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cultura organizacional

A importância estratégica do RH já está mais do que comprovada e experiência nas mais diferente organizações. A garantia de boas práticas e de um gestão coesa e moderna são pontos essenciais para um crescimento saudável e competitivo de qualquer empresa, por isso é importante inserir a cultura organizacional.

Existe algumas atividades naturalmente ligadas a essa equipe e que geralmente são as primeiras a vir a cabeça quando pensamos em RH, entre as principais estão a seleção e contratação de novos profissionais, acompanhamento de desempenho dos colaboradores, repasse de benefícios e encerramento do ciclo do funcionário na empresa.

No entanto, a real atuação dos profissionais dessa área está mudando e ganhando novas facetas, principalmente em relação ao seu caráter cada vez mais estratégico dentro da empresa. Nesse sentido, se observa cada vez mais uma valorização das equipes e funcionários em paralelo a um foco anterior muito mais voltado para a satisfação dos clientes.

Assim , o papel no desenvolvimento organizacional de todas essas partes faz parte dessa nova fase do RH, com prática mais humanizadas e principalmente mais inovadoras em relação a abordagem diante do time produtivo da empresa como um todo. E, dessa forma, o setor de recursos humanos passa a ocupar um papel importante na gestão de pessoas e na estratégia da empresa.

A relação entre os recursos humanos e a estratégia da cultura organizacional

O planejamento estratégico de uma empresa consiste em uma importante ferramenta para seu crescimento e desenvolvimento. É no planejamento que estão definidas as oportunidades, desafios e obstáculos da organização, bem como seus objetivos estratégicos e quais serão os meios para atingi-los.

Porém, de nada adianta um planejamento estratégico bem elaborado se ele não é comunicado e repassado para o principal executor das metas: os funcionários. É nesse cenário que entra em cena o setor de recursos humanos, essencial como um motivador, agregador e facilitador para o trabalho da equipe.

Trabalhando estrategicamente, o profissional de RH consegue atuar de forma que as pessoas corretas, dentro da sua atuação, possam gerar resultados positivos, contribuindo para o desenvolvimento organizacional esperado.

Além disso, como braço direito da direção, o RH se torna essencial na promoção da gestão de pessoas e no monitoramento dos perfis técnicos e comportamentais dos colaboradores. Uma gestão de pessoas eficiente é primordial para a captação, desenvolvimento e retenção de talentos, contribuindo para a criação de uma base adequada para que a companhia se desenvolva.

Mas o que é essa cultura organizacional?

A cultura organizacional define como seus colaboradores irão agir e interagir e, consequentemente, como podem contribuir para a concretização das metas estabelecidas na estratégia do negócio. Por isso, outro papel importante desse novo profissional de RH é o alinhamento entre a cultura e estratégia organizacional.

Na elaboração do planejamento da empresa é preciso pensar em ações e técnicas que estejam conectadas com a cultura e comportamento de seus funcionários. E, esse comportamento, deve ser baseado na visão, valores, normas, crenças e sistemas valorizados dentro da instituição.

Os recursos humanos como ferramenta de transformação da estratégia organizacional?

Está claro que os recursos humanos podem e devem contribuir de forma substancial para a construção da estratégia organizacional da empresa, tornando-a competitiva e sustentável a longo prazo e, para que isso aconteça, algumas ações e atividades podem auxiliar no processo:

Direcionamento das metas e estratégias

Para que os funcionários possam fazer parte do crescimento da empresa é preciso entender onde o negócio está e onde quer chegar, determinando os passos necessários para concretizar cada objetivo, com prazos e papel de cada profissional nessa estratégia.

Trabalho em conjunto com a comunicação interna

É importante que os funcionários estejam engajados e comprometidos em atingir as metas. Para facilitar o processo, as estratégias devem ser elaboradas junto com o setor de comunicação interna, esclarecendo o que deve ser feito e como deve ser executado, qual o prazo e como eles podem ajudar.

Realização de avaliações constantes

De nada adianta metas e planejamento se elas não são monitoradas e controladas com frequência. A avaliação requer métodos claros, como a criação de indicadores (KPIs), a maneira como as informações serão coletadas, o feedback, entre outros.

Esse passo é essencial para mostrar como a gestão de pessoas está contribuindo para o desenvolvimento organizacional.


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