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como melhorar a entrega de EPI pelo almoxarifado

Diversas vezes ouvimos comentar que a entrega do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é um dos principais desafios para a Segurança e Saúde do Trabalho. O preenchimento manual da ficha de controle é relacionada com o tempo, a frequência e a logística que demanda a entrega do EPI. O almoxarifado é comumente utilizado para essa atividade e, neste caso, é necessário pensar sobre como melhorar a entrega do EPI pelo almoxarifado.

A entrega do EPI pelo almoxarifado pode se tornar um ponto crítico a medida que se torna lento e oneroso para a indústria. Uma fila de colaboradores representa uma perda de tempo, falta de organização, falta de agilidade e redução da produtividade. Em muita situações esses problemas levam a deixar de entregar o EPI para o colaborador, aumentando a probabilidade de acidente de trabalho e receber penalidades financeiras ou jurídicas.

Nos locais de trabalho ou frentes de serviços esse índice pode ser maior se associamos que a identificação de irregularidades de SST está diretamente relacionada com a quantidade de fiscalizações que são realizadas pelos órgãos públicos relacionados e responsáveis pela inspeção do trabalho no Brasil, que nos últimos meses reduziu drasticamente, conforme pode ser observado nos dados projetados pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).

A falta de entrega do EPI para o colaborador pode estar associada ao almoxarifado. É um setor que deve possuir colaboradores treinados e preparados para fornecer o EPI com agilidade e assertividade, reduzindo os erros ou falhas das informações que devem ser registradas e relacionadas com o colaborador que está exposto aos riscos ocupacionais.

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Desafios do processo de entrega do EPI

A NR 06 – Equipamento de Proteção Individual define que um Equipamento de Proteção Individual – EPI é “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.” Neste caso, o uso correto do EPI é um procedimento que protege as partes do corpo do trabalhador e garante um ambiente de trabalho com mais segurança e saúde.

Observa-se, em diferentes ambientes industriais, que apesar de compreender a importância do uso do EPI para reduzir os níveis de exposição aos riscos ocupacionais, os trabalhadores deixam de usar, removem o EPI durante ou antes de concluir as atividades ou tarefas executadas ou tem dificuldade de receber ou trocar o EPI.

Deixar de usar o EPI é associado com a falta ou indisponibilidade do EPI no local de trabalho ou no almoxarifado, desconforto do EPI, alteração da aparência ao usar o EPI, falta de controle de uso do EPI ou mesmo o EPI gera desconfortos como, por exemplo, o embaçamento dos óculos, umidade nas luvas e botas, dificuldades respiratórias, entre outros.

A maioria das situações ou dificuldades relatadas pelos trabalhadores podem ser resolvidas com um treinamento adequado do uso do EPI e com o monitoramento frequente do trabalhador para exigir e conscientizar o uso do EPI. Além disso, é necessário que o empregador garanta a entrega do EPI no momento, com a qualidade e quantidade adequada.

O monitoramento do uso dos EPI’s manualmente é inviabilizado à medida que cresce o número de trabalhadores que executam atividades industriais no local de trabalho. É um volume de informações e atividades de controle que elevam os custos de controle da SST e que dificilmente o almoxarifado com processos manuais de registro terá flexibilidade e agilidade para garantir a entrega do EPI.

Os desafios do processo de entrega do EPI no almoxarifado são relacionados com o tempo demandado para o processamento e registro de informações. Uma demanda elevada de EPI’s contribuirá para formar filas no almoxarifado, postergar a coleta de assinaturas, dificulta a reposição do estoque correto de EPI’s e o controle das informações e custos de EPI’s.

Entrega de EPI pelo almoxarifado

No processo de entrega do EPI pelo almoxarifado é esperado uma entrega ágil e assertiva nos locais de trabalho ou nas frentes de serviços para cada colaborador. É fundamental que seja reduzido o tempo de fila, a falta do EPI no almoxarifado e mantenha uma reposição adequada do estoque do EPI para que nunca falte nos locais de trabalho.

O almoxarifado tem que usar uma tecnologia que permita a entrega e o registro do EPI para o colaborador de uma forma online e offline. O almoxarifado deve usar aplicativos que agilizam e registram para cada colaborador o tipo de EPI, o motivo da entrega ou troca, a devolução, situação do EPI, o número do Certificado de Aprovação (CA), tamanho, cor e coletam a assinatura eletrônica na data e horário correto.

A entrega do EPI pelo aplicativo também permite que almoxarifado colete todas as informações da ficha do EPI de uma forma automatizada, economize tempo dos colaboradores e reduz a falta de informações na ficha do EPI. A tecnologia voltada para o controle da segurança e saúde do trabalho reduz também a necessidade de correr atrás de assinaturas e extraviar fichas dos colaboradores.

Usar a biometria do colaborador para agilizar o controle de entrega, troca ou devoluções do EPI’s é um alternativa tecnológica que o almoxarifado pode implantar para ganhar mais tempo ainda e inclusive aumentar a mobilidade para qualquer frente de serviço. É uma tecnologia extremamente confiável que permite a autenticação e identificação correta do colaborador.

Usar processos mais ágeis e assertivos no almoxarifado promovem o controle e a gestão de estoques de EPI’s. O controle dos estoques de EPI’s garante uma maior disponibilidade para os colaboradores e, consequentemente, reduz a falta de EPI’s.

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