar de forma eficiente e sem perder tempo com problemas contratuais é importante construir essa parceria com empresas competentes e que apresentem expertise no mercado.
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